quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

O ENDEMONINHADO GERASENO E OS PORCOS


O GERASENO, possesso do qual Jesus expulsou 2 mil porcos e os mandou pro mar nos territórios estrangeiros de Tiro e Fenicia (Mc 5,1-20)

Muitos historiadores afirmam que Jesus nunca foi nos territórios da Fenicia e vizinhos não galileus. No entanto o evangelho de Marcos monta e reconta cenas de idas e vindas para ilustrar que os cristãos após a ressurreição tinham que fazer isso e fazer essas viagens e se misturar com os estrangeiros.

No entanto, antes da pregação aos pagãos era preciso esclarecer as situações de “puro e impuro” (Mc. 3,6 e Lc.11,39 ) e é por isso que o mesmo evangelista coloca Jesus nessas cenas para desmontar essa ideia fixa da “pureza e impureza rituais”.

É também nesse ambiente que Jesus “purificou os territórios pagãos dos gerasenos”  com a montagem do “possesso geraseno”  quando “expulsou” 2 mil porcos de um possesso (Mc. 5,1-2).

Como Jesus tinha antecipadamente purificado as terras dos gentios (não apenas as pessoas endemoninhadas individualmente (Mc.5,10) do poder demoníaco, então prolepticamente declarava puros todos os alimentos (Mc.7,19). Marcos salientou aqui: não há razão ritual ou bíblica para contestar a missão aos gentios” (M.Eugene Boring, Introdução ao Novo Testamento, 956)

Nenhum comentário: