sábado, 8 de fevereiro de 2020

"TER FÉ NÃO SIGNIFICA ESTAR LIVRE DE MOMENTOS DIFÍCEIS"


TER FÉ NÃO SIGNIFICA ESTAR LIVRE DE MOMENTOS DIFÍCEIS disse o Papa Francisco, mas é ter a força para  enfrenta-los, sabendo que não estamos sozinhos.

Muitas pessoas ficam desiludidas por enfrentar dificuldades que parecem estar acima de suas forças. E é realmente difícil manter enquanto o coração padece. 

Talvez a fé precise ser ressignificada. Precisamos entender que ela é, antes de tudo, uma luz que nos guia e nos faz persistir quando tudo parece ter dado errado. É um refúgio que não representa fuga mas sim o encontro de um abrigo que ofereça um pouco de segurança para nosso coração em apuros.

Sob esse ponto de vista é possível que a fé possa ser restaurada, reaprendida, recapitulada. E traga mais esperança, ao invés de desconsolo. A fé ó que nos agiganta, encoraja e levanta. 

É a fé que nos impulsiona para que nos tornemos do tamanho dos nossos sonhos, e que nos faz ficar firmes diante das tempestades que caem sobre nós. 

Tome nota: QUANTAS VEZES PENSAMOS SER O FIM, MAS DEUS NOS MOSTRA QUE É APENAS UM NOVO COMEÇO.

O menino que queria virar celular

Uma noite estava corrigindo as provas dos meus alunos e aconteceu algo que fez com que eu começasse a chorar. Meu marido estava sentado perto de mim, e jogava o seu celular.

De repente os meus olhos se encheram de lágrimas. “Por que você está chorando?” perguntou meu marido. Ontem eu pedi para os meus alunos fazerem um texto com o título “O meu desejo”, respondi. 

–“E o que te fez chorar?” disse ele, sempre com um olho na tela do celular. – “O último texto me comoveu tanto que me fez chorar”. – “ O que te fez chorar?” – “Escute”, respondi enxugando os olhos: “Os meus pais amam muito os próprios celulares; sempre ocupados com eles que muitas vezes esquecem de mim; quando meu pai volta para casa, cansado do trabalho, encontra tempo para estar na frente do seu telefone mas não comigo. 

Quando os meus pais estão fazendo algo importante e o telefone toca respondem imediatamente mas nunca me respondem nem mesmo quando estou chorando. Brincam com os seus celulares mas não comigo. Quando eu digo a eles algo muito importante não me escutam nunca, e então o meu desejo é aquele de me transformar em um celular”.

Agora era o meu marido que enxugava as lágrimas. –“Quem escreveu?, perguntou eu voz baixa” – Olhei para ele e respondi, Nosso filho”.

Para pensar:
“ Um Eu imaturo dá as costas para quem o decepciona, um Eu inteligente procura compreendê-lo; Um Eu imaturo se enraivece diante das críticas, um Eu inteligente as agradece, e se possível, as utiliza para crescer; Um Eu imaturo não abre mão das suas convicções, um Eu inteligente é  um caçador de novas ideias” (Augusto Cury).

“Há casais que se tornaram máquinas de trabalhar, sepultaram o que jamais imaginariam o que enterrariam, o romance” (Augusto Cury)
        NOTICIÁRIO:

1)- Encerra hoje a ASSEMBLEIA PAROQUIAL DE PASTORAL que iniciou ontem às 07.30 da manhã, com a representação de todos os Colegiados das Comunidades, das Pastorais e Movimentos da Paróquia, zona urbana e zona rural. O local : no Auditório do RINCÃO BOA NOVA.

2)- Assembleia diocesana Catequética: realiza-se nos dia 14 a 16 na paróquia de São Benedito do Rio Preto, com a participação de Catequistas de todas as Paróquia da Diocese.

3)- Festa da Inscrição para a Catequese: no próximo Sábado dia 15 em todas as Comunidades da Paróquia de N.S. das Dores. Durante todo o dia as portas das igrejas e Centros de Catequese dos Bairros e da Comunidade central do Sag.Coração de Jesus estarão abertas para receber as inscrições para o Ano 2020.

4)- Reunião do Clero acontecerá nos dias 11 e 12 na paróquia de Buriti de Inácia Vaz

5)- Nos dias 22 iniciarão vários Retiros de Carnaval: RCC, Pastoral Juvenil e Shalon. Só uma observação de um renomeado teólogo  a este respeito, para reflexão: “O Paulo que lutou tão resolutamente pela justificação pela fé não queria dar credibilidade a uma espiritualidade tipo “nós” e “eles” igualmente divisionista” (A Teologia do Apóstolo Paulo, pag.561). A boa novidade é que terá o encerramento do retiro com a santa missa celebrada pelo senhor bispo na terça feira de carnaval às 18.00h com todos os grupos no Rincão Boa Nova.

6) – Domingo passado a Paróquia de N.S das Dores participou na solene consagração perpétua da Ir.Tássia no Instituto das Missionárias da Boa Nova. Parabéns.



Quem foi o primeiro a medir a distância da Terra à Lua?
Foi Hiparco, em 150 a.C. Hiparco, baseado na medida dos ângulos de um eclipse lunar. Ele  foi o inventor da Trigonometria, e se baseou nessa teoria, conferindo a duração do eclipse e os ângulos do mesmo. 

Encontrou a distância de 410.000 quilômetros, só mais 26 mil do que agora recentemente foi encontrado que é de 384.000, correspondendo apena a 6,8% de erro. 

Hoje em dia essa distância é medida pelo tempo levado pela luz viajando entre aparelhos montados na Terra e refletores colocados na Lua pelas primeiras expedições espaciais russas não tripuladas, em 1964, há 56 anos.

O Filósofo e a família
“Há pessoas que falam muito, mas esquecem que o que mais estilhaça a comunidade familiar é a ausência de emprego, é a não consecução dos objetivos da escola pública, é a incapacidade por causa de incompetência, é o desvio e precariedade dos serviços de saúde, que fazem com que haja uma perda imensa nas famílias em relação ao bem estar de suas crianças e adultos.

Em suma, todas as vezes que se retiram direitos sociais ou se tornam escassas as condições de vida, aí, sim, a família se torna ameaçada, não apenas o que se discute em relação a valores sociais de convivência.

É absolutamente imoral que pessoas não tenham condições materiais essenciais. Isso, sim, é absolutamente pecaminoso” (Mário Sérgio Cortella, filósofo).


Nenhum comentário: