sábado, 21 de março de 2020

OS 40 ANOS NO DESERTO E OS 40 DIAS DE JESUS


Dentro do contexto do Novo Testamento esta é uma afirmação que caracteriza a descrição da vida e história de Jesus como a continuação dos 40 anos do povo de Israel depois da passagem do mar vermelho.

E tem outros paralelos: Jesus saiu das águas do rio Jordão após o batismo e foi para o deserto; os judeus saíram do mar vermelho e foram para o deserto. Por cauda do faraó foram mortos os primogênitos do Egito; a “matança dos inocentes” descreve a figura de Herodes com os mesmos traços do Faraó opressor.

Ou seja, assim  como no Egito tinha  o faraó que decretou a morte dos primogênitos, neste novo país de opressão que era a Palestina tinha outro opressor que era Herodes.

Esta descrição vem logo antes quando em Marcos se diz que depois do batismo de Jesus ele se dirigiu para o deserto onde permaneceu por 40 dias e 40 noites, e “passou fome”: A grande alusão aos 40 anos do antigo povo durante 40 anos no deserto, onde o povo passou fome e sede. 

Aliás, os 40 dias que Jesus “passou” no deserto ainda mais representam o tempo da sua vida pública, em paralelo aos mesmos “quarenta anos” que Israel passou no deserto. 

E assim toda a obra de Jesus se apresenta como “êxodo libertador” até chegar, como primeiro, à “terra prometida” muito melhor e mais fielmente que o antigo Moisés.

Daí as outras afirmações todas pertinentes em alusões ao Antigo Testamento: “desde o Egito chamei o meu filho” (Mt.2,15), referente tanto ao povo judeu como a Jesus. Muitos outros pormenores dos evangelhos se inspiram nas categorias do Êxodo. 

Na Palestina não havia mar, só lago, mas eles chamam-lhe mar em referência ao mar vermelho (o lago de Genesaré), que Israel atravessou para sair da escravidão e encaminhar-se para a terra prometida.

E nos três evangelhos, a terra de escravidão é o país judeu, isto é, a ideologia do judaísmo e as suas instituições. A “terra prometida” está na pessoa e a vida de Jesus, o novo Moisés que é urgente aceitar.

Especialistas anotam outras citações que são alusões a textos do Antigo Testamento relativos ao êxodo do Egito: “tomando o cego pela mão levou-o para fora”(Mc.8,23).  E em Mc.1,43:” Jesus curou o leproso e mandou-o logo “sair”, i. é, “sair das categorias religiosas judaicas que o mantinham marginalizado. 

E também em Jo,2,14 no episódio da expulsão das ovelhas do templo.
Famosa também é alusão à figura do “cordeiro” de Deus em que no evangelho de João se faz o paralelismo do texto de Êx. 12,46 em que não se devia quebrar nenhum osso. Também a Jesus na Cruz não deviam quebrar nenhum osso: “nenhum osso lhe será quebrado” (Jo.19,36).

E por fim temos o paralelismo do maná, alimento dos israelitas durante a travessia do deserto, que foi chamado “pão do céu”. Jesus opõe o outro pão céu que é ele próprio (Jo,6, 57) como alimento para o novo êxodo que agora terá melhor êxito.

É maravilhosa a transposição que os evangelistas fazem dos elementos do antigo êxodo, que é para dizer que é preciso sair dos princípios da sociedade injusta judaica e aceitar a pregação de Jesus, o novo Moisés do Novo Testamento.

Nenhum comentário: