sábado, 28 de março de 2020

EM TEMPOS DE CORONAVIRUS, A PREGUIÇA, O GAROTO E OS HORMÔNIOS – O ENTENDIMENTO DA RELIGIÃO E A DEPRESSÃO


Uma vez um garoto chegava da escola muito feliz. O pai lhe perguntou, por quê hoje vem tão feliz, filho? Ah, pai, hoje o professor me explicou porque é que eu sou preguiçoso. É porque na minha idade os hormônios crescem mais do que eu, e  do que minha vontade...O pai o abraçou.

O Papa Francisco aquietou o povo cristão com uma declaração histórica: O perdão geral. Em tempo de coronavirus e quarentena o povo fica ciente que o coronavirus é maior do que nós. E falou de um perdão bem vindo. 

Sabe, antigamente nos Judeus havia uma Moral chamada casuística, que estudava e esmiuçava até os mínimos detalhes os pecados. Essa herança passou para a Teologia e para a nossa Moral e até tinha também um departamento chamado justamente “Casuística”.

Era uma maneira de medir por centímetros e até por milímetros os graus de falhas, os graus de malícia das ações humanas. Até que ponto Deus podia excluir do seu amor os que não se adequavam ao interminável conjunto de normas estabelecidas pela lei da pureza legal. 

Para manter-se grato aos olhos de Deus o judeu e o cristão via-se obrigado à vigilância e ao esforço contínuos para evitar a impureza e as práticas incessantes do ritos purificatórios e de confissões. 

Ora na impossibilidade prática de conseguir todas essas exigências, as pessoas caíam em depressões perigosas e com sentimentos de culpa perante Deus. Na verdade ainda hoje para muitas pessoas é difícil distinguir o que é culpa, e sentimento de culpa

Sentimento de culpa é se sentir culpado por uma coisa que não é pecado.

Exemplo, alguém imagina que Deus é muito mau e policia e castiga, vê uma criança fazer alguma coisa de que não gosta e imediatamente diz à criança que Deus vai castigar, pois ficou muito zangado. 

A criança fica com muito medo de Deus. E cresce com esse medo. Qualquer coisa que faça fica tremendo: será bem, será mau? Deus vai me castigar? Deus ficou zangado? E esse medo gera insegurança e depressão. E tira a alegria de viver. Sempre aquela ideia :  Deus  fica zangado, e vai me castigar?

Aí gera outro pensamento: Deus não gosta de mim porque é um polícia. Só está me observando para me castigar. É o pior que pode acontecer na vida de uma pessoa. Tirar a alegria de viver.

Pelo contrário, como é diferente a criança quando errou, os pais a abraçando e beijando dizendo, filho, filha, não foi nada, você é tão legal, você está crescendo, você se esforçou, você vai vencer. 

A criança ganha alegria de viver. E com a alegria dos pais ganha a confiança com Deus. Deus é bom, botou os meus pais para me perdoarem. Se eles me amam Deus também me ama.

Foi isso que fez o Papa, declarando que Deus é amigo e o abraço de todas as horas. 

Um conselho, meu amigo, minha amiga: neste tempo de coronavirus aprenda a administrar a sua felicidade, a lidar com você. Você só depende de você para ser feliz. Se ame e se perdoe porque Deus também te ama e te perdoa. Ele é o abraço.

Pouco importa que você esteja em casa ou na rua, pouco importa inclusive que você esteja na academia ou no mercado, se você serve o Verbo de Deus você se encontra no Santuário” (Orígenes, séc.III).

Nenhum comentário: