sábado, 14 de março de 2020

Qual foi o primeiro rei monoteísta do mundo?


Foi Akhenaton, 1.350  a.C. , que acabou com os dois mil deuses que tinha. Porém, uma peste matou 40 por cento da população, e os seus concidadãos descontentes com o caso atribuíram como castigo dos deuses que ele tinha abandonado.

Os Judeus tiveram, em épocas antigas também vários deuses, como está provado pelos historiadores bíblicos. Porém, pelo ano 700 a.C. uma primeira derrota acabou com a metade do povo. 

A outra metade atribuiu como também como castigo de Javé, com o qual tinham misturado outros deuses. Mas logo logo a outra parte (Judá) também foi aniquilada e levada para Babilônia (560 a.C.). 

Aí também se culparam porque eles mesmos também tinham deuses escondidos, inclusive e deusa Astarte ao lado de Javé.

Então os Judeus apanharam tanto que decidiram só por um deus. Reis antigos houve que fizeram uma aliança de poderes e chegaram a incluir tudo numa única divindade para melhor dominarem o mundo e  com isso se considerarem os senhores do mundo. 

Porém, os judeus não puderam dar-se a esse luxo, e paralelamente culminaram também numa única divindade (Javé) mas levando todo o seu poder para o futuro, onde iriam eles também dominar o mundo. Daí a expressão: “naquele dia”. Porque agora não nos é possível mas no futuro.

Bem, nós sabemos que todas as religiões antigas tinha um deus supremo. E abaixo tinham deuses menores. Nos Judeus também era assim, inclusive o que hoje chamamos Anjos pertenciam a essa classe dos deuses menores, que eram os encarregados de obedecer aos outros. 

Lição moral: A religião, como uma característica da humanidade não anda isolada do movimento do mundo. Ela nasceu e evoluiu dentro dos parâmetros e urgências e necessidades históricas. 

Os judeus não eram os únicos escolhidos do mundo, e nem nós também.  Eu já disse aqui uma vez que o Islão chegou à religião de um só deus pelas armas. E os judeus chegaram pelas necessidades e sofrências históricas.

O hinduísmo oriental também é religião de um só deus. O deus supremo se apresenta com três variantes como Vishnu, Shiva e Brahma. Veja a semelhança com a nossa Trindade. E, segundo a crença, Vishnu apareceu na Terra de várias formas. Veja a semelhança com e encarnação.

Nenhum comentário: