segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Filtro para a leitura da Bíblia e interpretações fajutas.


 

O óleo dos carros é muito bom e muito perfeito mas antes de entrar no motor tem um filtro. O nosso café tem um filtro. Após o liquidificador, a sua fruta tem um filtro. Na leitura da Bíblia devemos também usar um filtro. No filtro não passa tudo, também na Bíblia não pode passar tudo à letra. Por exemplo quando se perdia uma guerra o povo pensava que era um castigo de Deus. A doença, a lepra, a cegueira, a paralisia também eram considerados como castigos de Deus. Diz-nos o teólogo Pierre Grelot: “Atualmente conhecemos textos mesopotâmicos sobre a criação, o jardim do Éden, o dilúvio, e sabemos que os autores da Bíblia se inspiraram neles para expor sua própria visão das coisas e do mundo. Desse modo, podemos entender melhor sua mensagem”(Cit.por Gilles Brolet “Compreender o A.T. p.33). Os mesmos textos inspiraram os primeiros Onze capítulos da Biblia onde o escritor colocou Deus feito oleiro formando o homem com o barro e todo o seguimento até à torre de Babel.  Aí tem a semelhança com as histórias dos  povos vizinhos  como os Persas e Sumérios, onde o mesmo homem era amassado não com água, e sim com  o sangue de um deus caído do céu, Marduk. Em consequência a Igreja e a Comissão Bíblica já comentaram essa forma de história como uma metáfora, ou tipo lenda mítica para imaginar como seria se fosse. Noutro Blog já falei a respeito, e como a história do começo do mundo vem de 15 bilhões de anos,(Big-Bang), e a história do nosso sistema solar vem de 5 bilhões de anos atrás. Aqui é para marcar um lugar importante e por demais claro para usarmos um filtro na Bíblia. Uma Encíclica de Pio XII em 1943 já dizia: “ A regra suprema para uma interpretação correta  dos textos da Bíblia consiste em encontrar e definir o que o autor queria dizer, e estar atento aos gêneros de discurso e de escrita que ele utiliza.” (Div.Aflante Spiritu, 1943).

Outros exemplos: “Falai ao coração de Jerusalém e dizei em alta voz que sua servidão e a expiação  de suas culpas foi cumprida; ela recebeu das mãos  do Senhor o dobro por todos os seus pecados”(Is.40,2). Pouco antes tinha falado: “É a vingança que vem” (Ia.35,4). As afirmações são sobre o que os antigos pensavam que Deus era “vingador” e que mandava “castigo para o povo”. Será que o cativeiro de uma nação vencida na guerra era castigo, de Deus? É vingança de Deus? Será que Deus tem vingança? Vemos aí a necessidade do filtro de hoje para não “engolir” aquelas ideias e teologias e para não atribuir a Deus os sentimentos que há em nós.

Noutro Blog referimos que os primeiros humanos "fizeram  Deus à nossa imagem e semelhança". E também os Judeus na Bíblia embora tenham dito que “Deus fez o homem à “sua imagem e semelhança no entanto, eles é que fizeram  Deus também “à nossa imagem e semelhança”. (www.paroquiadechapadinha.blogspot,com.br 04/12/22).

 Outro grande exemplo estaria no próprio São Paulo, sobre a circuncisão. Ele entendeu que a circuncisão, apesar do ser o ícone da fé de Moisés, já tinha passado de prazo com a vinda de Jesus. E Paulo colocava os judeus diante do dilema: ou Moisés, ou Jesus Cristo. Ou você continua com Moisés e a circuncisão, ou com Jesus Cristo sem a circuncisão.

Outras atitudes em que é preciso usar filtro: quando nos evangelhos se fala de “mulheres encurvadas” e “homens de mãos secas”, como metáforas que indicam que a Sinagoga é que encurvava as pessoas; e secava as vidas representadas pelas “mãos secas”. (www.paroquiadechapadinha.blogspot.com.br 26/3/23). E ainda quando nas Cartas de João se fala em “anticristos” que já chegaram (1Jo.2,22), que é uma metáfora da época contra uma parte da comunidade que eles consideravam como “seita”. A maneira de dizer “anticristo” era igual a maneira de dizer “hereje”. Era portanto uma briga da época, igual a briga das igrejas evangélicas quando se separaram da Igreja de Roma no séc.XVI e que se chamavam umas às outras de “hereges”. (Cf. Jhon Bright, O evangelho de João). Do mesmo modo outro filtro como quando se fala sobre que o trabalhador deve ele mesmo se considerar como “servo inútil” quando fizer o seu trabalho, também usando as categorias sociais da época.(www.paroquiadechapadinha.blogspot.com.br. 16/4/23).

Conclusão. Seria muito desumano tomar por exemplo à letra o tal dito atribuído a Jesus quando se diz “somos servos inúteis,”(Lc.10,17), sem usar o “filtro” sobre a época em que essa sentença foi usada pelos editores do evangelho de Lucas. Quem é a pessoa mais útil no mundo senão o trabalhador? Toda a cozinha tem filtros em casa para nosso café, assim a cozinha da Bíblia deve ter seus filtros para não brincar com interpretações fajutas como essa de “considerem-se servos inúteis quando fizerem seus trabalhos.”

P.Casimiro João    smbn

www.paroquiadechapadinha.blogspot.com.br

Nenhum comentário: