O
óleo dos carros é muito bom e muito perfeito mas antes de entrar no motor tem
um filtro. O nosso café tem um filtro. Após o liquidificador, a sua fruta tem
um filtro. Na leitura da Bíblia devemos também usar um filtro. No filtro não
passa tudo, também na Bíblia não pode passar tudo à letra. Por exemplo quando
se perdia uma guerra o povo pensava que era um castigo de Deus. A doença, a
lepra, a cegueira, a paralisia também eram considerados como castigos de Deus.
Diz-nos o teólogo Pierre Grelot: “Atualmente conhecemos textos mesopotâmicos
sobre a criação, o jardim do Éden, o dilúvio, e sabemos que os autores da
Bíblia se inspiraram neles para expor sua própria visão das coisas e do mundo.
Desse modo, podemos entender melhor sua mensagem”(Cit.por Gilles Brolet
“Compreender o A.T. p.33). Os mesmos textos inspiraram os primeiros Onze
capítulos da Biblia onde o escritor colocou Deus feito oleiro formando o homem
com o barro e todo o seguimento até à torre de Babel. Aí tem a semelhança com as histórias dos povos vizinhos como os Persas e Sumérios, onde o mesmo homem
era amassado não com água, e sim com o
sangue de um deus caído do céu, Marduk. Em consequência a Igreja e a Comissão
Bíblica já comentaram essa forma de história como uma metáfora, ou tipo
lenda mítica para imaginar como seria se fosse. Noutro Blog já falei a
respeito, e como a história do começo do mundo vem de 15 bilhões de anos,(Big-Bang),
e a história do nosso sistema solar vem de 5 bilhões de anos atrás. Aqui é para
marcar um lugar importante e por demais claro para usarmos um filtro na Bíblia.
Uma Encíclica de Pio XII em 1943 já dizia: “ A regra suprema para uma
interpretação correta dos textos da
Bíblia consiste em encontrar e definir o que o autor queria dizer, e estar
atento aos gêneros de discurso e de escrita que ele utiliza.” (Div.Aflante
Spiritu, 1943).
Outros
exemplos: “Falai ao coração de Jerusalém
e dizei em alta voz que sua servidão e a expiação de suas culpas foi cumprida; ela recebeu das
mãos do Senhor o dobro por todos os
seus pecados”(Is.40,2). Pouco antes tinha falado: “É a vingança que vem” (Ia.35,4). As
afirmações são sobre o que os antigos pensavam que Deus era “vingador” e que
mandava “castigo para o povo”. Será que o cativeiro de uma nação vencida na
guerra era castigo, de Deus? É vingança de Deus? Será que Deus tem vingança? Vemos
aí a necessidade do filtro de hoje para não “engolir” aquelas ideias e teologias
e para não atribuir a Deus os sentimentos que há em nós.
Noutro
Blog referimos que os primeiros humanos "fizeram Deus à nossa imagem e semelhança". E também os
Judeus na Bíblia embora tenham dito que “Deus fez o homem à “sua imagem e
semelhança” no entanto, eles é que fizeram
Deus também “à nossa imagem e semelhança”. (www.paroquiadechapadinha.blogspot,com.br 04/12/22).
Outro grande exemplo estaria no próprio São
Paulo, sobre a circuncisão. Ele entendeu que a circuncisão, apesar do
ser o ícone da fé de Moisés, já tinha passado de prazo com a vinda de Jesus. E
Paulo colocava os judeus diante do dilema: ou Moisés, ou Jesus Cristo. Ou você
continua com Moisés e a circuncisão, ou com Jesus Cristo sem a circuncisão.
Outras
atitudes em que é preciso usar filtro: quando nos evangelhos se fala de
“mulheres encurvadas” e “homens de mãos secas”, como metáforas que indicam que
a Sinagoga é que encurvava as pessoas; e secava as vidas representadas pelas
“mãos secas”. (www.paroquiadechapadinha.blogspot.com.br 26/3/23). E ainda quando nas Cartas de João se fala em “anticristos”
que já chegaram (1Jo.2,22), que é uma metáfora da época contra uma parte da
comunidade que eles consideravam como “seita”. A maneira de dizer “anticristo”
era igual a maneira de dizer “hereje”. Era portanto uma briga da época, igual a
briga das igrejas evangélicas quando se separaram da Igreja de Roma no séc.XVI
e que se chamavam umas às outras de “hereges”. (Cf. Jhon Bright, O evangelho de
João). Do mesmo modo outro filtro como quando se fala sobre que o trabalhador
deve ele mesmo se considerar como “servo inútil” quando fizer o seu trabalho,
também usando as categorias sociais da época.(www.paroquiadechapadinha.blogspot.com.br. 16/4/23).
Conclusão. Seria muito desumano tomar por exemplo
à letra o tal dito atribuído a Jesus quando se diz “somos servos
inúteis,”(Lc.10,17), sem usar o “filtro” sobre a época em que essa sentença foi
usada pelos editores do evangelho de Lucas. Quem é a pessoa mais útil no mundo
senão o trabalhador? Toda a cozinha tem filtros em casa para nosso café, assim
a cozinha da Bíblia deve ter seus filtros para não brincar com interpretações
fajutas como essa de “considerem-se servos inúteis quando fizerem seus
trabalhos.”
P.Casimiro
João smbn
www.paroquiadechapadinha.blogspot.com.br
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