domingo, 10 de julho de 2011

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - 10/07/2011 - PARÁBOLA DA SEMENTE

MARIA, GENEROSA COLHEITA DE DEUS NA ROÇA HUMANA
 A parábola da semente tem uma linguagem tão simples, compreensível e eloquente que explicá-la é empobrecê-la, manipular nossa resposta ou infantilizar sua aplicação à nossa vida. Que espécie de semente somos? Que espécie de terra ou destinatário queremos ser? Que espécie de semeador somos?
Jesus mostra uma enorme nobreza
 respeitando a liberdade e a capacidade de cada um. Cada coração tem       
seu jeito de acolher a força da Palavra.
Jesus quer chamar a atenção sobre nossas diferentes maneiras de receber
a Palavra de Deus.
- Há quem se feche na sua dureza e auto-suficiência. Bem instalados em
velhas ideias, em gostosos costumes, em rotinas e comportamentos tradicionais
 são chão duro onde a semente não consegue penetrar. Como impermeável
onde a água desliza e não entra. Como plugem de pato que apenas molha, mas
não encharca. Como quem abre guarda-chuva para chuva não o atingir.- Outros
andam distraídos  habitados por atitudes muitosuperficiais e inconstantes. Brinca-
lhões irresponsáveis sem medir as consequências do que pensam e fazem. Por
 vezes, parecem dispostos, mas, depressa, tudo acaba. Não têm direção certa. Andam ao sabor dos ventos de ocasião. Difícil perseverar. Roças arenosas, campos com pequenas camadas de terra onde as raízes não conseguem penetrar em profundidade.A tenra planta, de manhã viceja, mas, àtarde,murcha. Agora se proje-
tam novo modo de viver, mas, de repente, tudo volta à bruta realidade.
- Outros são como terra com muita malícia, grama ou junça que tudo cobrem e asfixiam. Nada vinga em corações habitados por fortes paixões ou graves interesses mesquinhos.
-Precisamos de corações disponíveis onde a semente da Palavra ganha profundidade.e tem condições de crescer e produzir. Os apóstolos e os santos receberam a Palavra, viveram a Palavra, espalharam a Palavra e, alguns, até a regaram com seu sangue. Maria também foi coração disponível, não foi carreiro batido e pisado. Nem terreno arenoso de entusiasmos fáceis, mas pouco duradouros, como bolas de sabão ou gotas de orvalho ao sol. Maria foi coração generoso, terra fértil com a graça divina. Maria, prodígio da graça e da sua própria disponibilidade. Santo Agostinho dizia:”o anjo traz a mensagem. A Virgem escuta, crê e concebe: fé no coração e Deus no seio”.      



ALGUNS OBSTÁCULOS DE HOJE À FIDELIADDE DA FAMÍLIA
 A nossa cultura de hoje apresenta muitos empecilhos à vocação da família. Voam, por aí, muitas razões contra a verdade do matrimônio. E, depois, não basta viver em família. É preciso viver a família, aceitando-a como Evangelho vivo a oferecer ao mundo. Tudo que afasta ou tenta substituir Deus, degrada o ser humano, destrói a beleza com que Deus adornou a família e profana a sagrada dignidade da família que exige sério compromisso, alegre desempenho na fidelidade. Eis alguns desses empecilhos:
.1)- Materialismo. Somos constantemente empurrados para o “ter”.
 Esquecemos o “ser”. E pessoa não é armazém. É gente. Não deve
 viver para “ter”. É preciso “ser”. Ninguém vale pelo que tem, mas pelo que é. Ter prazer, ter poder, ter posição social, possuir... arrasta à ganância e ao consumismo. Até tem seitas religiosas com a teologia da prosperidade abominando a cruz de Cristo.
 2)- Hedonismo. Há crenças e doutrinas que investem tudo no prazer. O sofrimento e a dor são castigos. A obsessão pelo prazer cria egoísmo, gera individualismo... cada um só pensa em si, no seu bem estar.
Por isso, facilmente, namoro se transforma em prostituição, casamento em aventura contínua... O cônjuge, coisa descartável, pode ser substituído ou trocado.
3)-Relativismo. Pensa-se que não há valores universais. Cada um tem o direito de viver do seu jeito, segundo a sua verdade. Fazer o que lhe agradar. E, perdendo a referência a Deus, o ser humano vira escravo de si e das suas ilusões. Não é mais possível acreditar em alguém. Tudo se faz por mera experiência. Tudo se relativiza: até o gênero. O que vale é a novidade, o prazer, a satisfação...
4)- Secularismo. Pensa-se: Deus não interessa, religião está fora de moda... É moderno ser descrente. A família é mera utopia, invenção humana... E onde vai a pessoa ser educada? Onde se vai fundamentar o respeito a si e aos outros? Onde se vai aprender a dignidade humana?
5)- Niilismo. Só existe o que vemos. Nascemos por acaso e morremos sem esperança de nada. Nada existe de certo. Só a minha liberdade que consiste em fazer o que me apetece. É o caos. O absurdo
6)- Super-Mulher, Grande-Macho. Os meios de comunicação social exploram a vaidade humana. As academias de ginástica são hoje as catedrais de culto ao corpo. O homem deseja ser o macho dominador, o super-ser que tem o direito de tudo subjugar e, como voraz ave de rapina, andar voando de experiência em experiência, satisfazendo seus desejos carnais. A mulher busca a sua realização na beleza corporal, na atração, e na competitividade com o homem. Foge da família e da sua vocação maternal. Vale pelo que produz. Não há tempo para Deus nem para os outros ou para a família. Investe tudo no trabalho, pra produzir e ser reconhecida como alguém de valor. O idoso, a criança... que atrapalham este ideal são combatidos. E assim, como ficam as relações humanas e a sobrevivência da espécie?
7)- Falta de dignidade humana. Entre nós muita mulher, sem ideal sagrado, pretende uma relação qualquer, sobretudo, com um homem casado porque sabe que ele tem mais posses e lhe garante uma pensão para viver sem trabalhar, além de a realizar como mãe. O namoro precoce leva, com facilidade, à promiscuidade infantil e à insanidade moral que vai perverter toda a vida matrimonial, botar filhos na rua sem educação, puxar pessoas para



 
O QUE É E O QUE NÃO É POLÍTICA.

Política é uma arte. E das mais belas. É o jeito inteligente de procurar o bem comum. Não é a artimanha engenhosa de satisfazer interesses individuais.
Política é uma ciência: A ciência de organizar a sociedade para a felicidade de todos. Não é  maracotaia sabida, que propícia ao lucro exagerado de poucos.
Política é uma virtude. Uma das mais perfeitas maneiras da caridade em ação. Não é alimentar o vício da ganância  com o que é de todos.
Política é saber respeitar o bem comum. Não é primazia em tudo, privilegiando o patrimônio próprio à custa do prejuízo público.
Política é boa administração. Não é  aumentar as verbas pessoais com as verbas públicas.
Política é jeito sábio de fazer desenvolvimento público. Não é maneira sabida de esconder a verdade para roubar o mais que se pode.
Política é capacidade de trabalho para enaltecer o povo. Não é habilidade mentirosa para alguém satisfazer caprichos.
Política é sensibilidade social. O político é um apaixonado pelo progresso público. Não é distribuidor de dinheiro para permanecer no poleiro. Não é fazer como quem lança milho a galinhas.
Política é liderança. Faz e aceita colaboradores para promover desenvolvimento. Não é alienação nem manipulação das massas.
Política é o ideal das pessoas capacitadas para grandes realizações a favor dos mais necessitados. Não é o jeito alienador de tratar os marginalizados e de se aproveitar do silêncio dos mais pobres para ser corrupto.
Política é despertar o interesse adormecido do povo. É fazer um governo com participação. Não é aproveitar a ignorância popular para, no silêncio da corrupção, satisfazer sua ganância.
Política é colocar a serviço comunitário as boas qualidades exercitadas na vida privada.  Não é transferir para público estúpida teimosia e a falta de moral da vida particular.
Política não é capacidade que se ganhe de repente. Exige educação e treino antecipado. Quem não respeita a moral familiar como vai ser adepto da  moral social ?
Política é fraternidade, criatividade, inovação, realização a favor dos outros. Só saberá repetir a moral dos coronéis quem não tem vida social, reflexão em grupo ou esforço comunitário.
Política é tratar os outros, em sociedade, como trata sua família. Não é querer compensar-se publicamente da falta de família.
Política exige consciência social e apego a valores cristãos. Política não é empreitada, em fim de mandato, comprando novo mandato com o dinheiro público desviado.
Política pede honestidade. Exige confiança. Não é atividade própria de pessoas sem vergonha na cara  e sem amor no coração.
Política é trabalho. Não é palavreado. O que se faz fala mais alto que o que se diz.


 NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA
1 - Esta semana foram visitadas as comunidades de Matinho, Betânia, Poço de Pedra, Capinal e Poções dos Façanha
2- Começou sexta feira a novena de preparação para a festa de S. Camilo no Bairro do Areal.
3- Acabou de se colocar a lajota nas sacristias da capela de S. António e se está preparando o alicerce para fazer o muro de separação dos quintais vizinhos.
4- Chegaram entre nós: Pe. Tiago da diocese de Braga,
Norte de Portugal. Vem passar um mês de trabalho pastoral conosco.
 Este sacerdote, presentemente, estuda Teologia Pastoral em Roma.
E chegaram também Ir. Fernanda das Criaditas dos Pobres e o            
casal Manuel Carvalhais e Dª Mila, pais do Dr. Jorge Carvalhais.
5- Encheu-se de pedra os alicerces da futura igreja de S.Luzia e
começou-se a fazer as colunas.
6- O carro Ranger da equipe sacerdotal está prestes a sair da garagem, depois do grande conserto motivado pelo embate com um animal na estrada.
7- Vai-se começar a preparar as capelas de S.Teresinha e da Sagrada Família para terem o Santíssimo Sacramento.                                                                             
\
8- A Paróquia tem um terreno de 6 lotes reservado, entre o bairro da COAB e o Recanto dos Pássaros. Um lote é oferecido pela Sra. Cocota e outros cinco são comprados. Queremos ver se paga-  
mos esses lotes o mais rápido possível.                                                                        
9- A preparação para a festa da Padroeira, Nª Sª das Dores, vai começar-se a fazer
esta semana. Pintar a Matriz e comprar duas portas novas para o fundo do Templo
vai ser o primeiro trabalho. Esperamos também que a Câmara de Vereadores estude
e aprove um decreto que será apresentado pela Vereadora Márcia sobre a moralidade
 do ambiente durante os festejos.
    10-Estranho também que um grupo protestante tenha vindo fazer culto num quarto,
com enorme barulho, na frente da Matriz ao sábado à noite, durante a nossa celebração
 que ocorre há 33 anos. Também estranho que um carro de propaganda volante tenha andado a convidar católicos para um culto mirabolante e miraculoso de outro grupo
protestante. Assim como também andar outro grupo protestante a dar caramelos e             
a convidar crianças no Areal. Atrevimento anormal e desonestidade!
11-Hoje, domingo, a Pastoral Familiar está fazendo retiro no sitio do sr. Dr.Pedro. Correu também com proveito, no domingo passado, o retiro da equipe de liturgia.
12- Vamos começar os cursos de preparação para os ministérios da Palavra, Ministros da Comunhão, Leitores e Comentaristas das Celebrações. Também vai começar esta semana a escola de casais para agentes desta pastoral. E estamos pensando em convidar uma Paróquia de S. Luis para fazer encontros de jovens ligados ao ECC na nossa Paróquia.
                                      

Nenhum comentário: