sábado, 23 de julho de 2011

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - 24/07/2011 - O TESOURO, A REDE E OS PEIXES

 VIDAS BELAS QUE A MORTE NÃO FAZ ESQUECER.

Ainda me lembro bem! Já lá vão muitos anos, mas não posso esquecer! Era uma tarde quente, muito quente mesmo! Chegou perto de mim um jovem de bicicleta com aspecto de cansado, muito aflito, quase ofegante.Tentei ajudá-lo, segurando-lhe a bicicleta reduzida quase ao essencial. Logo ele desabafou: “senhor padre, eu venho do Outeiro. Meu pai é que é lá o dirigente da comunidade. Mas ele está muito mal, senhor! Foi mordido por uma cobra cascavel quando andava a capinar a roça e não tem melhoras. Ele quer confessar-se, senhor padre! Venha, senhor padre, venha junto de meu pai!” Conhecia bem o Antônio Ovídio. Homem de muita fé, começou uma comunidade lá no interior, fez uma capela do seu jeito e era assíduo às comunidades vizinhas. Sempre com a Bíblia na mão, ia aqui e acolá a propor a Palavra de Deus e a fundação de uma comunidade às famílias. Não esperei. Avisei que talvez não estivesse para a missa da tarde, amarrei a bicicleta ao Jeep William e corri o mais que o mau caminho me permitiu. Cheguei. Antônio Ovídio estava mesmo mal. Quase a morrer. Com dificuldade me saudou. Mas ainda deu para falarmos um bocadinho, receber a absolvição e dar-lhe a Sagrada Comunhão. Impressionante! Quando recebeu a hóstia dobrou-se sobre si mesmo e orou recolhido e já moribundo fez gesto para que viessem seus filhos perto dele. Vieram todos. E quando eu pensei que tudo aí ia acabar com um gesto de benção, Antônio, com um gesto, pediu a sua velha Bíblia que sempre o acompanhava e estava ali perto da travesseira, mostra-a aos filhos e diz baixinho em voz quase imperceptível que a esposa teve que repetir: “quero que esta Bíblia não caia no chão! Sei que vou partir. Deus me chama! Mas alguém de vocês deve continuar o serviço de espalhar a Palavra de Deus!”
Ouvi comovido o recado. Encostei-me ali a uma parede e as lágrimas teimosas banharam meus olhos! Esperei que alguém do grupo respondesse. Custou um pouco, mas, lá bem de trás do grupo, Francisco ( se não erro o mais velho!) falou, aproximando-se do pai moribundo: “papai, eu fico em seu lugar!” E agarrou a Bíblia das mãos do velho pai já sem forças. Antônio faleceu naquela tarde. O Chico Ovídio, como todos lhe chamavam, cumpriu a palavra. Converteu-se. Mudou completamente de vida. Foi dirigente da comunidade do Outeiro e, mais tarde, Dirigente Regional de todas as comunidades daquela banda da Paróquia. Foi um dirigente dedicado, amigo e entusiasta pela fé até morrer. Primeiro de bicicleta de pedal, depois de motoreta, percorria as comunidades evangelizando, preparando pessoas para o Matrimônio e muitos pais para batizar seus filhos.
Este é o Chico Ovídio que faleceu o ano passado, sendo Regional da Paróquia e vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Chapadinha. Vida que até a morte mostrou sua beleza!






















URGENTE LEVAR A SÉRIO A VIDA CRISTÃ
          O Evangelho é vitalidade,simplicidade, radicalidade. Deus não nos pede licença para ver a realidade pela janela da nossa análise. Não aprendeu matemática na nossa escola, nem precisou de se matricular nalgum curso de uma universidade local. Nós é que nos devemos aproximar d’Ele, entrar em comunhão com Ele, programar nossa vida por Ele. Seremos pessoas felizes na medida que realizarmos Seu projeto sobre nós. Por isso, não podemos deixar que muitas coisas interfiram entre nós e Ele. Bento XVI diz que o grande mal moderno é o ser humano arranjar alternativas a Deus, fabricar muitos deuses que nos escravizam e nos fazem perder o sentido do viver.
Cristo é prato forte e necessário. Não é aperitivo dispensável. Sua Palavra é remédio eficaz para nossa fragilidade, receitado pelo amor da mais fantástica manifestação do Amor divino na História. Não é “genérico” com reduzida eficácia. Não podemos prender Cristo ao passado, pensar que é coisa ultrapassada e inútil. Ele é também do futuro. Há de vir triunfante e Juiz de tudo. Foi, é e será. É a solução. Sem Ele, nada. Por isso, precisamos acordar e aceitar nossa fraqueza para sentir a beleza e grandeza da vida com fé n’Ele. Os judeus no exílio da Babilônia depositaram toda a confiança em Javé. Sentiram mesmo que só Javé lhes podia valer. “Nosso Deus não é mais um de entre muitos. É o Senhor dos céus!” Assim nós cristãos: temos que lhe dar nossa preferência absoluta, investir em Deus todas as nossas forças. Aderir à Sua proposta de Salvação, adorá-lO, isto é, dar-lhe o coração, entregar-Lhe tudo que somos e temos. Ele merece a prioridade em tudo. É nosso contemporâneo. É o Vivente que tem a chave da História e é fonte de Vida. É a razão de tudo.
Ser cristão não pode ser coisa “mais ou menos”, “de vez em quando”, “quando nos apetece”, “quando calha”. Não podemos dar a Deus migalhas ou pequenas gotas de nosso ser. Dar tudo ainda é pouco. E que pena que tanta coisa se perde!
A vida é uma caminhada. E a direção tem que ser Ele. A vida é um esforço. E a razão é Deus. Não podemos perder tempo longe d’Ele, nem desafinar com Sua Vontade, nem adiar a Verdade.
Trocar tudo por Ele é vantagem, é lucro, é o melhor dos negócios. É preciosidade que se não pode perder. Não somos cristãos, porque fizemos isto ou aquilo. Não é coisa do passado. É de agora. É preferi-lO a tudo.  É ser esperto e ver em Cristo vantagem total, valor imperdível, necessidade absoluta, realização plena, urgência constante, o melhor investimento, uma preciosidade fora de série... Perder Cristo é desgraça. Sim, não duvide! É desgraça e grande mesmo!


QUANDO O AMOR CHEIRA A INFIDELIDADE


Ninguém vive sem amor. Ele existe e mora para sempre no ser humano. Veio  para permanecer. É essencial. Já S. Paulo afirmava: “o amor jamais passará (ICor.13,8). Sem amor, o padre é funcionário religioso, o político é corrupto, o marido é machista, o comerciante é explorador, o professor é vendedor de lições, o médico é receituário, a esposa é prostituta às ordens, os namorados são caçadores de afetos... O amor é necessário, indispensável, insubstituível... O amor tudo enriquece, a tudo dá cor e sentido. A falta de amor tudo enfraquece e apodrece o viver.
Mas nós vivemos na geração do descartável. Cansamos com facilidade e queremos mudar de experiência. A roupa, o carro, a casa... depressa se tornam indesejáveis. Queremos melhor. Por isso, também descartamos amores, esquecemos promessas, trocamos compromissos... A vontade é fraca e o amor é maltratado. O casamento depressa começa a ter o sabor da infidelidade, a cheirar a divórcio, até porque a sociedade facilita a poluição do amor. E quem fere ou maltrata o amor não se sustenta por muito tempo. Logo o muda de domicílio e vai-o juntando em migalhas de sensações passageiras, em compensações de mentirosos desejos. Começa-se a  comercializar afetos.
Quando a vida conjugal cai na rotina, quando o amor não é alimentado, quando o entusiasmo envelhece e o encantamento desaparece... a desilusão povoa a vida e parte-se para aventuras. Perde-se a auto-estima, banaliza-se as brigas, multiplica-se os confrontos, cada um se fecha em seu egoísmo. A infidelidade precisa de tratamento terapêutico,  urgente e forte, senão nunca mais se restabelece o diálogo. “Te amarei na alegria e na tristeza, na saúde e na doença...”, disseram os esposos no dia do casamento. Mas tudo se esquece. O egoísmo é joio, capim selvagem, grama, malícia, junça... que tudo sufoca e mata. Se, nessa hora difícil, o amor de Deus habita nos corações dos atingidos, minimiza-se as mágoas, compreende-se as causas do acontecido que nunca são de um só e... cura-se feridas, recomeça-se vidas, perdoa-se infidelidades. A cicatriz ficará sempre, mas a dor ameniza-se. Deus é misericordioso, paciente, bondoso... Ai de nós, com nossos pecados, se não fosse assim!
Igual à infidelidade é a contínua desconfiança, a dúvida que inquieta, a pretensão que magoa. Quando se atira a dúvida feita certeza, quando se presume que o cônjuge tem o que se esconde e invade a própria consciência, quando se inventa ou se afirma, sem provas, a infidelidade... isso é grave doença mental que precisa também de urgente e forte tratamento terapêutico. E há tanto disso por aí! E essa tendência, às vezes, tem tradição familiar ou hereditária! Quem se habituou a pular a cerca pensa sempre que o seu cônjuge faz o mesmo. E quem só pretende capim verde que não se esqueça que já foi capim verde e agora, com essas maquinações, virou capim duro e intragável.

E  s  p  a  ç  o   i  n  f  o  r  m  a  t  i  v  o

                           

          1-Eu penso e acho que é incrível, nojento, enorme desaforo, pestilenta sem-vergonha, revoltante, escandaloso, provocante... causa indignação, dá frustração, denota irresponsabilidade, mostra falta de sensibilidade e desprezo pelos direitos humanos... gastar tanto dinheiro em festas e coisas supérfluas e abandonar necessidades prementes que matam gente, causam mal estar e impedem o desenvolvimento. Que alguém não educada para as urgências sociais e políticas públicas não saiba pensar... nada de admirar! Mas que haja uma Câmara de Vereadores, um Ministério Público, partidos políticos e Associações organizadas... tudo isto calados... eu não compreendo. No hospital há dias em que falta água, sangue, remédios de urgência, as ambulâncias precisam de pneus; as avenidas da cidade estão cheias de entulho e esburacadas; olhe-se os bairros da Corrente, Independência, Mutirão, Tigela, Bairro Novo... Olhem as estradas do interior e os transportes para lá; veja-se a insegurança e a falta de sossego noturno; olhem a sujeira e as lagoas de água pluvial que enchem as avenidas dos bairros da cidade, até no Centro... Hoje tive que mandar limpar a Rua do Comércio na frente da Casa Missionária...E diante do desinteresse de tudo isto... olhem as verbas gastas pela Prefeitura:
 Show do Dia das mães....R$ 200.000,00Show das férias.............. R$ 450.000,002-
2-Vamos começar, na próxima quarta feira, a dar mais tempo de atendimento para confissões na Matriz. Das 08.00H às 09.00H e das 16.00H às 17.30H. Faremos todo o esforço para que neste espaço haja alguém para atender de confissão as pessoas.
3- Está a decorrer com boa a participação a novena do festejo a Santana na Aldeia. A comunidade é pequena, mas as outras comunidades têm estado presentes.
[4- Continuamos a levantar um muro no terreno da capela de S. Antônio no bairro da Independência. É nosso propósito fazer lá duas salas e um pequeno salão. O mesmo vai acontecer no Bairro de Novo Castelo. Na Tigela está sendo muito preciso fazer o mesmo. Muitas necessidades e poucos recursos.
5- Na próxima semana vamos começar a pintar a Matriz e a substituir as duas portas laterais do fundo da Igreja.
6- Os padres Redentoristas de Mata Roma estão organizando uma peregrinação à Aparecida do Norte, passando pelo Santuário da Santíssima Trindade em Goiás, Bom Jesus da Lapa, Canção Nova, Cristo Redentor em Rio de Janeiro, Campos do Jordão. De 03 a 13 de Janeiro de 2012. Valor: R$1.500,00, podendo ser pago em 6 prestações de R$250.00 a partir de Agosto. Falar  com P. Edcarlos na Casa Paroquial de Mata Roma,. Tel.3475-1878. Inclui hospedagem, café, almoço e janta nos hotéis.
7- Terça feira chega entre nós o grupo Missionário João Paulo II. Vêm sete pessoas. E segunda feira parte para Portugal o casal Diácono Manuel e Mila. Agradecemos sua visita.
8– Ficou decidido que o grupo de preparação do Crisma se reúne as sextas- feiras as 20:00h.

HORTA DA PRATA  




                                                                                

É com prazer que registramos  avanços  como a melhor experiência de Horta que está acontecendo na Comunidade da PRATA. Roberto Cardoso nos mandou estas fotos que registram  a alta técnica que está desenvolvendo, como engenheiro agrônomo. Em 45 dias produz alface e outras hortaliças que espalha pelos mercados e fruteiras. Parabéns ao eng. Roberto e Alex da família Cardoso






Nenhum comentário: