domingo, 17 de julho de 2011

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - 17/07/2011


SÓ O AMOR SABE PERDOAR!

O nosso Deus é inesperado. Surpreendente! Sente diferente do ser humano. Pensa e age diferente. É totalmente diferente. Todo o agir humano é limitado. Deus é plenitude. O sentir humano é condicionado, opaco, restrito. Deus é profundidade, transcendência absoluta, extensão sem limites, compreensão total. O ser humano depressa cansa. A paciência divina é infinita, Sua misericórdia ilimitada, Seu amor eterno. A Bíblia nos ajuda a penetrar um pouquinho na imensa grandeza do mistério divino que nos envolve. Tão grande que dá valor ao insignificante, perdoa o ridículo atrevimento da infidelidade humana, acolhe o que vem a Ele esbagaçado pelo pecado. As pessoas importantes não costumam correr. Caminham devagar e com solenidade. Mas Jesus nos transmite que o Pai despreza toda a etiqueta, esquece sua importância, olha à distância e corre para abraçar o filho que vem cabisbaixo e esfarrapado. É um pai carente demais! Vai buscar a ovelha tresmalhada, procura, com esmero, a moeda perdida e alegra-se quando a acha. Acolhe com todo o amor o filho caçula e saliente. Faz festa por ele chegar. Integra-o na família. Lê no coração do filho o arrependimento e não faz mais exigências. Não censura, não ridiculariza o acontecido, não humilha o pecador. Não zanga, não protesta, não briga. Seu gesto é acolhimento, perdão e alegria. Deus é mais que pai. É amor. Puro amor. É mãe, irmão, amigo, noivo, namorado... onde houver amor, há um sinal de Deus. O pródigo da parábola não é o filho. É o pai que não consegue viver sem o filho muito amado.
Deus sabe de que barro somos feitos. Conhece nossa fraqueza. Sabe que não sabemos perdoar. Às vezes esquecemos, mas logo recordamos o que nos ofendeu. Somos como o cachorro que enterra o osso, mas logo o vai procurar. Só quem ama sabe perdoar, esquecer para sempre... O filho mais velho da parábola vive roído pela inveja. Esquece a festa diária, a felicidade... de conviver com o pai. É mesquinho. Calculista. Respira azedume. Acha que o irmão gozou. Por isso, inveja-o. Parece desejar ter feito como ele. Não está convertido. Se eu fosse o pai, tratá-lo-ia com severidade. Como que lamenta os pecados que não cometeu! É ridículo! Queixa-se da falta de carne para festejar com os amigos. Dá mais valor a estes que ao pai.

 
PRECISAMOS SER CATEQUIZADOS, NÃO DUVIDEM!

O chamado de Deus à vocação cristã nunca é um acontecimento isolado. É um processo. Tem um itinerário. É um chamado continuado. Exige, por isso, a permanente responsabilidade de nossa liberdade. Ninguém se realiza na generalidade. Não somos parte de um monte anônimo de gente. Cada indivíduo é uma pessoa. Tem consciência e vida próprias. E viver é ter relações com outros. É relacionar-se também com outras pessoas. Cristo é Pessoa. A vocação cristã é pessoal. Exige uma relação pessoal com Cristo. Esta relação ninguém a pode dispensar. Não se pode ser cristão só por educação familiar, por tradição, por força do ambiente. Isso é bom, mas não basta. É o princípio de um processo em que a pessoa tem que mergulhar, participar e decidir. O testemunho familiar é útil se nos prepara para esse encontro pessoal com Cristo. Será nefasto se se resume a uma transmissão de costumes que nos satisfaz e dispensa do autêntico encontro com Cristo. Quem crê por tradição, não crê em Deus. Crer porque seus pais assim o educaram não é crer em Deus. É crer nos pais, é crer naqueles que lhe falaram de Deus. Esse testemunho é útil, é necessário. Mas exige continuidade. É preciso seguir, conhecer, apaixonar-se, amar, adorar e anunciar a outros a alegre descoberta. A fé exige uma opção pessoal e consciente. Nossos pais ensinaram-nos a caminhar, mas hoje não caminham por nós, nem nós podemos caminhar com seus pés. Ensinaram-nos a falar, mas nós não usamos hoje a sua língua para falar. Para falar, tivemos que treinar a nossa língua.
Todos nós, cristãos, precisamos fazer uma caminhada de encontro, de amizade, de fé. Até para casar não basta um certo conhecimento ou até sentida inclinação. É preciso amor. Namorar é caminhar para o amor, é um processo de aproximação, de encantamento e de decisão.Assim acontece com a fé.
Paulo era judeu. Cumpria a lei e, com isso, pensava chegar a Deus, conquistar a justiça e alcançar a justificação. Vivia a tradição de seus pais. Mas, na estrada de Damasco, tudo mudou. Houve uma ruptura. A experiência de encontro com Cristo foi tão forte que ele caiu, a luz foi tão intensa que ele ficou cego. O que antes era lucro, agora é perda. O blasfemo tornou-se amigo apaixonado. O perseguidor virou profeta. O insolente tornou-se apóstolo. Paulo não será nunca mais o mesmo. Cristo provocou nele uma total e profunda mudança na história de sua vida. Antes pensava em si, na sua justificação. Agora basta-lhe o amor de Cristo. Como que se esquece de si para servir os irmãos na prática do amor que é a plenitude da lei (Rom.13,10)

CONSELHOS QUE VALEM OURO!

Seja discreto! Não se posicione perto de pessoas a escutar o que elas falam. Sempre, mas sobretudo, quando um sacerdote está a confessar alguém. Se, sem querer, você escutar algo fica obrigado ao segredo absoluto

 
Seja modesta! Se vai participar de algum ato comunitário, sobretudo religioso, vista seu corpo com decência e revista-se da dignidade de filho/a de Deus. Saiba que as pessoas também transmitem radiação e que alguma pode ser, fatalmente, prejudicial. Há roupa de ver a Deus e roupa de agradar ao diabo.

Seja educado e limpo! Depois de usar algum copo, papel, sacola... não jogue isso no chão. Veja onde tem lugar de lixo e coloque-o lá. Fale isso a seus filhos. É de pequenino que se torce o pepino! Se está à mesa e algo cai no chão, saiba-o apanhar e não deixar o lugar sujo.


 Refeição é ato familiar. Não serve só para comer. Também é boa ocasião para conviver. Habitue seus filhos a não serem gulosos e não se servirem primeiro que os pais. E não se levantem da mesa antes de acabar a refeição. Pegar o prato e ir para a frente da televisão... é coisa própria de família sem estrutura.



Seja respeitador! Se gosta de ouvir música, lembre-se que seu vizinho pode não ter o mesmo gosto que você. Ponha seu aparelho com som baixo. Você não prejudica seu aparelho auditivo, você fica com seus nervos mais calmos e... não revolta quem está por perto.


                                                       


  Seja saudável! Não insista lá em casa dizendo que só bebe uma cervejinha. Não se engane nem tente enganar os outros, sobretudo filhos e esposa. Se, quando começa a beber, tem dificuldade em se controlar e acabar... você é mesmo doente. Não duvide: você é doente! A bebedeira é uma doença grave. Prejudica a carteira, destrói a saúde, inferniza a família, cria dependência, gera impossibilidade de trabalhar  e animaliza a pessoa. Quem já não se controla deve afastar-se, completamente, dos ambientes de bebedeira e deixar de beber.

                                                                  

Seja compreensivo! Aumentou, e em muito, a intensidade de altura dos amplificadores de som. As pessoas andam mais cansadas e estressadas. Há mais doentes e idosos na cidade com o aumento da população. Há conjuntos e pessoas que medem seu valor pela altura de som que conseguem lançar no ambiente. O som faz mal aos sistemas auditivo, nervoso, circulatório e cardiovascular. Como ficamos? Vamos ter que continuar a suportar esses barulhos dos clubes?



E  s  p  a  ç  o   i  n  f  o  r  m  a
  t  i  v  o






1- A situação grave de falta de respeito pelo sossego noturno e até diurno devia preocupar mais as autoridades. Chapadinha assim torna-se inabitável. Ninguém pode envelhecer nem estar doente, porque tem gente que dá preferência absoluta ao lúdico, à diversão, ao barulho. Pedimos à Câmara que não engavete a proposta da Secretaria de Meio Ambiente.
2- Foi solicitado a todas as autoridades da cidade que trabalhem para que as pessoas possam dormir para trabalhar.Recebemos resposta dos Meritíssimos Juízes, do Comando da Polícia Militar e da Presidente da Câmara.
3- Durante a semana foram visitadas as comunidades de S. Rita (Uncurana), Jerônimo, Lagoa dos Farias, Barrocão, Bom Jesus, S. Maria do Graco. Uma particularidade: Pe. Tiago acompanhou Pe. Casimiro. O que mais lhe custou? – Tomar banho comunitário. A coisa mais alegre? – Ver crianças felizes. O que mais o admirou? – Que o povo viva sem condições com tanta terra para trabalhar. Que tenha maneiras de trabalhar a terra como há 500 anos.
4- Já terminou a primeira fase da construção da Igreja de S. Luzia. Os alicerces estão feitos. Vamos iniciar a segunda fase que é a construção das paredes. Mas vai-se primeiro construir o muro em S. Antônio e pintar a Matriz.
5 – Esta semana vamos começar com a escola da família. Desejamos preparar agentes da pastoral familiar para depois continuar a refletir nas comunidades sobre a família, preparação para o casamento, namoro e educação familiar. A primeira reunião é terça feira, às 20.00H, no Centro Paroquial.
6- Precisamos de abrir de novo, na Paróquia, o espaço para a pastoral da educação. Pode não ser tão profundo o trabalho como P. Pedro queria, mas é preciso que os professores católicos se reúnam, estudem e aprofundem temas para aperfeiçoar sua comunicação aos jovens. Neste sentido, estamos também contatando com uma Paróquia de S. Luis para que se realizem encontros de jovens na nossa paróquia.
7- O grupo de inscrições para o Crisma vai-se reunir sexta feira na Matriz para programarmos a preparação e tomar outras decisões.
8- Lamentável demais é ter a Paróquia que limpar o enorme capim que enfeita a rua do Comércio. Já o fez frente ao parque do Centro Paroquial, para as festas juninas e agora terá que o fazer frente à Casa Missionária por virem para lá os jovens do grupo Missionário João Paulo II. Que tristeza e que indignação causa tanto descuido pela causa pública! E o portal da transparência da Prefeitura continua sem informação.
9- A realização da noitada festiva na Praça da Matriz, na passada sexta feira, correu muito bem. Bom ambiente, alegria e ordem em tudo. Foi triste  ainda ter que um senhor tivesse que limpar copos vazios e a sujidade que as pessoas tinham deixado no chão. É muito feio haver pessoas que façam do lugar que ocupam uma lixeira, sem se interessar com lançar o lixo no respectivo lugar!
10- Hoje, domingo, está a decorrer a festa de S. Camilo. Parabenizamos a comunidade pela alegria das noitadas, pela boa participação na liturgia e ordem no ambiente. Uma multidão que todos os dias frequentou a Igreja de Cristo Redentor não precisou de barracas de bebidas e boates para fazer aquele movimento religioso! É assim que desejamos que decorra a festa da Padroeira. Da Câmara já recebemos a promessa que o decreto sobre o ambiente do festejo da Padroeira vai entrar em pauta de reflexão. E vamos convidar pessoas para assistir ao debate

Nenhum comentário: