domingo, 31 de julho de 2011

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - 31/07/2011 -É DIVIDINDO QUE SE MULTIPLICA

           

                      É DIVIDINDO QUE SE MULTIPLICA

Todos nós somos tentados a ter uma lógica comercial, consumista, lucrativa... Pensamos que é na medida que aumentamos o que possuímos que temos possibilidade de dividir com quem necessita. E isso é falso. A riqueza prende, amarra e cega. Torna-nos insensíveis às necessidades dos outros. O Evangelho de hoje ensina-nos outra lógica: a lógica da partilha. Quando nos referimos a esta passagem evangélica (Mat.14,13-21) dizemos sempre: “primeira multiplicação dos pães”. E enganamo-nos. Jesus não multiplica para distribuir. É no distribuir o pão que Ele o multiplica. Jesus compadeceu-se. Não mandou comprar mais pão, mas aconselhou a dividir o que os discípulos já tinham. A mentalidade dos discípulos era outra. Era ir comprar mais pão para depois dividir. Jesus mandou dividir o que tinham... e deu para todos e ainda sobrou.
Temos a mania de acreditar muito na força do lucro. Vivemos dominados e nos apreciamos pelos bens que possuímos. E, como o ser humano é insaciável, nunca chegamos a ter tudo que desejamos. Queremos sempre mais. E, por isso, não aprendemos a partilhar. E, por isso, também há tantos que não têm o necessário, porque um pequeno número se habituou a ter demais. Poucos têm muito e muitos não têm quase nada. Quem prefere acumular... nunca saberá partilhar.  Quem “condivide”, quem é sensível às necessidades do irmão, quem sabe partilhar... alarga o coração, habitua-se a contentar-se com menos, sabe viver com sobriedade, faz nascer a comunhão, enriquece a vida e a casa com o que partilha. Diz bem o ditado: só temos o que damos. Não aprende a viver quem não aprende a partilhar. Tudo que temos é dom de Deus. Somos apenas administradores. Necessitamos muito de saborear a gratuidade, de aprender a enriquecer dando aos que precisam mais. Tanta roupa que guardamos e não usamos! Tanto dinheiro acumulado na mão de alguns que são tão pobres, tão pobres, tão pobres... que só têm dinheiro! Aqui seria bom cada um pensar como compreende a Pastoral do Dízimo.


        

Creio na Comunhão dos Santos

"Somos todos membros uns dos outros" (Rm 12,5) Todos os fiéis formam um só corpo em Cristo Jesus. O bem de um comunica-se ao outro. Como também o nosso pecado empobrece todo o Corpo Místico de Cristo. Por isso, entre os artigos da fé, há este referente à comunhão dos bens entre os fiéis, que se chama Comunhão dos Santos.
O termo "comunhão dos santos" tem, pois, dois significados intimamente interligados:
a). “Comunhão nas coisas santas" - esta expressão designa primeiro as coisas de Deus e, antes de tudo, a Eucaristia, pela qual " é representada e realizada a unidade dos fiéis que em Cristo formam um só corpo" (LG 51)
b. "Comunhão entre as pessoas santas " - designa as pessoas que viveram e vivem na graça de Deus, de sorte que aquilo que cada um faz ou sofre em Cristo e, por Ele, produz fruto para todos.
Na comunidade primitiva, os Apóstolos viviam plenamente a comunhão dos bens espirituais (At 2,42) nos seguintes aspectos :
1- a comunhão da fé : a fé que a Igreja recebeu dos Apóstolos tornou-se um "tesouro de vida" que é compartilhado. 2- a comunhão dos sacramentos : A comunhão dos santos é a comunhão operada pelos sacramentos, pois todos eles nos unem a Cristo. 3- a comunhão dos carismas : "Cada um recebe o dom de manifestar o Espírito para a utilidade de todos" (I Cor 12,7) 4- a comunhão da caridade : " A caridade não procura os seus próprios interesses" (I Cor 13,5). O menor dos nossos atos praticado na caridade irradia em benefício de todos. É nesta solidariedade com todos os homens, vivos ou mortos, que se funda a comunhão dos santos.  Mas nunca nos esqueçamos que todo pecado prejudica também esta comunhão. É um curto circuíto, um coágulo que dificulta a circulação de bens na corrente da graça.
"Os santos não deixam de interceder por nós, junto ao Pai, pois estão intimamente ligados a Cristo no céu e consolidam, com mais firmeza na santidade, toda a Igreja. As suas orações apresentam os méritos que alcançamos na terra pelo único Mediador de Deus e dos Homens que é Jesus Cristo. Deste modo, pela fraterna solicitude dos santos, a nossa fraqueza recebe o mais valioso auxílio" (LG 49). A comunhão com os santos torna-se assim muito importante. Cristo é o Senhor dos vivos e dos mortos. “Veneramos a memória dos habitantes do céu não somente a título de exemplo, mas ainda mais para confirmar a união de toda a Igreja no Espírito pelo exercício da caridade fraterna". (LG 49). E o mesmo se diga da comunhão com os falecidos. Quem morre não desaparece. E devemo-nos sentir unidos a eles em Cristo. "... e já que é um pensamento santo e salutar rezar pelos defuntos para que sejam perdoados de seus pecados" (2 Mc 12,46). A nossa oração por eles pode não somente ajudá-los, mas também tornar eficaz a sua intercessão por nós.


 
                O Pedreiro              
 Um velho pedreiro que construía casas estava pronto para se aposentar... Informou o chefe do seu desejo de se aposentar e passar mais tempo com sua família. Ainda disse mais que sentiria falta do salário, mas realmente queria-se aposentar. 
A empresa não seria muito afetada pela saída do pedreiro, mas o chefe estava triste em ver um bom funcionário partindo e  pediu ao pedreiro para trabalhar em mais um projeto, como um favor.
O pedreiro não gostou mas, acabou concordando. Foi fácil ver que ele não estava entusiasmado com a ideia. Assim ele prosseguiu fazendo um trabalho de segunda qualidade e usando materiais inadequados.
Quando o pedreiro acabou, o chefe veio fazer a inspeção da casa construída. Depois de inspecioná-la, deu a chave da casa ao pedreiro e disse: - "Esta é a sua casa. Ela é o meu presente para você".
O pedreiro ficou muito surpreso. Que pena! Se soubesse que estava construindo a própria casa, teria feito tudo diferente....
O mesmo acontece comigo e consigo, amigo leitor. Nós construímos nossa vida, um dia de cada vez e muitas vezes fazendo menos que o melhor possível na sua construção. Depois, com surpresa, descobrimos que precisamos viver na casa que nós construímos. Se pudéssemos fazer tudo de novo, faríamos tudo diferente. Mas não podemos voltar atrás.
Você é o pedreiro. Sua vida é a casa que está a construir e é um projeto que só você mesmo constrói. Suas atitudes e escolhas de hoje estão construindo a casa em que vai morar amanhã, viver a sua eternidade. Como é importante o modo como vivemos aqui e agora!
                                                                                  
                     
E  s  p  a  ç  o          i  n  f  o  r  m  a  t  i  v  o



Amanhã, dia 1° de Agosto, nosso Vigário P.Manuel dos Santos Neves celebra seu Aniversário natalício. Sentimo-nos todos muito felizes com uma vida assim totalmente entregue ao reino de Deus na construção de uma Paróquia tão bem administrada como Chapadinha.
Na 3.ªF.ª, dia dois, irá participar de uma Assembleia dos MISSIONÁRIOS DA BOA NOVA em Belo Horizonte, junto com o P.Cesário. Desejamos um FELIZ ANIVERSÁRIO, e muitos anos de vida



1 - Está já entre nós o Grupo Missionário João Paulo II. Seis jovens e o P. Luis. Queremos saudar este brioso grupo de amigos que vem partilhar conosco um mês de trabalho, ajudar nossa comunidade paroquial na evangelização. Sentimos que já se estabeleceu um laço de comunhão que nos enriquece mutuamente.Queremos agradecer à Diocese de Coimbra, e de um modo especial ao seu novo Bispo, D. Virgílio Antunes, esta dimensão missionária da atividade pastoral da Diocese. Sabemos que muitas Paróquias da Diocese de Coimbra ajudam este grupo a realizar seu projeto de vir além fronteiras testemunhar a fé.  Bem hajam! De coração sensível a tanta dedicação, agradecemos a todos! Sejam bem vindos e sintam-se bem, P. Luis e jovens, no meio do nós! Muito e muito obrigado por tudo.
 2 - Este ano o Grupo Missionário trabalhará no Bairro de Terras Duras, na comunidade de Nª Sª da Conceição. Haverá, desde terça a sexta feira, missa às 17.00H na capela e durante o dia visitas às famílias. Pedimos a todos que recebam os jovens com toda a alegria e amizade.
 3 - A Semana da Família, que começará com o Dia dos Pais em Agosto, terminará com uma passeata pelas ruas da cidade. Pedimos que todas as comunidades se comecem a interessar por arranjar meios de transporte para a participação ser grande e a movimentação, durante a semana, ser melhor ainda.
 4 - Durante a semana continuou a construção do muro no terreno da capela de  Santo Antônio. Está agora aumentado e protegido um grande espaço que servirá para o movimento cultural da comunidade.
 5 - Continuamos a levar material de construção para junto dos alicerces do futuro santuário a S. Luzia. Esta semana juntamos piçarra, areia lavada e telha. No 2° domingo de Agosto será celebrada, na capelinha, a última missa e depois a comunidade a derrubará para encher com o  aterro os alicerces.
 6 - Esta semana foram visitadas as seguintes comunidades: Mangueira, Assentamento Santana, Chapada Limpa, Brejo do Meio, Matinha dos Morros, Califórnia, Canto dos Bois, Vereda e Muquém.
 7 - Já está elaborado o programa do festejo da Padroeira. O tema geral será refletir sobre a mensagem central das aparições de Nossa Senhora  mais conhecidas. Veremos que as aparições da Senhora são apelos maternos à conversão de todos nós ao Evangelho. “Das dores” não é nome nem título honorífico de Nossa Senhora. É consequência de nossos pecados, portanto o Festejo deve-nos levar a todos a uma vida cristã mais consciente e séria. Este ano queremos que o “passeio motociclístico” seja animado e uma grande homenagem à Padroeira.
 8 - No sábado passado houve reunião de Regionais e hoje, Domingo, ocorre o Congresso da Legião de Maria no Clube Aldeota, onde estará presente o Senhor Bispo.
OUTROS AVISOS IMPORTANTES
1 - Lembramos a todos que receberam o Santo Crisma nas últimas administrações deste sacramento que venham buscar a certidão ao cartório paroquial. A sua recepção é gratuita.
 2 - Já está no secretariado o folheto da Semana da Família. Quem o quiser adquirir não espere mais. Há paróquias vizinhas que estão a adquirir muitos exemplares.
 3 - Lembramos mais uma vez que as reuniões de preparação para o Crisma são à sexta-feira, às 20H, na Matriz.


 

 

Nenhum comentário: