domingo, 7 de agosto de 2011

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - 07/08/2011

Ondas e marés. Brisas suaves em terra...
 A TEMPESTADE ACALMADA                      

1. Ondas e marés. Brisas suaves em terra... e tempestades no mar! Da onda do sucesso à maré da tempestade foi apenas o espaço de duas margens. Os discípulos, depois do milagre da multiplicação, adivinham já naquela travessia um cruzeiro em pleno mar de rosas. A coisa prometia. A popularidade do Mestre estava «em alta» e a onda de sucesso de Jesus atingia o ponto mais alto. Eles teriam um lugar certo, seguro e prometedor, no governo do novo reino. Mas, de repente, o mar encapelado acorda os discípulos do sonho. Depressa, caídos no pesadelo de uma tormenta indomável, o conto de fadas que sonharam vira uma série de fantasmas.
O conto de fadas sonhado vira uma espécie da fantasma
A “noite” representa a escuridão, a insegurança em que tantas vezes “navegam” através da história os discípulos de Jesus, sem saberem exatamente que caminhos percorrer nem para onde ir. As “ondas” que açoitam o barco representam a hostilidade do mundo que bate continuamente contra o barco em que viajam os discípulos. Os “ventos contrários” representam a oposição, a resistência do mundo ao projeto de Jesus – esse projeto que os discípulos testemunham.                                            
2. A tempestade acalmada é uma espécie de parábola ao vivo da nossa condição cristã. Refugiamo-nos na barca da Igreja, confiantes de assim chegarmos a bom porto. O que não deixa de ser verdade. Mas fazemo-lo, não raro, demasiado convencidos de uma viagem sem sobressaltos.
Ora, a experiência da fé, não se compadece com a temperatura morna das águas paradas. O discípulo de Jesus, ao contrário, há-de caminhar sobre as ondas agitadas, de uma vida de trabalhos e marés... sacudido pelos ventos da história, abalado pelos terremotos da mudança e da surpresa, queimado pelo fogo do Espírito, que lhe dá paz, mas não sossego. A brisa suave, não raro, vem ao cair da tarde, já muito tarde, no entardecer da vida, depois de uma longa peregrinação. E, ainda assim, por um instante fugaz.
      3. Havemos de aprender a fazer este caminho, sabendo que o Senhor está conosco. E, no meio das crises e dificuldades, mais do que ver e inventar fantasmas, pintados de medo ou de castigo, de perseguição ou de azar, percebermos o apelo de Deus, a passarmos sempre para a outra margem. Acreditemos que Ele está conosco                                                  


1° DOMINGO DE AGOSTO - DIA DO PADRE
Parabenizamos hoje nosso Pároco P.Manuel Neves, e na pessoa dele todo padre que foi
colocado em nossa vida para vencer medos e fantasmas de nossas dúvidas, igual Moisés. SALVE O DIA DO PADRE  " Não coloque um ponto final na sua esperança. Ainda há muito o que fazer, ainda há muito o que plantar e o que amar nessa vida" (P.Fábio de Mello).

                              

O chamado de Deus nos faz samaritanos
da dignidade e do respeito pela vida
O CHAMADO DE DEUS É COMPROMISSO 

Mês de agosto é para nossa Igreja no Brasil mês vocacional. É tempo e oportunidade para fazer um caminho, para se decidir por um projeto, para fortalecer o encontro com Deus que é a nossa força. É desafio a ver para além daquilo que nossos olhos e nossa mente conseguem alcançar. A vocação tem a força de um encontro que seduz para seguir a verdade, para denunciar as mentiras, para servir o amor. Tem gente que caminha sem rumo, que vive sem um projeto, que não sabe o que quer. Ser discípulo e discípula de Jesus é exigente pois não é convite para viver na superficialidade mas é chamado para viver no mais profundo do coração a experiência de aliança.

Olhando a comunidade que somos, e a cidade em que vivemos, temos de deixar que o silêncio de Deus habite e inspire nosso coração e se torne visível em nossa ação. Quem não reflete o que faz e quem não projeta o que quer fazer é como barco no meio do mar sem rumo e sem meta. Viver o chamado que Deus faz, a todos e a cada um de nós, não pode nos deixar acomodados vendo as injustiças, a corrupção, a degradação da vida, das famílias, da juventude e da cidade.


Sem medo! Pois o medo e
a acomodação são o contrário
da proposta do evangelho.
A fidelidade ao chamado que Deus faz a todos nós para vivermos em santidade e darmos rosto ao amor de Jesus tem de traduzir-se num compromisso social forte, numa cultura  e numa cidadania ativa. Sem medo! Pois o medo e a acomodação são o contrário da proposta do evangelho. Quem vive com medo ainda não é cristão! Vocação é encontro e missão, é compromisso em fazer nascer o Reino no coração da humanidade, nos recorda S. Paulo que o Reino de Deus não é questão de comida ou bebida mas é paz, justiça e alegria no Espírito Santo.
O chamado de Deus é compromisso com o hoje! É construção, é conscientizar-se de que pelo batismo Deus nos chamou a sermos, em nosso tempo, profetas da esperança, samaritanos da dignidade e do respeito pela vida, cireneus que ajudam cada irmão ou irmã a carregar o peso da cruz de cada dia. Cada um tem de se avaliar! Como comunidade temos de rever nossas opções e ver como estamos nos comprometendo com a construção do Reino. Como cidadãos de pleno direito não podemos deixar que nossa cidade vá vivendo anestesiada pelo alcool, pela infidelidade na familia, pelo desrespeito pelo bem comum. Vocação é criação de uma  consciência ativa e comprometida. Quem nos governa não pode mais continuar a governar-se! Nossa cidade está virando em cada canto um monte de lixeira, as nossas ruas estão cada vez com mais buracos, tem familias passando fome, tem idosos e doentes morrendo sem cuidados, carinho e atenção! Ser cristão e viver o seu chamado é convite a não dar espaço para a indiferença. Ao chamado de Deus cada um de nós tem de estar atento e responder com coragem, alegria e sem medo como respondeu o profeta Isaías: “eis-me aqui, podeis enviar-me!”
   
      O     N A U F R Á G I O  






                                                                                                                                                                      Após     um naufrágio, o único sobrevivente agradeceu a Deus por estar vivo e ter conseguido se agarrar a parte dos destroços para poder ficar boiando. Este único sobrevivente foi parar a uma pequena ilha desabitada e fora de qualquer rota de navegação, e ele agradeceu novamente.
Com muita dificuldade e restos de destroços, ele conseguiu montar um pequeno abrigo para que pudesse se proteger do sol, da chuva e de animais e para guardar seus poucos pertences, e como sempre, agradeceu.
Nos dias seguintes, a cada alimento que conseguia caçar ou colher, ele agradecia. No entanto, um dia quando voltava da busca por alimentos, ele encontrou o seu abrigo em chamas, envolto em altas nuvens de fumaça.
Terrivelmente desesperado ele se revoltou, gritava chorando: ‘O pior aconteceu! Perdi tudo! Deus, porque fizeste isso comigo?’. Chorou tanto, que adormeceu, profundamente cansado.
No dia seguinte bem cedinho, foi despertado pelo som de um navio que se aproximava.
               -‘Viemos resgatá-lo’, disseram.
               -‘Como souberam que eu estava aqui?’, perguntou ele.
               -‘Nós vimos o seu sinal de fumaça’!
 É comum sentirmo-nos desencorajados e até desesperados quando as coisas vão mal. Mas Deus age em nosso benefício, mesmo nos momentos de dor e sofrimento.
                                        

E  s  p  a  ç  o   i  n  f  o  r  m  a  t  i  v  o
                                                                     

1- Padre Neves e Padre Cesário retornaram neste sábado à tarde de BELO HORIZONTE, onde foram participar da Assembleia Regional dos MISSIONÁRIOS DA BOA NOVA.
 2 - Neste Domingo, dia 07, 1° domingo do mês de Agosto, tem ADORAÇÃO ao Santíssimo Sacramento na igreja Matriz. É também o domingo da Caridade, e você poderá levar suas ofertas para os mais carentes da Paróquia.
 3 - A Matriz está sendo pintada e renovada para a Festa de Setembro. É hora de ir pensando também em renovar o coração para uma vida melhor.
 4 - Na próxima semana celebraremos a SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA. Começará com o Dia dos Pais e encerrará no dia 21 com uma CAMINHADA pelas Ruas da cidade.
 5 - Nesta 5ªFª a CÂMARA MUNICIPAL queria votar o PROJETO DE LEI sobre o FESTEJO DA PADROEIRA. de autoria da Vereadora MÁRCIA, Presidente da CÂMARA. Ficou porém adiada a votação para a próxima QUINTA FEIRA, dia 11, por falta de QUORUM.
 6 - Padre Tiago e Padre Luis Miranda estão dando CURSOS DE LITURGIA E  ECLESIOLOGIA nas Comunidades de Corrente e do Areal.E junto com o GRUPO MISSIONÁRIO JOÃO PAULO II estão visitando todo o Bairro de TERRAS DURAS, incluindo Japão, Caterpilar, Vila Vitória, Fonte do Mato e Bairro do Sol.
Na próxima semana irão também acompanhar o P.Casimiro para as Comunidades do interior.
 7 - O CURSO DE PREPARAÇÃO para o Sacramento da CRISMA  está sendo dado toda a SEXTA FEIRA, e tem também a colaboração do Padres Luis e Tiago e do GRUPO JOÃO PAULO II. O horário é às oito da noite.
 8 - No dia 28 deste mês será o evento da FILMAGEM E GRAVAÇÃO do 1° DVD  do cantor e compositor Francisco Marinho. Será na QUADRA DO FAC, a começar das oito horas da noite, com  ingressos de 5.00 (cinco Reais)
A Comissão organizadora fez 15 equipes ou comissões para tudo organizar sem falta nenhuma.
 9 - Nesta semana foram visitadas as seguintes Comunidades do interior:
Vila Pandoca, Vila Borges, Carnaubal do Gentil, Brejo Dantas, Buriti do Boi e Tabuleiro dos Batistas.
 10 - Pe. Tiago regressa nesta segunda-feira a Portugal. Foi um incansável trabalhador em nossa comunidade durante esse mês! A comunidade vai sentir muitas saudades e agradece a sua generosidade, seu empenho e seu testemunho de fé. Agradecemos também a seu Arcebispo que permitiu a sua presença durante esse mês em nossa comunidade. Boa viagem e muito obrigado! Continuamos unidos na oração e desejamos bom estudo lá em Roma. E esperamos que em breve possa vir por um tempo mais prolongado para trabalhar em nosso meio.
 11 - Faleceu ontem o Pai da Irmã Prudência. Ela se encontra já em Portugal. A comunidade se une à dor da irmã e de sua família e reza pelo descanso eterno de seu Pai. Os nossos pêsames e um abraço forte de amizade irmã Prudência.

             
                                                  
                                                                                                

                                                                        AVISO

No próximo sábado, dia 13 Agosto, o Grupo Missionário João Paulo II vai fazer uma palestra de formação para os catadores de lixo sobre a saúde, a higiene e  condições de segurança no trabalho. Essa será uma boa oportunidade de formação. Aproveitamos para alertar para aquilo que vai acontecendo um pouco por toda a cidade e que temos notado: Está a aumentar o número de lixo nas ruas. Precisamos de cuidar bem para evitar perigos para a saúde da população, sobretudo das crianças.







Nenhum comentário: