sexta-feira, 26 de agosto de 2011

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - 26/08/2011




LAICO IRRESPONSÁVEL INVESTE EM NOJENTA DIATRIBE CONTRA PARÓQUIA

            1 – Inesperada e atrevidamente um blogueiro local explodiu em ignorância e exibicionismo oportunista. Talvez fruto de falta de matéria para justificar vencimentos subrepetícios injustos que, possivel e indevidamente lhe são atribuídos para sobreviver. Arrota intolerância e adota fascismo que, em excesso, deve armazenar no seu cadastro psíquico. Pretende mostrar celebridade que não tem, e chamar a atenção para sua análise errada que está sendo condenada pelo público. Donde lhe virá tamanho atrevimento?
2- A pretensão é exuberante, mas o conteúdo é pífio. Foi soterrado em condenatório silêncio. Se a comunidade católica, composta de muitas dezenas de milhares de pessoas não pode exercer sua missão de evangelizar, influenciando a criação de um ambiente social pacífico e mais humano, como pode um qualquer laico, ignorante em matéria de religião e pretencioso demais em condenar comportamentos alheios, publicar uma apreciação tão desastrosa, restritiva  e ofensiva? Não queira ir o sapateiro além do sapato. Quem não é crente católico e ignora as exigências de uma fé consciente e ativamente comprometida não devia emiscuir-se em assuntos religiosos. Neste caso, compreendemos os motivos, (precisa de opinar algo, para defender alguém, donde retira algum dinheiro para comer!), mas não se justifica que a ignorância seja tão atrevida e descabida.
            3- O festejo da Padroeira de Chapadinha é de gente adulta. É promovida pela Paróquia a quem compete definir o que convém ou não convém. Não adianta querer transformá-la em brincadeira de irresponsáveis. Querer sentenciar sobre assunto que não lhe compete é petulância megalomaníaca, é fruto de comportamento incurável de demagoggia perniciosa e inútil.
O festejo da Padroeira não é brincadeira de canalha. Compreendo a pretensão de alguns quererem apoderar-se dele para fins escusos, mas não aceito tal ingerência.
O festejo da Padroeira não é festa popular. É celebração de fé cristã, é festa de devoção à Padroeira, a Nossa Senhora das Dores que tem raízes na tradição de Chapadinha. Pode ter algo de popularidade, mas não que seja contrário aos princípios que regem nossa moral. Permitir isso seria como dar um tiro no pé ou na própria cabeça. Além dos bares licenciados, que já são muitos, não parece oportuno propagandear bebidas alcoólicas com um comércio ambulante que serve para incentivar à desordem, à droga e ao vício. O parque deve poder ser visitado por pais e responsáveis de educação acompanhados por crianças e jovens. Desejamos decência pública, educadora de sã convivência. Somos contra ambientes mundanos que incentivem ao vício, à  degradação moral ou à promiscuidade.
            4 - Numa terra tão encharcada já de álcool parece-me criminoso pretender normalizar a situação e incentivar à derrota da virtude pelo vício. A crítica ao que se passou na Câmara é um requintado atrevimento de quem escolheu fazer da vida um triunfal passeio no caminho da inutilidade.
Não temos culpa que haja pessoas embrulhadas em mesquinhas ideologias e fechadas em suas restritas compreensões que se tornem incapazes de evoluir. Quem não é crente católico e ignora as exigências de uma fé consciente e ativamente comprometida não devia emiscuir-se em assuntos religiosos (repito para que isto não seja esquecido!). Não se justifica que a ignorância seja tão atrevida e descabida.
5 - Se a comunidade católica de Chapadinha, composta de muitas dezenas de milhares de pessoas, não tem o direito de intervir na dimensão social e se deve circunscrever ao interior dos templos, que razões haverá para um laico qualquer poder ter o direito de publicar, seja o que for, retirado de sua antiquada caserna mental? Na opinião, imbecilmente laica, que esse senhor expôs. ancoram ideias peregrinas eivadas de exibicionismo ambicioso não justificado. A ação de um cristão, na plenitude de sua fé e de sua ombridade cidadã, não se pode restringir aos locais de culto litúrgico. Deve atingir, pela força da liturgia em que celebra a presença e a gratuidade de Deus, todos os lugares da ação humana.
6 - De pessoa não comprometida com a educação popular ou com o bom senso e a felicidade das famílias não se poderia esperar outra coisa que não fosse justificar o excesso de álcool que (todos sabem!) cria dependência doentia, destrói famílias, inferniza a sociedade e está ceifando tantas vidas jovens entre nós. Nessa irresponsabilidade a Paróquia não embarca. Já há festas em demasia que desinstabilizam a família. A Igreja é convite à conversão de todos, mas não é para tudo.
A população de Chapadinha tem compreendido o desejo e apoiado nosso esforço. A excentricidade de um blogueiro não nos demoverá do nosso propósito que outras paróquias até já imitaram. Pode ver o que se passa aqui perto de nós: em Mata Roma e Anapurús. Querer voltar atrás, amar e promover o vício, é ser como o insensato (aqui vou citar a Bíblia em Provérbios,.26, 11) que, na sua estultícia,  imita os cachorros que comem o vomitado.
            7- O comércio ambulante tem leis municipais. Esse senhor que se mostra tão comprometido com os barraqueiros que leia o “Código de postura do Município de Chapadinha-MA” na sessão II, artigos 179-182”. Leia também a “Lei Orgânica do Município de Chapadinha-MA” , capítulo IV que trata “Da família, da educação, da cultura e do esporte” e verá que no artigo 179, todo ele, se regula a proteção à família e se assegura condições morais, físicas e sociais indispensáveis ao desenvolvimento, segurança e estabilidade da família. Só os irresponsáveis e analfabetos sociais se esquecerão disto e promoverão condições à dissolução da família e à degradação das pessoas. Mas esses podem satisfazer seus desejos na Paulica, cujos vergonhosos excessos todos estão condenando e onde este ano houve desacatos, morte e muita bagunça.
            8 - Depois de dizer isto, confesso sinceramente que sinto vergonha como depois de tanto esforço e trabalho que tenho dispendido, ainda é possível haver raridades com tanta relutância em aceitar a verdade e que têm a ousadia de, insensatamente, semear a discórdia e promover vícios. Maneira de viver não muito digna! Poderiam escolher, por exemplo, dissertar sobre a administração municipal, o caos da Saúde no Município, a lixeira em que vivem alguns Bairros e que, graças a Deus, agora estão a começar de ser limpos. Podem investir aí que terão matéria para se tornar célebres.

PARÓQUIA PROMOVEU CAMINHADA PÚBLICA PELA FAMÍLIA

A Paróquia de Chapadinha, ao encerrar a Semana Nacional da Família, promoveu ontem a XV Caminhada pela Família. Cedo começaram chegando à Matriz grupos vindos das diversas comunidades da cidade, com faixas e cartazes. A Caminhada começou pelas oito horas com a participação de grande multidão. Exibindo dizeres e slogans foi avançando na direção dos lugares públicos da Câmara Municipal, Forum, Secretaria de Saúde e Prefeitura. Em cada um destes lugares deixou um cartaz com sua recomendação no sentido de haver mais responsabiliadade na administração e no uso dos poderes para a família ter mais estabilidade. Em diversas paragens leu-se a Palavra de Deus e escutou-se mensagens.Falou um casal sobre a dimensaõ sagrada e sacramental do matrimônio, uma jovem sobre o esforço para preparar um futuro melhor na vivência de uma liberdade responsável e uma senhora sobre a obrigação de todos participarem, sem medo, dos Conselhos e atividades públicas exigindo mais transparência e esforço pelo bem comum.   
Achamos que esta Caminhada foi das melhores que a Paróquia promoveu quer pelo número de participantes quer pelo conteúdo da Mensagem que foi deixada. Durante ela celebrou-se a Palavra de Deus da festa da Assunção de Nossa Senhora que teve a sua continuidade na Celebração Eucarística já na Matriz. O templo estava repleto com muitas pessoas não podendo entrar.
Seja de salientar a aprovação que a numerosa multidão deu, com uma salva de palmas e aclamações, diante da Secretaria Municipal de Saúde quando o orientador lembrou e lamentou o estado caótico do sistema de Saúde no nosso Município.
O trabalho de reuniões nos bairros foi tão entusiasticamente participado que vai continuar nas semanas seguintes a pedido das comunidades. Parabenizamos a Pastoral da Família por esta iniciativa e pela boa programação do evento.



A Semana da Família - promovida pela Igreja Católica, foi encerrada no último domingo (21) com uma Caminhada pelas principais ruas de Chapadinha, comandada pelo Padre Manoel Neves.
A XV Caminhada iniciou na Igreja Matriz e prosseguiu pelas ruas da cidade. Com o tema: “Família, Pessoa e Sociedade”, a Semana Nacional da Família, segundo o Padre Manoel Neves "é uma resposta à inquietação, ao descontentamento e desejo de fazer algo em defesa e promoção da Família, cujos valores vêm sendo agredidos sistematicamente em nossa sociedade".
As Famílias, marcaram presença e pediram mais dignidade e respeito. Pastorais de diversos bairros se juntaram para a grande caminhada promovida pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Comissão Nacional da Família.

(Por: Luís Carlos Júnior - Blog Ações e Destaques
Fotos: Alexandre Cunha}




COMUNIDADE DA CORRENTE CELEBRA O PADROEIRO - SÃO RAIMUNDO
 Desde domingo passado em que houve o levantamento do mastro, a comunidade de S. raimundo está em festa. Há mais alegria no bairro, à noite a igreja do Divino Pai Eterno tem estado cheia e depois das cerimónias religiosas há convivência no largo da igreja. Todo o bairro tem um ambiente mais limpo e agradável pois a Prefeitura mandou juntar e está retirando muitas caçambas de lixo que se vinham acumulando ao longo das ruas do bairro. Oxalá a situação seja agora respeitada pela população e todos se esforcem pela limpeza nas ruas.
O programa elaborado pela comunidade celebra S. Raimundo como homem de fé, santo de verdade e exemplo a incentivar todo o cristão ao seguimento de Jesus através de uma autêntica caridade fraterna. O grupo de senhoras que se responsabilizou pela convivência após-celebração mandou fazer uma barraca caprichada onde, todas as noites, muitos vão deliciar-se com diversos acepipes. P. António foi quem orientou os dois primeiros dias  e a comunidade espera a visita do senhor bispo D. Valdeci para sábado, onde decorrerá também a despedida do Grupo Missionário João Paulo II que, domingo, vai embarcar para Portugal e a quem deixamos aqui nosso sincero agradecimento.



















VEM AÍ O SHOW DE GRAVAÇÃO DO 1º DVD
FRANCISCO MARINHO

FORME JÁ A SUA CARAVANA DE QUALQUER LUGAR DO MARANHÃO E VENHA PARA ESSE MEGA EVENTO!!


PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS:
- PADRE ANTONIO DE PADUA
- GRUPO SONHO DE PAZ
- EQUIPE LOUVOR MIX (CRISTOTECA)

MAIORES INFORMAÇÕES: (CARAVANAS, ETC)
(98) 9127-7627

ORGANIZAÇÃO: COMUNIDADE DE SANTA LUZIA - CHAPADINHA-MA






Nenhum comentário: