domingo, 14 de agosto de 2011

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - 14/08/2011 - DIA DOS PAIS


                      OBRIGADO, PAI..

Obrigado, pai pela vida!
                                           Pela coberta que me aquece                                            
E por tentar me mostrar
O caminho da verdade
Obrigado, pai
Por tantas vezes que abdicaste
Teus sonhos para realizar os meus
E abriste mão das tuas vontades
Para realizar meus caprichos.

Obrigado, pai
Porque tu existes!
Porque és meu pai,
E porque toda tarde,
voltas pra casa.

Pelo teto que me abriga
Por tua presença amiga

Obrigado, pai
Pelos doces
Pelos presentes,
Pelos passeios na praça

Obrigado, pai
Pelo suor na fronte
E pelos braços cansados
No final da jornada
Para que nada me faltasse
Obrigado, pai
Pelas noites em claro
Quando o dinheiro não deu
E mesmo assim,
Nunca nos abandonaste

Porque me castigaste
Quando eu estava errado
E por tentar me mostrar
O caminho da verdade
Obrigado, pai
Por tantas vezes que abdicaste
Teus sonhos para realizar os meus    
E abriste mão das tuas vontades
Para realizar meus caprichos.

Obrigado, pai
 Porque tu existes!
                                     
Porque és meu pai,                                                              
  E porque toda tarde,
voltas pra casa.

                             



CRISTO É O ÚNICO
CAMINHO.
NENHUMA IGREJA OU SEITA
É VEREDA ÚNICA
PARA CRISTO
A Igreja tem vocação universal, mas não se deve julgar com o monopólio
da Salvação. Cristo é o único Caminho de acesso ao Pai.  Nenhuma igreja,
seita ou grupo é vereda única para Cristo. Embora alguns pensem que são
e vivam num proselitismo esquisito. Alguém já advertiu a Paróquia que
alguma seita ou igreja protestante pretende, como atraca, valer-se do período
 do Festejo para promover movimento paralelo. Achamos a iniciativa perigosa,
 porque provocante e com muita pouca ou nenhuma convivência social pacífica.
 A mulher cananeia, embora pagã, suplicou com persistência, fé e humildade.
E alcançou a graça desejada.  Mesmo que isso não tivesse sido alcançado
Alguém já advertiu a Paróquia que alguma seita ou igreja protestante pretende, como atraca, valer-se do período do FESTEJO para promover movimento paralelo...
e não tinha sido em vão sua súplica. Poderia, por exemplo, ter voltado com mais coragem para junto da filha e aceitado melhor sua doença. A verdadeira situação da oração não é quando Deus está a ouvir o que lhe pedimos, mas quando o orante persevera na oração até que seja ele a escutar o que Deus
quer. E é no sofrimento quando melhor se reza, porque sentimos mais ao vivo nossa fragilidade.



A FAMÍLIA,
PREFERENCIAL NAS POLÍTICAS PÚBLICAS
 Nem a indústria produz nem o comércio oferece tudo que é necessário para satisfazer as necessidades humanas. Mesmo na compra de bens ou de serviços no mercado, se não houver controle público, uns terão tudo e outros viverão na miséria. A pessoa humana tem necessidade absoluta de relações. A paternidade, a maternidade, a filiação... são bens que criam vínculos que só a família bem estruturada sabe proporcionar. A administração pública só conseguirá fornecer alguns bens com a participação das famílias. Sem a família, a educação será deficiente, a saúde dificilmente desenvolverá seu caráter preventivo, a insegurança social explodirá e a miséria avançará.  Sem a família, não se conseguirá prevenir a entrada dos adolescente no mundo da infração e da violência. É urgente que pessoas preparadas entrem na convivência das famílias para melhorar as relações familiares, aconselhar a fidelidade e reconhecer como sujeito de direitos e deveres a família enquanto família. A Lei Orgânica do Município de Chapadinha coloca a estabilidade da família como prioridade absoluta. É necessário valorizar e promover a família. Nada nem ninguém poderá substituir a família nas tarefas e responsabilidades que lhe são próprias. Será isso que se está procurando e fazendo? As crianças e jovens precisam de comida, mas também de quem os incentive a aprender na escola, a ter atividades culturais sadias e equilibradas, a poder freqüentar escolas profissionalizantes... A família necessita de trabalho para os seus membros da família e de uma habitação digna... Eis um imenso campo de preocupações para administrações públicas responsáveis! É urgente repensar conteúdos programáticos mais respeitadores dos valores familiares, respeitar a subsidiaridade  no que se refere à educação religiosa, sexual e política, garantir o domingo como dia de descanso semanal, não intoxicar o ambiente de diversões que provocam um clima de muita leviandade, folia e agressividade familiar. A presença dos pais junto da escola, da catequese, das associações recreativas... deve ser fomentada. E, sobretudo, cuidar da responsabilidade dos homens no uso da liberdade nos momentos de lazer.
Em Chapadinha o bom testemunho familiar das pessoas mais influentes não incentiva à boa educação familiar. Depois há bares em demasia, sem licenciação, o que incentiva à bebedeira e ao uso da droga. E até placares de propaganda pública de prostituição são permitidos. Tudo isto traz aumento de processos judiciais, de trabalho pastoral, de criminalidade e mortes em excesso.

 EDUCAÇÃO SIM, BANDALHEIRA NÃO!
                              




      Com freqüência tropeçamos na vida com frases idiotas. Dizia um velho professor que se algum passarinho comesse o cérebro de determinados senhores ficaria em jejum. Lembrei-me deste dizer ao pensar há dias num placar que vi em S. Luís em lugares nobres e onde se lia: “se a fogueira esquentar, pense no seu par. Use camisinha’ Há conselhos que valem. Outros, como este, são demonstrações claras de estupidez crônica. E o pior é que é aceite por todos com absoluta normalidade. Quem elaborou esta frase não sabia o que era uma fogueira, porque quando uma fogueira esquenta o mais imediato instinto não é vestir seja o que for. É arrumarmo-nos do local para fugir do calor ou botar água na fogueira. Mas a mania de incentivar o uso da camisinha é tão forte que nem se pensa nos exemplos que se dão.
A quem deseja atravessar as tempestades da vida, com segurança, não se deve aconselhar um simples salva-vidas. É melhor que use um navio. O salva-vidas é para tentar escapar de um naufrágio. É próprio de quem já está em perigo e sem solução. A castidade é esse navio que, com certeza, oferece segurança e dignidade. O preservativo será aconselhável a quem já caiu no vício e não tem outro recurso. Aconselhar o preservativo a todos é incentivar ao naufrágio, é querer colocar toda a gente em perigo. A propaganda, como está sendo feita, pode preservar alguns viciados, mas é, sobretudo, incentivo para a grande maioria.
O remédio mais eficaz contra a aids não é usar a camisinha. Aconselhá-la é fácil mas não é correto. É um tapa-olhos. O melhor remédio é saber usar calças. É ser pessoa educada que sabe controlar seus instintos e dignificar a espécie humana; é a abstenção, ou o uso do sexo só dentro do matrimônio, respeitando as dimensões unitiva e procriativa. O uso da camisinha pode ser necessário em casos especiais, mas seu uso generalizado é convite à promiscuidade, é incentivo à banalização do sexo, causa a degradação de comportamento. É ajuda ao prazer desenfreado, à legalização da bandalheira.
Por isso, acho que há conselhos que não apontam para o alto. São demasiado rasteiros. Não fomentam a dignidade humana, antes, pelo contrário, normalizam o ridículo, o nefando, o anormal.  Não ajudam a criar opções de valores. Avançam na linha do fácil, do licencioso. Fazem proliferar o lixo, estupidificar vidas, apodrecer ideais. Diante do calor duma fogueira não dá para raciocinar. Ou se foge ou se deita água no fogo. A Igreja não é fundamentalmente contra o preservativo. Há casos individuais que justificam o uso da camisinha. Por exemplo, um prostituto ou uma mulher casada ameaçada de grave distorção ou de morte no caso de uma nova gravidez. Mas concentrar todos os cuidados no uso da camisinha é proteger-se de uma doença e, ao mesmo tempo, fomentar muitas outras. O ser humano precisa ser educado também no campo da sexualidade. Nem tudo é permitido e não se pode fazer tudo que nos apetece. Todas as pessoas devem defender-se do exagero de determinados apetites se preferem valorizar a vida ou humanizar suas atitudes. Uma videira quando é podada dá mais frutos. Um campo de milho, quando capinado, produz mais. Um carro, por maior cilindrada que tenha, precisa sempre de ter freio afinado. A sociedade deve ter a preocupação de educar noutros campos e também neste. Incentivar à bandalheira é próprio de covardes. Diga-se o que se disser!

 E  s  p  a  ç  o   i  n  f  o  r  m  a  t  i  v  o





     1. Esta semana, continuou-se a pintar a Matriz, preparando o 

ambiente para o FESTEJO da Paróquia 

Como todos já sabem, a Paróquia deseja que se crie um ambiente

respeitador dos valores cristãos durante


o Festejo e que não seja mais um evento público para fomentar a


bebedeira, a droga e a prostituição.



2.  Na Câmara já foi entregue a matéria do novo decreto para ser

votado na próxima semana. Alguns membros da Comunidade

Paroquial estiveram presentes na sessão desta semana.


.
      3. P. Tiago, sacerdote da Arquidiocese de Braga, Portugal, que

passou um mês conosco, já regressou a sua terra. Agradecemos

imenso a presença, a colaboração e a amizade deste padre que

queremos continue em comunhão conosco. Agradecemos também

toda a ajuda que nos deu na aquisição de livros litúrgicos que vão

ser distribuídos a nossas comunidades na cidade que deverão

mandar um gesto de agradecimento ao senhor Arcebispo de Braga.

    
4. Nos próximos dias 18, 19 e 20 (5ª, 6ª e sábado desta semana),

decorrerá um tríduo vocacional na igreja de Cristo Redentor, no

Areal, a começar às 19,30H. Depois da missa de quinta feira haverá

algumas atividades fomentando em todos o amor às vocações

cristãs.
    
 5. Estamos no mês vocacional e esta semana será a Semana da
 
Família. Grupos de casais e todas as comunidades farão encontros
 
nas casas e nas capelas. Para orientar estes encontros ainda estão
 
alguns folhetos no secretariado paroquial à venda. O tema da
 
semana é: Família, pessoa e sociedade.
 
 
      
6. Os preparativos para o Festejo da Padroeira vão adiantados.
 
O bingo terá como prêmios: uma moto, uma TV e um Boi.  Haverá mais

alguns

prêmios para os  Números das Cartelas . O Tema geral é que todos compreendamos que as Aparições

de Nossa Senhora pelo mundo foram gestos maternais para chamar todos à conversão.

No dia 11 de Setembro ( domingo) teremos um SHOW com a presenças do cantor Antônio Cardoso,

de São Paulo. Brevemente queremos ter  a CANÇÃO NOVA em funcionamento.
     .

7. P. Cesário viajou para o seminário de Contagem donde seguirá

certamente para um curso de preparação para a pastoral latino-

americana organizado pela CNBB em Brasília e depois para outro

lugar de trabalho.
       
8. A Semana da Família encerrará com uma Caminhada-Reflexão

pelas ruas da cidade.Durante ela será proclamada a Palavra de

Deus com as leituras litúrgicas do dia e com algumas intervenções

que nos chamarão à responsabilidade familiar.

    
 9. No dia 28 decorrerá também o show para a gravação de um

DVD de Francisco Marinho. Incentivamos todos a participar deste

evento que muito nos honra e ajudará a construção do santuário

de Santa Luzia.

    
10 Depois de pintada a Matriz seguiremos com a construção do

santuário de S.Luzia. Talvez, primeiro, levantando o muro do

terreno da Aparecida.

    
11. O Grupo Missionário João Paulo II continua trabalhando no

Bairro de Terras Duras. Já foi visitado o Bairro  Caterpilar,

durante esta semana foi visitado todo o Bairro do Japão e

iniciaram já na sexta-feira a visita ao Bairro Fonte do mato.

Diariamente o Pe. Luís tem visitado e confessado os doentes.

Durante a Semana há aulas de violão, flauta e de trabalhos

manuais das 15h30 às 17h. Diariamente há eucaristia na Capela

do Bairro às 17h.

      

 12. Esta semana foram visitadas as comunidades de:


Escondido, Poções, Cocal, Tatunguira, Lagoa

Amarela, Murici e Pitombeira. Hoje será visitada a comunidade de Riacho Grande.

    
13. Depois do Festejo da Padroeira a Paróquia irá iniciar um

projeto social que já esteve esse ano em  fase experimental no

bairro do Areal. É um projeto voltado para as crianças e para as

famílias, chama-se “Projeto Caras Limpas”. Gostaríamos de

implementar este projeto em todos os bairros pois temos vindo a

assistir a uma degradação das famílias e a um descuido nos

cuidados básicos para com as nossas crianças. Mais adiante

daremos outras informações acerca do projeto e de como se irá

realizar.

    

 14- Foi adiado para o próximo sábado, 21 de Agosto, o curso de


formação na área da saúde, higiene e segurança no trabalho para


os catadores de lixo que será orientado pelos elementos do Grupo


Missionário João Paulo II.























Nenhum comentário: