sábado, 20 de agosto de 2011

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - 21/08/2011 - ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA


DA FAMÍLIA SITIADA À FAMILIA SITUADA

A atual sociedade vive em colapso moral. Mesmo aqui em Chapadinha se nota isso com facilidade. Não há princípios éticos. Privatizou-se a verdade e a análise à realidade. Abandalhou-se as instituições públicas, relativizou-se a importância da família, facilitou-se os caprichos individuais, legalizou-se a realização de todas as tendências... Tudo, como trem, roda em carris da facilidade e prazer imediato e fácil. Não se mede as consequências do presente. Deus passou a coisa do passado, virou afirmação arcaica e verdade dispensável, facilmente substituível pela moda, dinheiro ou fama. E assim desapareceram os pontos de referências, os laços que ainda uniam as pessoas. Hoje vale a espontaneidade, a facilidade, o imediato. Vale o que dá prazer fácil e imediato. Tudo está em mudança. Contesta-se a identidade pessoal, despreza-se o conjunto de valores que norteavam a população, a família ganha novas formas, confunde-se os gêneros, inventa-se novos comportamentos esquisitos e inovadores.
A família, como instituição educadora, fonte geradora de um futuro de  esperança, está sitiada, ameaçada por muitos problemas. As relações entre pais e filhos estão desnorteadas. Atolaram em atrevimento e extremismos destruidores. Na sociedade há busca exagerada de direitos e esquecimento de deveres. Para onde caminhamos? Onde tudo isto vai parar?
Começaram a aparecer sinais alarmantes desta situação. A crise econômica generalizada, os atentados amedrontadores em Rio de de Janeiro, Oslo e Iraque, as manifestações preocupantes da juventude de Inglaterra, Espanha e Chile e as revoltas a pipocar por todo o lado... são o princípio de um enorme icebergue que pode estar para chegar.  E tudo afeta a família e desinstabiliza a juventude. E desfeita a segurança nestas duas forças... cai na rua a violência e generaliza-se a criminalidade.
É nossa obrigação defender a família. Ela é um valor, uma referência e uma realidade geradora de laços necessários. É patrimônio da humanidade indispensável. É realidade necessária, universalmente aceite e tradicionalmente defendida. O ambiente de brincadeira no namoro, a irresponsabilidade nos compromissos, a infidelidade conjugal facilmente aceite, muito orgulhosamente defendida e muitíssimo praticada, a desobediência filial trocada pelo aventureirismo libertino, a invasão da droga e de outros vícios como a bebedeira.... não alimentam a esperança de um futuro melhor. Não se preocupar pela família é deixar tudo ao “deus dará”! É cair na bagunça, no desânimo, na desorientação geral.

ENRAÍZADOS E EDIFICADOS EM CRISTO, FIRMES NA FÉ!

O ser humano é muito tentado nas suas limitações. Sem medir  e aceitar sua fragilidade, pensa e exige ser o centro de tudo. Representa Deus pelas suas perigosas categorias. Invoca Deus pela ladainha de suas necessidades. Imagina Deus à medida das suas ambições de poder e riqueza. Para se aproximar do sagrado, acha que precisa de muito prestigio. Facilmente dispensa o transcendente e cai na miséria da suas limitações. Pensa que seus interesses são a mola real de tudo. Refugia-se na indiferença, no esquecimento... de Deus. Instintivamente combate Sua soberania e tenta substituí-lO em suas ideologias e afirmações pseudo-científicas. Vive na idolatria do poder, do dinheiro, do bem estar, do trabalho, do prazer... Destrói a intimidade pessoal, impossibilita a família, combate a vida. Está aí em voga a depressão, o combate à família, o aborto, a droga... o irracional. O ser humano, na modernidade, escolhe a felicidade no deserto, na perigosa opacidade das coisas mundanas, das realidades mesquinhas e passageiras. Vive-se no descuido e no engano do presente. Foge-se de Deus.
O caminho de Deus, para se aproximar da humanidade, foi oposto a tudo isto. Vestiu-se de simplicidade, enfarrapou-se na natureza humana, aceitou a fragilidade e a pobreza, foi simples homem, “filho do homem”...para se revelar aos homens. Pedro, na sua pretensiosa mania de imaginar Deus, deixa escapar sua admiração por Jesus que afirmou subir para Jerusalém, para a morte... e tenta afastá-lO do sofrimento (   ). Mas Jesus afasta-o e diz-lhe que está a fazer as vezes do diabo, do que é contra Deus. Era servindo e não triunfando que Ele nos salvaria. Servir até se sujeitar ao resultado da estupidez humana que foi a Sua condenação à morte na cruz. Quem fizer sua opção por Jesus não se admirará de ter que sofrer. O bem está perseguido pelo mal. Amontoar coisas não é possuir a felicidade. Buscar o prazer não é ter uma vida alegre. A surpresa espreita-nos a toda a esquina. Não adianta querermos realizar nossos caprichos contrários à Palavra de Deus. Notamos isso na natureza: as árvores têm que ser podadas para mais frutos produzirem; as bicicletas e os carros têm que ter freio para nos levar onde pretendemos; a alimentação, sem regra, traz doenças perigosas;  beber, sem controle, retira-nos a capacidade de raciocinar.
Não podemos desejar domesticar Deus a nossas manias. Não podemos querer reduzir Deus a nossos caprichos. Deus é Pessoa. Não é coisa, ideologia, frase feita, filosofia pensada ou modo de viver aceite. Não é uma tradição. Deus é Pessoa. É Vivente no presente. É nosso contemporâneo. E temos que nos saber relacionar com Ele. Não basta saber que Ele existe. É preciso saborear Sua existência, experimentar Seu amor... apreciando a oração e vivendo nossa vocação. Andar sem isto é não ter a temperatura necessária para a intimidade com Deus. E, sem esta, tudo é árido, insípido e nada entusiasmante. Precisamos de deixar que Ele nos invada, de O aceitar no total espaço de nossa existência. Precisamos de mergulhar em Deus, no Seu amor, na Sua graça. Não podemos contentar-nos com uma vida cristã anêmica... muito afirmada e nada vivida. Precisamos acostumar-nos a Deus,  apaixonarmo-nos por Ele e, depois,  testemunhá-lO. O Encontro Mundial da Juventude que se está a realizar em Madrid não é uma oportunidade para ver o Papa. É urgência de encontro com Cristo, é necessidade de sentir Sua presença e a beleza de Sua proposta. Bento XVI propõe aos jovens: “enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé!”

FAMÍLIA:
AMBIENTE PARA NOS ACOSTUMAR A DEUS

Terminamos a Semana da Família com uma caminhada que queremos marque novos rumos e o avançar da família para a sua alegre e feliz realização. Notou-se, com toda a satisfação, o interesse que os encontros, realizados nos bairros, por toda a parte, despertaram. Queremos dar graças a Deus por amores não cansados, por promessas não esquecidas, por vidas, no amor, realizadas. Sentimos felicidade no olhar e no viver de muitos esposos que, juntos e unidos no mesmo ideal, levam o mesmo jugo (cônjuges), e transportam,  em esforço mútuo e  força criadora, o dom do amor e da vida recebida de Deus. Podem não triunfar em gozo, mas vivem em alegria servindo a vida.
Mas vimos também,  desde modas usadas até comportamentos aventureiramente experimentados, muita falácia e dor. Crianças lançadas à rua, adolescentes abandonados, jovens super-aluados e satisfazendo-se prazenteiramente na droga e no sexo, famílias desfeitas fornecendo frustração e aumentando a bebedeira. Há sorrisos de felicidade em dias de casamento que se mudaram para lágrimas de sofrimento e frustração. Vimos o resultado de amores falsificados e facilmente trocados por passageiros gestos de prazer. Pudemos constatar casamentos sem consistência, sonhos bonitos mal sonhados que depressa terminaram em pesadelos. Nossos ambientes sociais estão cheios de perigos. Relativizou-se valores nunca bem assumidos, deturpou-se o modelo da heroicidade familiar, perdeu-se a responsabilidade educativa, trocou-se a fidelidade pelo aventureirismo, satisfez-se emoções e gostos passageiros, justificou-se, estupidamente, comportamentos baixos e estimulou-se a brincadeira irresponsável que afetou a vida familiar. Muitas brigas de hoje são a conseqüente continuação de doces palavras enganadores que deliciaram momentos de namoro. Muita infidelidade conjugal tem suas raízes na prostituição procurada e consentida durante a preparação do casamento. Precisamos de combater a passividade perante problemas sociais, frutos de desinteresse e irresponsabilidade. Basta de brincadeira e imaturidade na preparação do matrimônio! Basta de termos que aceitar a insegurança familiar  provocada pelo excesso de shows, por festas permissivistas realizadas em lugares impróprios e sem fiscalização e onde alguns senhores só procuram o seu lucro econômico. Desejamos mais autoridade em quem tem cargos de autoridade. Estamos cansados de meros observadores inoperantes. Pedimos que as instituições públicas não sirvam só para alguns senhores ganharem bons ordenados e passearem para a capital dias e dias seguidos, deixando Chapadinha ao “deus dará”, entregue à sofreguidão de inescrupulosos. Quem não tem vocação ou julga não ter vida para servir a população, que não viva servindo-se de um cargo para desprezar o povo. 


E  s  p  a  ç  o   i  n  f  o  r  m  a  t  i  v  o

 
 
1- Hoje, domingo, a comunidade de S. Raimundo inicia o festejo em honra de seu Padroeiro com o levante do mastro. Desejamos à comunidade feliz oportunidade de celebrar a Palavra de Deus e a Sua ação da Sua graça na vida de Raimundo.
       2-Tem decorrido com muito brilho e entusiasmo o Encontro Mundial da Juventude em Madrid. O tema “enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé!” tem proporcionado ocasião muitos momenstos de reflexão para aprofundar a pertença a Cristo. Estão presentes jovens de 160 nações. A presença de Bento XVI, saudado com muita alegria, criou a oportunidade de vários encontros com os jovens professores, as jovens freiras e com outros setores da sociedade brasileira.
        3-A Paróquia adquiriu um terreno de 20 por 30 metros no Recanto dos Pássaros. É de lamentar que quem está à frente dessa invasão tenha sido tão falso que entregou a outra igreja um terreno que tinha sido destinado a um templo da Igreja Católica.
       4-O Grupo Missionário João Paulo II tem continuado seu trabalho no bairro de Terras Duras. Todos os dias tem havido visitas às casas, trabalho com os jovens e celebração da Eucaristia. No dia 24 vai-se realizar uma procissão pelo bairro com a imagem da Padroeira da comunidade.
       5-Toda a matriz foi pintada, por dentro e por fora e foram restauradas as cercas das praças anexas.Também vão ser mudadas as duas portas do fundo do Templo. Também já se começaram a distribuir os cartazes-propaganda do festejo.
       6-Queremos agradecer à Câmara a aprovação da lei que tenta criar ambiente mais digno e humano no decorrer do Festejo da Padroeira. O conteúdo do decreto vai ser, certamente, aprovado pelo sra Prefeita e pensamos que nos anos seguintes não precisamos de tanta preocupação.
       7-Não basta ter boca para falar. É preciso saber o que se diz e ter dignidade moral para não nos indignar com nojeiras. Na sessão de quinta feira passada da Câmara, alguém leu um artigo do Boletim Paroquial, de há semanas, sobre a má aplicação de dinheiros públicos e a falta de limpeza da cidade. Pois, outro senhor, se levantou para defender a limpeza, os cuidados da Prefeitura pelo desenvolvimento do Município e para afirmar que o Pároco não anda nos bairros. A maneira ignorante de falar corresponde ao conteúdo mentiroso do afirmado. Porquê tanta relutância em admitir a verdade? Sabemos que essa ousadia super-atrevida só é possível por ser bem paga. Mas, mesmo assim, causa muita indignação vinda de quem não sabe ajudar e fiscalizar a administração pública nem deve saber o que está lá a fazer.
       8-A Paróquia vai fechar com toda a segurança que lhe for possível o terreno da Aparecida, destinado às futuras dependências da Diocese na nossa cidade. O jogo de bola lá praticado, além de abusivo e revoltante, tem cortado a energia elétrica do bairro por diversas vezes e gente não educada tem feito do lugar centro de prostituição e lixeira. Caso não seja respeitada o direito de privacidade teremos que recorrer a Tribunal.
       9-Decorreu no Centro paroquial de quarta a sexta-feira um encontro com agentes do Conselho Tutelar do Menor.
       10-O trabalho da Semana Nacional da Família foi muito participado. Muitas presenças  e bem interessadas. Trabalho a continuar depois da Semana. E, no Areal, o Tríduo Vocacional encheu a igreja todas as noites.
       11-Realizou-se com agrado de todos o encontro de formação com os catadores de lixo organizado pelo Grupo Missionário João Paulo II. Incentivamos os participantes a que não deixem morrer o trabalho iniciado.
       12- Sábado próximo, 27 de Agosto, vem à nossa paróquia o coordenador estadual da pastoral do idoso que promoverá um encontro de formação de líderes para esta pastoral. Desde já desejamos os melhores votos para esta pastoral  em nosso meio.





Nenhum comentário: