sábado, 27 de agosto de 2011

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - 28/08/2011


DIZER OBRIGADO É POUCO!

O Grupo Missionário João Paulo II veio passar mais um mês entre nós. Com saudade o vemos partir, neste domingo, para Portugal. Mas vamos continuar unidos e agradecidos por tanta prova de entusiasmo missionário, partilha e amizade. Este ano foi a comunidade de Terras Duras a ter o privilégio do trabalho do grupo, do interesse em reunir jovens e crianças, da Eucaristia diária. Mas notou-se a amizade semeada e frutificante nas comunidades visitadas nos anos anteriores.
GRUPO MISSIONÁIO JOÃO PAULO II NA DESPEDIDA DE CHAPADINHA
O Grupo é uma bela, animadora e natural expressão do sentido missionário da Diocese de Coimbra, no centro de Portugal que agora conta com um novo senhor bispo que era o reitor do santuário de Fátima. Digo “natural expressão” porque toda a igreja, toda a diocese e comunidade cristã devem ser missionárias, por sua própria natureza. Não é favor. É graça que Deus concede. Como entusiasma ver a preocupação missionária no sorriso e no esforço destes jovens!Queremos aqui deixar nossa admiração e agradecimento a D. Albino Cleto, anterior senhor bispo diocesano que sempre aprovou e ajudou o Grupo Missionário. A D. Virgílio Antunes, atual senhor bispo diocesano, queremos saudar com muita amizade, agradecer seu apoio e, se vem de Fátima, que Maria fortaleça a dimensão missionária de Coimbra. Daqui destas paragens nordestinas do Brasil o convidamos, ansiosamente, para que nos visite. Desejamos a sua presença, D. Virgílio, para lhe demonstrar nossa gratidão a essa diocese. Em nome da paróquia de Chapadinha, deixo aqui nosso abraço agradecido aos jovens do Grupo que vieram e aos que não vieram, mas trabalharam para estes virem. Ao P. Luis, a alma do Grupo, a promessa que não vamos deixar cair o esforço feito este ano em Terras Duras. A comunidade vai adquirir rumos mais sólidos e vai crescer com este empurrão. Estamos agradecidos por tudo que vocês foram, são e fizeram. Esta partilha é bonita e animadora demais para nós, missionários, que ficamos gastando nossa vida por estas paragens. Os Missionários da Boa Nova agradecem de coração vossa companhia, vossa partilha e vosso entusiasmo missionário. Durante o mês sentimo-nos menos abandonados pela igreja que nos enviou. Vosso Grupo Missionário foi elo de comunhão entre igrejas – irmãs que não pode quebrar-se. Dizer “obrigado” é pouco.
 
SENTIDO DO FESTEJO

A comunidade de S. Raimundo, assim como as anteriores de S. Pedro e S. Camilo, celebram o festejo de seus padroeiros com beleza, muita participação e ordem. O povo vem, celebra e depois convive com alegria ao sabor de um copo de mingau ou de caldo gostoso. As crianças também vêm e vão colocando na lembranças estes gestos que jamais esquecerão. A capela, em ambiente festivo, fica mais iluminada, enfeitada e os andores dos santos padroeiros lá estão em lugar cimeiro como proteção e estímulo a uma vida cristã mais intensa. As comunidades dos bairros saem destes festejos sempre mais animadas. São momentos propícios a uma evangelização mais intensa, são um convite à renovação de vida, a mais oração e convivência sadia. Não são festas populares no sentido amplo da palavra, ocasiões em que o povo manifesta espontaneidade, faz o que quer e se diverte de maneira a adquirir hábitos em que os vícios vencem as virtudes. São celebrações festivas, certo! Não negamos entrada a ninguém. São para todos. Certo! Mas não são para tudo. A Igreja não pode permitir que se crie ambientes contrários à moral cristã. Já bastam os que, mesmo com esforço, não se podem evitar.  Se eles existem, devem ser combatidos e não justificados. E não aceitamos que alguém nos queira vir usurpar o direito de organizar nossas festividades. Já fui Pároco em Mata Roma e Anapurús e mudei o dia da festa dos Padroeiros, estragando o esquema de shows em clubes e de movimentação de barraqueiros. Hoje essas Paróquias celebram seus Padroeiros em paz e em convivência sadia. As paróquias têm obrigação de restaurar o sentido espiritual dos festejos. Digam o que disserem, mas até a polícia tem menos que fazer se as Paróquias trabalharem. Se, ao longo dos anos, se acumulou muita arbitrariedade e oportunismo, temos que demonstrar que isso não pode continuar. Há coisas que revoltam. Só os burros é que não mudam. Olhem como eles se comportam nas estradas. Nem se mexem! E ninguém lhes muda o comportamento! Os seres huamnos não saõ assim. São caapzes de mudar! E as festas das paróquias não são as únicas para fazer sobreviver os barraqueiros.
Por exemplo, há anuncios que nos indignam, como:  “um baile em honra de Nª Sª das Dores!” Mas que falta de respeito e indecência isto! É obrigação da igreja limpar o terreno social, não permitir prostituição e desordem perto dos templos. E os festejos são sempre ocasião propícia para evangelizar famílias e para estas colaborarem, até economicamnente mais, com a comunidade. Interessa que todos saibam que a Paróquia tem obras sociais que precisam ser ajudadas.

E  s  p  a  ç  o   i  n  f  o  r  m  a  t  i  v  o



1 – Registramos com toda a indignação possível a má educação, a insolente provocação, a indignidade moral e a ofensa injuriosa que os protestantes da Caterpila fizeram à comunidade católica durante um pseudo-culto realizado na rua, frente à assembleia deles.
                                      
                                                                 Segundo testemunhas católicas locais as referências feitas a Nossa Senhora foram terrivelmente injuriosas assim como o que se disse sobre a Padroeira comparando-a a figuras espíritas possuidoras do demônio. Vê-se qual é o nível de fé dessa gente, como pratica a caridade, a má educação e a falta de respeito para com outras crenças diferentes da sua e até onde chega o atrevimento que raia os limites da total estupidez. Assim a continuar, com tanta arrogância e ofensa, teremos que recorrer a tribunal. E desejava que soubessem que a comunidade católica de Chapadinha está a ficar cansada de tanto saliência ofensiva e falta de respeito. Nunca houve tanta insolência da parte dessa igreja e pedimos aos pastores que revejam sua posição que não é normal e, muito menos, cristã. A enveredar por esse caminho de proselitismo e confronto, que imagem damos de tolerância e o que pode vir a acontecer no futuro? A injúria foi enorme e a revolta de quem ouviu é grande.

       Discordar é próprio de pessoas humanas, mas atacar e ofender é indigno de nossa condição de discípulos de Jesus. Que todos se lembrem que a comunidade católica também não concorda com muitas crenças dessa igreja, mas nunca nos confrontamos com tanta violência.
     2- A comunidade da Corrente vai continuando na celebração da novena de S. Raimundo. Tem tido muita participação. E, graças a Deus, foi retirado algum lixo das estradas no Bairro
 Sábado ao meio dia foi servido um almoço ao Grupo Missionário João Paulo II e à noite, com a presença do senhor Bispo, D.Valdeci,  foi feita a despedida do mesmo grupo.
       3- Esta semana fez-se as cavas para o muro no terreno da Tigela. Será reconstruído também o muro no terreno da Aparecida. Também se pintou a lanchonete na praça da Matriz.
       4- Esta semana foram visitadas as seguintes comunidades: Canto Ferreira, Madeira Cortada, Guabiraba, Mutuns, Retiro dos Oliveiras, Nova Belém, Vila Nova. Para visitar estas comunidades já vamos encontrando caminhos melhores por causa dos assentamentos. Mas para Mutuns só quase de avião.
      5 – Sábado, como de costume, houve reunião dos regionais das comunidades do interior.
       6- O Apostolado da Oração vai fazer 90 anos, no próximo dia 13 de Setembro, que trabalha em Chapadinha. Todos os seus membros tiveram uma manhã de retiro, no Centro paroquial com o  P. Luis Miranda.
       7- Durante a semana houve também, de terça a sexta, formação para catequistas dada pelo Pe. Neves e pelo Pe. Luís. Os encontros foram bem freqüentados e com muito interesse.
       8- Várias comunidades da cidade estão a preparar grupos de casais para celebrar o matrimônio. Para que o ambiente não seja de enxurrada, propícia à distração e não aceitação séria dos compromissos, a celebração vai ser combinada para ser feita por pequenos grupos.
       9- Esta semana vai ser colocado um novo sistema de som na Matriz. Há várias queixas que quem está no fundo do templo não escuta bem. E queremos também colocar um fundo musical na Matriz para que se crie ambiente de oração a quem entra no templo durante o dia.10- Esta semana vai ser colocado um novo sistema de som na Matriz. Há várias queixas que quem está no fundo do templo não escuta bem. E queremos também colocar um fundo musical na Matriz para que se crie ambiente de oração a quem entra no templo durante o dia. Também se vai substituir as duas portas antigas do fundo da Matriz e colocar forro na sacristia.
      10- Os preparativos para o Festejo estão a ser feitos com todo o carinho e entusiasmo de todos. A Matriz foi pintada e tem bom ambiente. Já temos o cartaz. Foram feitos 3.000 exemplares e estão quase todos distribuídos. Foi oferta da “Mais –Eletro” . Também o programa já começou a ser distribuído. Foi oferta do “Landry Móveis”. E este ano vamos ter 20.000 mensagens para distribuir por todas as casas. Foi oferta da “Vivo”. Também a Paróquia elaborou um pequeno livro sobre as Aparições de Nossa Senhora para ajudar a compreender o sentido geral do tema do festejo.Fez-se, na quinta feira, uma reunião com os responsáveis das comissões de trabalho. Vamos acionar a Canção Nova e o sistema de transmissão das cerimônias para a Praça.  
      11- A comissão dos leilões fará um grande almoço comemorativo na casa do sr. Dr. Pedro no dia 10 de Setembro a reverter para o santuário de S. Luzia. Hoje, logo mais às oito da noite acontecerá um grande SHW do cantor Francisco Marinho com a gravação do seu 1° DVD, também em prol da construção do mesmo Santuário de SANTA LUZIA, na Quadra do FAC. E no dia 11 teremos a presença do cantor Antônio Cardo , também com um grande show, com entradas pagas, na mesma quadra do FAC. As atuações na Praça estão a cargo da comissão de cultura./
     12- A Caminhada que a Paróquia promoveu no passado  domingo sobre a Família foi bem participada e correu bem. Começou pelas oito da noite com a participação de grande multidão. Exibindo dizeres e slogans foi avançando na direção dos lugares públicos da Câmara Municipal, Fórum, Secretaria de Saúde e Prefeitura. Em cada um destes lugares deixou um cartaz com sua recomendação no sentido de haver mais responsabilidade na administração e no uso dos poderes para a família ter mais estabilidade. Em diversas paragens leu-se a Palavra de Deus e escutou-se mensagens.Falou um casal sobre a dimensão sagrada e sacramental do matrimônio, uma jovem sobre o esforço para preparar um futuro melhor na vivência de uma liberdade responsável e uma senhora sobre a obrigação de todos participarem, sem medo, dos Conselhos e atividades públicas exigindo mais transparência e esforço pelo bem comum. 
Achamos que esta Caminhada foi das melhores que a Paróquia promoveu quer pelo número de participantes quer pela conteúdo da Mensagem que foi deixada. Durante ela celebrou-se a Palavra de Deus da festa da Assunção de Nossa Senhora que teve a sua continuidade na Celebração Eucarística já na Matriz. O templo estava repleto com muitas pessoas não podendo entrar.

ANIVERSÁRIO DA TOMADA DE POSSE DE DOM VALDECI


HOJE, dia 28 é o Aniversário do 1° Ano da TOMADA DE POSSE  do nosso Bispo Diocesano, Dom Valdeci na Diocese de Brejo. Parabenizamos o nosso Bispo pela efeméride.
Em oito( 08) de Outubro, a Diocese de Brejo completará 40 (quarenta anos de sua criação, quando foi separada da Arquidiocese de São Luis.
GRAVAÇÃO DO 1º DVD: CANTOR E COMPOSITOR F. MARINHO
Participe, logo mais no SHOW de gravação do 1° DVD do cantor FRANCISCO MARINHO.
Local = QUADRA DO FAC        HORÁRIO : a partir das 08.00 h da noite. Bom sucesso






Um comentário:

Paulo Sullyvan disse...

Olá meus caros, venho neste espaço, ser solidário aos caros amigos católicos no que se refere aos insultos impetrados à comunidade católica e sua forma de culto.
Sou Evangélico, e portanto, desprezo todo e qualquer tipo de preconceito. Entendo que tais sentimentos e posturas são incondizentes com aquilo que o mestre Jesus ensinou. Preconceito não é apenas anti-cristão, é falta de cidadania e falta de conhecimento.
Apesar de nossas diferenças teológicas, doutrinárias e litúrgicas, entendo que deve have respeito mútuo, esse é o verdadeiro ensino do mestre, e em última instância é como prescreve a lei brasileira.
Gostaria ainda apenas que fosse desgeneralizdo a "classe" protestante, e fosse declinado de fato a denominação a proferir tais ofensas, de uma vez que a religião protestante subdivide-se em um certo número de denominações. É importante fazer tal diferenciacção nesse post, para q também não enseje nas mesma prática discriminatória, pois as denominações possuem comportamentos e postura diferentes quanto ao trato das diferenças cúlticas e existenciais no que tange à coisa religiosa.
Fica aqui meu apoio e minha sugestão.

Paulo Sullyvan (Igreja Presbiteriana do Brasil em Chapadinha)