terça-feira, 25 de dezembro de 2012

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - ´BOAS FESTAS, HOJE É NATAL

Hoje é NATAL, quando a Família divina resolveu fazer da humanidade parte de sua família. " Deus amou tanto o mundo que lhe deu o seu Filho único para que todos que nEle crerem não se percam mas tenhama vida eterna" (Jo. 3, 16). Recebemos a Mensagem do nosso Bispo de Brejo que poderá acompahar aqui
Natal, confraternização do amor!
Caríssimos irmãos e irmãs,
Somos povo de Deus, e como discípulos e discípulas daquele que vem na fragilidade humana para nos conduzir à libertação e salvação: nosso Senhor Jesus Cristo, queremos celebrar a festa da confraternização do Deus amor com a humanidade.
Em tempos de individualismo, de ganância pelo lucro, de corrupção e de desprezos para com os pobres, como filhos e filhas de Deus, somos chamados e chamadas a ser profetas e profetizas da esperança. A exemplo do profeta Isaías, nós também devemos dizer: “Pois o jugo que oprimia o povo – a carga sobre os ombros, o orgulho dos fiscais – tu os abatestes como na jornada de Madiã” (Is 9, 3b).
Como igreja diocesana no Baixo Parnaíba, juntamente com outras organizações, somos chamados e chamadas a superar as trevas do descaso para com  as políticas públicas no que diz respeito à saúde, educação, segurança, política ambiental etc. O nosso ardor missionário deve nos impulsionar para alimentar a esperança e ter a coragem para dizer: vamos em frente não tenhais medo, “porque nasceu para nós um menino, foi-nos dado um filho e traz nos ombros a marca da realeza” (Is 9,5a). Esta certeza deve fortalecer o nosso compromisso com os jovens, comunidades ribeirinhas, comunidades quilombolas, empenho na luta pelas políticas públicas e solidariedade para com os lavradores e lavradoras que têm suas terras negadas. O natal deve despertar em nós o amor pela vida, o compromisso com os pobres, o empenho pela justiça e construção da paz. Façamos da nossa vida a manjedoura de Belém para acolher o menino Jesus no grito dos pequenos de hoje.            
Irmãos e irmãs, o natal é também uma festa de agradecimento. Agradecemos a Deus por estar próximo de nós o Emanuel “Deus conosco”. Agradecemos pelo empenho das nossas pastorais, organismos, grupos, movimentos, comunidades, padres, religiosos, religiosas, leigos, leigas, entidades, enfim, todos aqueles e aquelas que se empenham na luta pela defesa da vida e no compromisso com a justiça.
Como igreja porção do povo de Deus no Baixo Parnaíba, impulsionados pelo Concílio Vaticano II, vivenciando o espírito do documento de Aparecida e celebrando o ano da fé queremos ser discípulos e discípulas, missionários e missionárias de uma igreja comprometida com a vida e assim, vivenciar o objetivo das Santas Missões Populares em nossa diocese: motivar a diocese de Brejo a partir de Jesus Cristo, por meio do povo de Deus, a ser uma igreja discípula e profética em estado permanente de missão para a realização do Projeto de Deus no Baixo Parnaíba. Que seja esse nosso compromisso com o menino Deus, e assim podermos cantar com todos e todas “glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens por ele amados” (Lc, 12, 14).

                                               Feliz Natal e um abençoado 2013.

                                                   Dom José Valdeci Santos Mendes.
                                                  Bispo diocesano de Brejo   



Nenhum comentário: