domingo, 9 de dezembro de 2012

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - DEUS VEIO, VEM, E VIRÁ, ESTÁ VINDO, É ADVENTO.






Estamos no Advento, tempo litúrgico cheio de expectativa, alegria e acolhida. Não podemos ficar indiferentes. Não estamos no que é nosso. Estamos neste mundo de aluguel. De passagem. Qualquer dia estaremos de muda. E o dono, quem tudo vai decidir, está para chegar. Quem continuar entretido com as suas coisinhas e não der importância ao Natal do nosso Deus... no mínimo, é um  louco bem amalucado. O que fazemos e não tem o carimbo da eternidade... é uma ilusão. Ele não é filho de alguma princesa real, nem de um casal de famosos. É Deus que nos vem visitar. 

Gostamos muito de pensar que Jesus veio e virá uma segunda vez, como Rei e Juiz. Mas não nos podemos esquecer que Ele está vindo, continua a vir, vem a cada momento com Sua graça, embarca em cada acontecimento de nossa vida oferecendo-nos Seu amor. Começou a vir no seio de Sua Mãe, Maria e deseja continuar vindo a cada um, também por ela.

Advento não é tempo de medo, nem de angústia. Nem é tempo de espera. É tempo de certeza, de salvação, de Beleza e Felicidade. Jesus, no dizer de Alberto Caeiro: “é a Criança Eterna, o Deus que faltava. Ele é o humano que é natural. Ele é o divino que sorri e brinca. É, por isso, que Ele é Rei com toda a certeza. Ele é o Menino Jesus verdadeiro. A Criança tão humana que é divina.” Ele é um sonho que se realiza, o mais belo sorriso que a humanidade viu, a Criança Nova que vai alegrar a nossa aldeia, a Criança Bela que só Ela pode dar sentido ao nosso existir e motiva nosso olhar para fitar o mistério e  respeitar o divino em toda a parte. Advento é tempo de atenção, de preparação, de limpeza do coração onde Deus deseja fazer Sua morada.

Enfeitem as janelas, abram bem as portas, botem luzes, convidem o Peregrino a entrar! Não troquem o Deus Menino pelo velho nojento papai noel que a Coca Cola vestiu de cores bonitas para nos enganar. Que as famílias se preparem na alegria e na oração, que digam às crianças que Jesus também foi Criança e que veio para nos salvar. E fiquem todos sabendo: quem for orgulhoso, muito ocupado e auto-suficiente não terá Natal.  O Deus Menino bem quereria, mas vai passar sem poder entrar em sua vida. Que tristeza! Esse terá mais um falso natal, porque sem o Nascido. O único que nasceu no que era Seu


 SAUDÁVEL E NÃO SAUDOSA SAÚDE...

A Saúde está um caos em todo o país. Por toda a parte se ouvem queixas, se vêem filas e mais filas de espera para ter uma consulta. Em Chapadinha, foi-nos prometido um Hospital Regional. Não sabemos se vem ou se foi só promessa eleitoral enganadora. Mas receamos que seja como a água da CAEMA: já vieram promessas de 7 milhões, de 14 milhões e de 26 milhões... mas até hoje nada mudou. 

Dinheiro chegou, não chegou... de nada sabemos. Só sabemos que se S. Pedro não mandar chuva com fartura, nossas torneiras vão secar. Tem direito à Saúde quem tem dinheiro para se tratar, quem pode ir a S. Paulo ou a outra grande cidade e quem Deus quer que tenha saúde, porque para todos chegará o momento fatal. Em Chapadinha, não é preciso informação. Quem vai ao hospital, conta o que lá se passa. O caos é o mais caótico que se possa pensar. Olhem como estão os hospitais: os doentes têm que comprar tudo e é se querem! E quem é responsável por esta situação não tem vergonha. Mesmo sendo médico o administrador municipal... não há diferença! Tudo continua na mesma vergonhosa lástima.

A atual administração que está terminando colocou uma médica na Secretaria Municipal de Saúde. Mas, quantos dias por semana ela estava aqui? Quantos empregos tinha? Quantos vencimentos recebia? Quanto ganhava não é preciso perguntar! E Chapadinha já não é cidade tão pequena que se possa administrar à distância e se presuma que tudo vai bem. Não aceitamos que se brinque assim com a Saúde Pública. A Secretaria Municipal de Saúde precisa de uma pessoa conhecedora da área, sanitarista, bem capacitada na administração, a pleno tempo e bem ágil para trabalhar e fazer trabalhar. 

Chapadinha não pode ficar dependente de conveniências políticas desastrosas, de alguém ilustre, mas inexperiente em administração, de alguém especialista de renome em algum setor de saúde, com muitos diplomas e atualizações em Congressos internacionais, mas sem sensibilidade ao caos municipal. Não sabemos o que nos espera nos próximos anos. Ainda nada ouvimos falar. Mas aqui fica nosso pensar e que é partilhado por muito boa gente: não brinquem com Saúde Pública! Não usem a Saúde Pública para satisfazer caprichos pessoais ou para pagar favores políticos.  Não nos interessa famosos personagens, intelectuais extraordinários, mas que só sabem sobrevoar a realidade por cima e não descem às urgências concretas. Interessa à Saúde Pública de Chapadinha um bom sanitarista a tempo pleno, próximo da população e com respeitável autoridade para colocar ordem nos espaços públicos que são dedicados à Saúde e que, quando nos vier uma dor de barriga, termos, ao menos, quem nos atenda no hospital. 

Desejamos uma pessoa vocacionada a trabalhar pela Saúde do povo e não só preocupada em ocupar um espaço que lhe rende milhares e milhares. Disso já estamos mais que fartos!


 NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

1)- Hoje vai ser benzido, inaugurado e entregue o Centro Catequético da comunidade da Vila de Fátima. É o terceiro Centro Catequético que entregamos a comunidades nos bairros de Chapadinha, neste ano de 2012. Já fizemos o mesmo em Novo Castelo e Recanto dos Pássaros. Este Centro ficou um pouco mais caro que os outros por causa do terreno ser muito irregular, ter precisado de muito aterro e tivemos que levantar mais de cem metros de muro para separar do terreno dos vizinhos. Ao todo, 
a Paróquia gastou R$65.000,00. Achamos que de futuro, vai haver fornecimento de água pública à população para serem plantadas algumas árvores nos espaços livres. Toda a água que se gastou na construção teve que ser transportada do chafariz público. Desejamos que todas as comunidades se façam presentes ao ato que começará com a santa Missa pelas 16.00H na capela da comunidade.

                                                                                                          2)- A construção do bairro das 1000 casas continua. Já nos estamos servindo duma casa para guardar o material de construção e da água do poço que foi aberto. Infelizmente este deu em pedra tão dura que só tem 19 metros, mas foi também porque a nascente não deixou romper a pedra.
Na celebração de domingo foi explicado a todas as pessoas presentes que o Santo Padroeiro da Comunidade não podia ser Nossa Senhora Medianeira, como algumas pessoas tinham pedido, por ter a novena na mesma ocasião que a da comunidade do Areal a Cristo Redentor. E Nossa Senhora já tem seis capelas que lhe foram dedicadas na cidade. Então todos concordaram que o Padroeiro será S. José. A sua imagem que estava na Matriz quando chegaram os Missionários da Boa Nova e que agora se encontra na comunidade do Areal será arranjada e levada para a nova comunidade.

3)– Os ladrões têm sido diligentes nestas últimas semanas a invadir espaços da Paróquia. O ambiente das comunidades está a ficar muito tenso, tanto mais que já toda a gente se convenceu que não adianta e até piora a situação fazer a queixa na delegacia. É mau não se saber quem são os ladrões, mas, fica-se pior, sabendo quem são. Isso notou-se há dias em Novo Castelo que a população descobriu quem era o ladrão e foi buscar os objetos roubados. E foi tal a saliência da ladrão que um membro da comunidade perdeu a calma e ia havendo um acidente grave e apoiado por muitos.
Nas últimas semanas levaram os ventiladores da capela de S. Antônio, várias coisas da capela de S. Pedro, 300 tijolos da nova capela do Areal e agora, ultimamente, rebentaram uma janela da igreja do Pai Eterno da Corrente e, com uma enorme pedra, tentaram abrir o cofre das esmolas, mas não conseguiram, estouraram com um ferro o cofre do sacrário, mas também não conseguiram abri-lo. Depois levaram três caixas do som da parede. Os vizinhos ouviram o barulho, alguns vieram até à rua, mas como tudo estava escuro, só telefonaram para o 119 onde lhes foi dito que isso era com a polícia de Chapadinha. E ficamos à espera que nos assaltem outro espaço e que, talvez (como já se desconfia de quem são os assaltantes), haja alguma desgraça. Rogamos que, como está o ambiente, não seja apanhado o assaltante!

4)- No próximo domingo, dia 16, vai haver um dia dedicado à juventude na Paróquia, substituindo o dia Mundial da Juventude que não foi celebrado. Vai ocorrer uma assembléia no Centro e, depois da missa da noite, na praça da Igreja Matiz, algum movimento cultural.

5)- Temos no Secretariado algumas camisetas da Festa de setembro que foram mandadas confeccionar a pedido de muita gente. Agora, como estão à disposição, ninguém as procura. Temos também muitos exemplares da novena de Natal que começa no dia 16. E vário material de prenda, como, por exemplo, presépios para o Natal.

6)- Hoje, domingo dia 09 de Dezembro, vai haver a imposição do segundo rito do batismo para crianças da catequese e adultos. Como tudo é controlado e não se pode dar o Batismo sem estes ritos, pedimos que os pais não se esqueçam.

7)- Correu com muito brilho e participação a novena e a festa da padroeira da comunidade de Nossa Senhora da Conceição de Terras Duras. E está a decorrer a novena de preparação para a festa de Santa Luzia.

8)- Por notícias vindas de Portugal sabemos que faleceu a mãe do Sr. P. Justino e P. Manuel Bastos, a quem Chapadinha deve muitos favores, está muito mal num hospital. Pedimos orações pelas suas melhoras. O mesmo sabemos de Dª Nati, esposa do Sr. Antãozinho, que está em Teresina com filhas.

9)- O torneio de futebol da catequese (futsal) na modalidade Sub-13 teve como vencedor o Bairro da Cruz e como vice o Areal. Na modalidade Sub-16 teve como campeão O Centro e como Vice-campeão o Campo velho
Parabéns a todos que participaram e o movimento foi grande!

10)-  Comunhão Solene: Encontros nos dias 20 e 21 de Dezembro, após a missa da tarde que começa às 17.30H. Confissão – Todo o dia 22 de dezembro. Comunhão Solene: dia 25 na missa das 10.00H.
Profissão de Fé: Encontros: 27 e 28 de Dezembro; Horário: depois da missa da tarde na Matriz. Confissão: dia 29 de dezembro. Profissão de Fé: missa das 10.00H no dia 1 de Janeiro.


Nenhum comentário: