sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - A PORTA DA FÉ


" Ali chegados, reuniram a igreja e contaram quão grandes coisas Deus  fizera com eles,e como abrira a PORTA DA FÉ  aos pagãos" ( Atos, 14, 27)

Veja algumas afirmações da CARTA A PORTA DA FÉ, com a qual o Santo Padre conclama o mundo para que celebre o ANO DA FÉ:

“ Não podemos aceitar que o sal se torne insípido e a luz fique escondida (cf. Mt 5, 13-16).”

“Não foi sem razão que, nos primeiros séculos, os cristãos eram obrigados a aprender de memória o Credo.

 É que este servia-lhes de oração diária, para não esquecerem o compromisso assumido com o Batismo.” 

“Recorda-o, com palavras densas de significado, Santo Agostinho quando afirma numa homilia sobre a entrega do Credo: 

«O símbolo do santo mistério, que recebestes todos juntos e que hoje proferistes um a um, reúne as palavras sobre as quais está edificada com solidez a fé da Igreja, nossa Mãe, apoiada no alicerce seguro que é Cristo Senhor. 

E vós recebeste-lo e proferiste-lo, mas deveis tê-lo sempre presente na mente e no coração, deveis repeti-lo nos vossos leitos, pensar nele nas praças e não o esquecer durante as refeições; e, mesmo quando o corpo dorme, o vosso coração continue de vigília por ele».[16]

“O apóstolo Paulo permite entrar dentro desta realidade quando escreve: «Acredita-se com o coração e, com a boca, faz-se a profissão de fé» (Rm 10, 10). 

O coração indica que o primeiro ato, pelo qual se chega à fé, é dom de Deus e ação da graça que age e transforma a pessoa até ao mais íntimo dela mesma.”

“Para chegar a um conhecimento sistemático da fé, todos podem encontrar um subsídio precioso e indispensável no Catecismo da Igreja Católica


Segue abaixo os links para a Carta Apostólica Porta Fidei e as orientações para viver bem este Ano da Fé.




Nenhum comentário: