segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

PARÓQUIA DE CHAPADINHA -AJUDAR A EMPREENDER E NÃO A DEPENDER!



AJUDAR A EMPREENDER E NÃO A DEPENDER!

Não. Mil vezes não. Opor-se nunca foi apoiar. Colocar-se de lado não coincide com ficar no centro. Bajulação própria é inimiga de fidelidade grupal. O que foge às leis da sã convivência não deve ser considerado legal. Mas que seja legal! Não é nem nunca será moral. Estou-me a referir a algo que aconteceu publicamente, num momento solene do Município e num lugar público, no dia da tomada de posse da nova Autoridade Municipal e da escolha do Presidente da Câmara de Vereadores de Chapadinha. Atitudes públicas geram influência pública. Não podemos, portanto, admitir que se invertam valores, que se venda gato por lebre, que se confunda pouca vergonha com honestidade, que se faça o que calha e depois ainda se venha a público dizer que não é bem assim! Isso ofende a sociedade, suja a fama de quem o faz e revolta quem o tem que suportar.






Querer e não poder
Cidadão comum, numa sociedade de direito e em regime democrático, não pode ser reduzido a mero expectador nem a simples assistente do show de acertos ou besteiras que seus representantes políticos exibem. Sugestões, denúncias, alegre concordância, agradecimentos... tudo isto pode ser incentivo e maneira de intervir. Temos o direito de participar não só na eleição, mas também na apreciação do que acontece. E sabemos que política não é satélite para colocar noutra esfera, fora da órbita humana, ou para preservar de erro as pessoas eleitas para desempenhar algum cargo público. Ninguém, minimamente normal, pode empavonar-se, extravasar tanta arrogância, exibir tanta confiança em si como se tivesse o rei na barriga. 
o mundo ficou ao contrário



A quem tem vergonha, isso gera má disposição e transforma momentos solenes em velórios públicos, como já alguém afirmou. O simples cidadão que tem o mínimo de educação não pode assistir impávido e passivo a tanta bazófia “Não queira ir o sapateiro além do chinelo”. Lembrem-se os eleitos que estão investidos em autoridade e que devem trabalhar para a dignificar. E nunca para achar que tudo lhes é permitido para buscar promoção individual. Julgarem-se superiores a tudo e a todos, a ponto de se acharem no direito de dizer o que calha e fazerem o que lhes apetece. Isso, além de feio, demonstra má educação e muita falta de controle. Dizer algo e dar por não dito, confundir oposição com apóio, reprovar outros com razão e veemência e depois ficar ao lado deles como herói... isso é impensável, é vergonhoso e ofensivo ao bom senso. 




No meio do atrapalho uma fumaça
É comportamento sem moral e que não tem desculpas, porque denota que se pensa que esperto é só um e a sociedade é toda analfabeta. Desejamos atitudes públicas honestas e que os erros sejam, no mínimo, reconhecidos. Desejamos quem saiba ajudar o simples cidadão a empreender e não quem goste de fazer depender. Chapadinha tem sido muito prejudicada com arrogância de autoridades que pensam saber tudo e dispensam conselhos. Basta! Quem rouba prejudica, mas não prejudica menos quem aliena com populismo fácil. Nosso povo gosta muito de se dependurar, de se agarrar à Prefeitura e querer que Prefeitura solucione tudo. E, na vez de se comprometer, ficam pedinchando. 
Feliz da vida por dizer e não explicar





 Lute-se, sim, para acabar com vereadores que têm sua eleição sempre assegurada por centenas de empregos que arranjam para seus adeptos pela negociata do seu apoio ao Governo Municipal. E assim se descaracteriza a Câmara e se impossibilita seus objetivos. Essa negociata nojenta que leva Vereadores a passar de grupo para grupo à custa de centenas de milhares de reais públicos... tem que acabar.





É DEUS QUE CHAMA. E A FÉ É UM CAMINHO

A fé não é um ato nem um ritual. É um processo, uma caminhada, deve ser um progresso e uma vida de confiança continuada. As estradas da fé são longas. E têm encruzilhadas, miragens, muitos obstáculos e perigos de que é preciso desviar. É Deus que chama à fé e a fé é um caminho. E não se pode percorrer sozinho. É em comunidade que se deve avançar. Os magos eram três. Ajudaram-se uns aos outros.
Hoje celebramos a festa da Epifania do Senhor, da manifestação de Cristo aos povos. Os pastores foram convidados e vieram. Agora é o Natal que enche de felicidade também os ricos. Todos porque se abriram ao Reino de deus e entenderam os sinais de Sua presença. A luz não é vaidosa. O sol ilumina sem pretensões. Gratuitamente. Assim Deus resplandece e projeta luz em todas as direções. Deus abre os braços aos gentios. Também eles são convidados ao Reino.
Os magos vêm de longe guiados por uma estrela. Há sempre uma estrela no firmamento da vida de quem está atento aos sinais dos tempos. Deus lança um apelo, uma chamada a todos que se dispõem a fazer a caminhada da fé. Mas é preciso vencer alguns obstáculos. Quem não está disposto a fazer opção por Cristo, quem se agarra a tudo que encontra... não avança. Não chegará ao encontro com a alegria de ver a Deus, de O experimentar no seu existir. Os magos tiveram que vencer a incredulidade das suas famílias, dos amigos, dos vizinhos que não acreditavam no nascimento do Messias. Depois veio a encruzilhada de Jerusalém com Herodes a aparecer. Esta história tem muito a ver conosco.
A fé é um dom. Vem de Deus. É como uma estrela a brilhar, a iluminar. Mas, temos que não tirar os olhos dela. Por vezes, esconde-se, porque intervêm nuvens feiticeiras. Depois ainda há, em cada esquina, Herodes a aparecer e a enganar-nos. Há muitos Herodes por esse mundo fora: amigos de baralho, colegas de jogada que ridicularizam a preferência que damos a Cristo, nossa própria indolência, o ambiente de cepticismo que nos rodeia, o esforço que custa enfrentar o inesperado, o gosto pelo fácil, nosso próprio egoísmo... Quem não se desvia destes perigos, quem não toma outro caminho... cai na embuscada. E podemos só dar por ela quando estivermos na hora da morte ou ameaçados de morrer. E pode ser tarde! Não podemos brincar com a misericórdia divina!

               A QUEM NAVEGA SEM DIREÇÃO TODOS OS VENTOS SÃO FAVORÁVEIS.

              Homem e mulher são seres sexuados. Na integridade de seu corpo. Na totalidade de seu ser. Somos homem ou mulher, criados por Deus, iguais em dignidade, diferentes em funções e complementares na essência. O ser humano é sexuado. Não sexual,  porque  a sexualidade não é tudo nem tem  o  total  protagonismo  na  pessoa,  como  queria Freud. Os hormônios, fabricados pelas glândulas, são transmitidos pelo sangue às diferentes partes do corpo e fazem de homem e mulher seres diversificados, com características específicas. Desde as pontas dos cabelos até às unhas dos pés somos homem ou mulher com formas corporais não iguais e diferentes no pensar, falar, sentir, memorizar, olhar, desejar... Se houver harmonia e equilíbrio no nosso corpo e no nosso psiquismo somos bem diferentes, mas complementares. O ser humano é homem e mulher. Pode haver falta de equilíbrio individual, inexplicável pretensão em impor leis para agradar a minorias, sentida necessidade na satisfação de tendências geradas na falta de harmonia hormonal... mas é na diversidade de sexo que está a riqueza da unidade do ser humano e a garantia da continuidade da espécie. Formas culturais de pensar e desejos políticos de agradar não podem estar contra a natureza. Homem e mulher têm funções e atração que os levam a ter uma existência ao serviço da vida e do amor. Não somos criados para andar por aí como cachorros vadios. Nem podemos ser como as corujas que são aves noturnas. Nos animais irracionais, a sexualidade está controlada por instintos. O desejo é periódico. Por exemplo, cachorros e gatos só em determinados períodos são orientados para a fecundidade. Nos seres humanos, em idade adulta e sadia, essas funções existem sempre facilitadas por um prazer anexo. Quem não usa a inteligência para orientar seu comportamento desce a um nível inferior a qualquer irracional. Acaba por ser pior que bicho bruto.
A atitude mais coerente da pessoa devia ser a gratidão e o encantamento diante da obra divina. Homem e mulher, ao admirarem sua natureza que se manifesta em atração, prazer e amor para facilitar a fecundidade e o crescimento da felicidade mútua, deviam ter uma atitude de respeito e obediência ao projeto do Criador que fez o ser humano para se transformar em ser familiar. Na comunhão da diversidade está a riqueza do ser humano. Mas, infelizmente, não é assim. Despreza-se essa tendência para a comunidade familiar e procura-se a realização na satisfação egoísta e individual. Abusa-se dos dons divinos. Há pessoas que se escravizam umas ás outras. Temos uma natureza ferida e desfigurada pelo pecado, pesada demais porque nos puxa para baixo, para o fácil e opaca, porque, com dificuldade, para conhecer e aceitar as normais da Criação. E, como dizia o pensador Pascal, ou educamos e dominamos o prazer ou o prazer se encarregará de nos dominar a nós.
Amigos leitores, nestas épocas de festas sociais, seja este um assunto de conversa familiar. Cachorro vadio é que anda por aí. Satisfaz-se no que encontra e faz o que calha. A quem navega sem direção todos os ventos são favoráveis. Quem navega, só usando a força espontânea dos ventos, vai parar onde nunca pensou. E depois, nas praias do acaso, quantas lamentações e desculpas inaceitáveis e infernais! Quantas vidas destroçadas, quantos sonhos traídos, quantas famílias destruídas, quantas crianças abandonadas...! Não basta freqüentar colégios para educar a inteligência. É preciso também educar para a vida: educar e fortalecer a vontade para enfrentar forças adversas, educar sentimentos e paixões para não sermos arrastados a precipícios, educar a sexualidade para ela ficar a serviço do amor e da vida e não de atitudes irracionais.


           NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA
1- A construção de igreja de S. José continua. Começam a faltar meios, mas Deus lá vai ajudando. Estávamos pagando uma fatura de lajota e o dinheiro não chegava. Alguém, ao lado, diz: “dê o que tem que o resto fica comigo!”. E assim foi. Obrigado a Deus e ao amigo de quem Deus se serviu! Já foi também entregue a imagem de S. José para restaurar a Dª Genuina Pessoa a quem agradecemos por tanta dedicação.





2- Esta semana Irmã Prudência, Rogério e Ivanária participaram de um encontro em Brejo para preparar a Campanha da Fraternidade que este ano tratará sobre a Juventude.


3- Neste domingo, na missa das 20.00H, haverá a Primeira Comunhão de alguns adultos que se prepararam durante o ano na catequese paroquial. Damos este grupo como exemplo: jovens e pessoas adultas que vieram do interior e, não tendo tido oportunidade de, lá no interior, se prepararem para a Comunhão, ,procuraram aqui na cidade quem os ajudasse. E a catequese paroquial os ajudou.





4- Está havendo alguns casais que se preparam e celebram o seu Matrimônio nas duas leis, ao mesmo tempo. Há essa possibilidade. Diz-se: casamento religioso com efeitos civis. O casal vai ao cartório e prepara tudo para casar no civil. Dá também os nomes para o processo correr na igreja. Dias antes de casar na igreja vai ao cartório e pede uma declaração de habilitação para casar que entrega na igreja. Com essa habilitação, ao casar na igreja, casa também no civil. A cerimônia religiosa  serve   para   as   duas    leis
Depois a paróquia envia aviso ao cartório com ata do ato, elaborada e assinada pelo casal. E fica o casamento feito nas duas leis.



5- O ofertório feito no domingo passado para o missionário de Moçambique, P. José Adauto, rendeu R$1.901,00. Foi o ofertório mais generoso que se viu. Foi feito em todas as capelas. Foi entregue ao P. José Adauto 1.000 euros, o equivalente a 2.600 reais.


6- Esta semana foram visitadas as seguintes comunidades do interior: Poções e Baixão.


7- Estão a ser reparadas as capelas de Barroca da Vaca e Baturité por a madeira do telhado ter apodrecido.
8- Ainda não foram tomadas nenhumas medidas sobre os roubos feitos nas capelas e a descoberta do ladrão na capela da Tigela. É impressionante como os grupos de bandidos atuam, com toda a liberdade! No bairro da Corrente, numa padaria, o dono deu um tiro para o chão no momento em que um grupo abria a porta para roubar. Fugiram. Mas a mãe de um veio queixar-se que podia ter matado o filho!
9- Os carnês do dízimo estão a ser distribuídos. Entrega-se também um calendário a todos os dizimistas.
 10- Já foi encomendado o novo sacrário e um cofre para a Corrente. Os dois que foram rebentados estão irrecuperáveis, mas vão ser mandados para a fábrica a ver o que se pode fazer. Incentivamos todas as diretorias das capelas a colocar grades nas janelas e, para já, travas bem seguras.







Nenhum comentário: