domingo, 27 de janeiro de 2013

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - HÁ QUE GANHAR JEITO DE VIVER


Deparamos, freqüentemente, com situações tão esquisitas, com atitudes tão exóticas, com pretensões tão imprevisíveis que temos a sensação de viver no avesso do mundo. Estou-me referindo a um assunto que enche a opinião pública de Chapadinha. A situação foi provocada, na eleição para a presidência da Câmara, por determinadas atitudes públicas de arrogância desmedida e de pretensão dominadora tão exagerada que feriram quem tem sensibilidade pública. É estranho que, em democracia, alguém se pense tão superiormente dotado e tão, privilegiadamente, preparado para desempenhar determinada função pública que queira passar por cima de todos e a todos impor, descaradamente, a sua peregrina opinião.

 Essa ganância gerou relutância. (Aliás toda a ganância, mesmo a de alugar prédios pessoais à Prefeitura!). Provocou revolta na sensatez comum. O exercitar habilidades, combinar manobras, praticar convênios para que seja atribuído desejado privilégio a indesejado personagem... caiu mal. Gesto feio, nada nobre, ridículo até. E, pelo que aconteceu, com resultados humilhantes e vergonhosos para qualquer pobre mortal. Para viver há que ter jeito! E se ajeitar, de modo razoável, às circunstâncias criadas. Isto para quem quer viver com dignidade e intervir com responsabilidade. Para viver em sociedade, numa palavra, é preciso ser educado, ter hábitos sadios, caráter nobre, respeito, gratidão e bom relacionamento pessoal. A arrogância, a sobranceria, a dominação, a prepotência, a megalomania... são atitudes bestas que ficam mal a qualquer frágil ser humano. Venham de quem vier! Seja qual for a causa. 

O orgulho que cria mentes encharcadas de ilusões falsas ... não é bem vindo. Sobretudo na coisa pública que atinge a muitos. E esses gestos foram os primeiros. Outros estão sendo bem notórios. Impõe-se a todos, num estado de direito, aceitar o resultado das urnas e não querer criar Autoridades e Prefeituras paralelas. Em Chapadinha, que saibamos, não há sub-Prefeituras. Por isso, é preciso criar espaço para quem foi eleita poder governar. É muito bom ser educado e não se querer apoderar do que é alheio. Participar é uma coisa. Açambarcar e se preterir é outra. É feio que alguém se ache o máximo só por ser familiar de fulano ou sicrano (sim, porque há análises diferentes da mesma realidade! Uns podem pensar que alguém é um grande líder e, outros poderão pensar que esse não passa de um ficha suja!). Urgente, educação! Não rachar o poder! Não ficar sugando o que é público. Mesmo quem foi eleito não pode ficar torcendo só para seus interesses. Nos pormenores é que a pessoa mostra o que é. Temos todos que tomar consciência de que não podemos viver sozinhos. 

Ninguém é dono do mundo. Viver é estar em dependência mútua, é ter a consciência que todos precisamos uns dos outros. Isto é educação. E nunca criar campos estanques para prejudicar quem de direito. Quando alguém pensa que o que quer tem que ser, nem que vá à força (“ou vai ou racha!”), não adianta! Ordinàriamente racha e não vai. A situação de divisões no Governo Municipal (que é super evidente!) já está criando situações de contradição que indignam. Como se pode admitir um estado de emergência municipal e ao mesmo tempo continuar-se a contratar gente aos montes, a proteger a fantasia sobre a realidade no carnaval, a subir vencimentos 100% ...? Que emergência é essa? Venham explicações para público!

ONDE DEUS NÃO ESTÁ O DIABO É REI

A Igreja não considera o tempo de carnaval como maldito. Maldito é o diabo e o que ele gera de pecado. Carnaval é um tempo que precede os quarenta dias da quaresma que vão exigir seriedade de vida, mais penitência e esforço de conversão. Legítimo, então, que se aprimore a diversão para compensar os futuros rigores, que se permita certas euforias para depois, com mais coragem, estimular o combate a maus instintos pelo domínio do prazer ilícito. Quando pequeno, sempre achei o tempo de carnaval uma ocasião divertida. Em Portugal domina o entrudo, brincadeira em que as pessoas se fantasiam e brincam na rua. Quando, em 1979, vivi o primeiro carnaval no Brasil procurei divertir-me o mais que pude. Com jovens do antigo e saudoso JUC, visitei o Aldeota, a Churrascaria e o clube Ideal, os únicos lugares de diversão da época. Na quinta feira de cinzas fui surpreendido pela notícia dum jornal de Teresina que dizia: “padre dança carnaval e nega cinzas!” Na verdade, não impus cinzas na quarta feira de manhã, porque à porta da matriz só vi bêbados deitados. Então decidi fazer a cerimônia das cinzas à tarde. E, por toda a experiência que tenho dos ambientes carnavalescos e de suas conseqüências venho-me convencendo que se exagera muito na brincadeira. Tempo de carnaval aqui não é tão inocente como eu vinha julgando. Procuro então ausentar-me das manifestações carnavalescas, porque exageradas em muitos pontos: no barulho, nos gastos, na pouca vergonha...

 Há quem, para se divertir, ache necessário arquivar o bom senso, esquecer a vergonha e preferir atitudes não inteligentes. Para se ser engraçado não é preciso molecagem. Brincadeira não é sinônimo de bandalheira. Já diz o velho ditado: “quem deseja ser brasa depressa vai virar cinza”.
Carnaval não deveria ser considerado tempo de libertinagem com possibilidades de saúde descuidada, barulho ensurdecedor, vícios engordados, sexo brutalizado, família marginalizada, ambiente achincalhado... Onde Deus não está o diabo é rei. O que não dignifica a pessoa, a todos prejudica. Não sou contra a dimensão lúdica. Mas não aceito que se gaste tanto dinheiro com fantasia e se esqueça a realidade da saúde pública, da segurança, do meio ambiente e de tantas outras urgências públicas. 

Carnaval não é sinônimo de mostrar carne, exibir sebo, descascar o corpo e ficar como pêssego de compota a balouçar na rua. A fruta descascada dura pouco tempo. Gente sem vergonha transmite peçonha. Na deliberada permissão de uma temporada em que não se respeita a lei da decência pública nem as conveniências da sã convivência, onde se esquece as exigências morais, onde se estimula a volúpia, onde se exagera o uso de bebidas alcoólicas... ensaia-se um futuro de miséria. Está-se criando uma juventude na podridão e levando o país para a lixeira. No estrangeiro fico envergonhado quando vejo propaganda turística do Brasil feita com cartazes onde predomina o nudismo. E assim se atrai a vinda de mais podridão onde já há tanta! Mas viva quem se diverte em família, quem foge de exageros, quem não abdica de sua dignidade e procura ambientes inteligentes!



                               VIVER A PALAVRA, NÃO  O  PALAVREADO!

Tem Palavra e tem palavreado. Deus é e tem Palavra. Manifestou-se em Cristo. Veio da Palestina, mas encheu toda a terra. Foi até os confins do mundo. Cristo é Palavra verdadeira, o Verbo vindo do Pai, Palavra em ação. Foi a força criadora no princípio e é força de ação hoje. A Palavra de Deus manifesta-se e cumpre-se em Jesus de Nazaré. Ele é a Palavra de Deus em dinâmica de Salvação. Fora dela não há vida.
A Palavra de Deus não é uma fé. Mas indica o caminho para a fé.
A Palavra de Deus não é uma ciência. Mas é a chave da ciência. Não pode haver contradição entre as duas.
A Palavra de Deus não é uma história. Mas é a voz de Deus na história, fazendo História.
A Palavra de Deus não é uma política. Mas é a norma da política. Política sem respeito à Palavra de Deus não tem ética nem moral. Não é arte, ciência e virtude do bem comum. É falta de caridade, estupidez, interesse próprio..
A Palavra de Deus não é uma religião. Mas é o pão da religião, o sangue que mantém viva a religião.
A Palavra de Deus não é uma bíblia. É a Bíblia. A única que contém a Verdade. Não pode ser mudada. Sem a Palavra vinda de Deus, outras bíblias são livros inventados. A Igreja Católica recebeu a Bíblia, preservou a Bíblia que passa pela Tradição e tem a sua legítima interpretação recebida e assistida pelo Espírito Santo (Estarei convosco até o fim dos tempos - Mat.28,20).
A Palavra de Deus convoca para a festa, a verdade, a alegria, a gratidão.
A Palavra de Deus é força de encontro na liturgia que atualiza o mistério.
A Palavra de Deus é recado formativo na catequese, força de ação na pastoral, transmissão de valores na vida. Sem ela, o homem divaga para o vício, perde-se nas dificuldades.
A Palavra de Deus ilumina e aquece. O fogo procura-se na fogueira. Ela é a sarça ardente que se não consome.
Sem ela dominam as trevas nos ambientes e a desorientação nas pessoas.
A Palavra de Deus liberta e salva. Sem ela, o homem vive amarrado nas suas limitações e escravizado em seus hábitos.
A Palavra de Deus está ao alcance de todos. Se a ouves, entende-a. Se a entendes, aceita-a. Se a aceitas, vive-a.
Sem a Palavra de Deus, tudo o resto é palavreado. É falsidade, ilusão...

N O T Í C I A S   D A   P A R Ó Q U I A 
1- A construção da igreja de S. José continua. Esta semana vai-se começar a colocar a madeira do telhado. Várias pessoas nos têm interrogado sobre o tamanho da construção. Apenas dizemos que olhamos a realidade do Município. Não queremos daqui a anos ter que fazer outro templo.
2- Os acólitos vão neste fim de semana ficar na lanchonete. Alguns grupos desejam comprar turíbulo e naveta para a sua comunidade e achamos legítimo
3- Nesta semana, sexta até domingo, vão para Brejo representantes das comunidades da cidade e do interior e da estrutura da Santa Missão Popular. É o primeiro retiro diocesano. Depois vamos pensar fazer o primeiro retiro paroquial. Começamos assim a entrar em pleno no trabalho da Missão. Para nos preparar para esse retiro, hoje, domingo, pelas 15.00H, no Centro, vai haver uma reunião para todos que vão ao retiro.





4- Quarta-feira vamos também fazer uma reunião com representantes de todas as comunidades , movimentos e pastorais para preparar a Campanha da Fraternidade – 2013. Peço que não faltem!

5- A Paróquia está pensando em adquirir alguns instrumentos de som para fazer a divulgação das atividades da Santa Missão. Para já está-se adquirindo bicicletas sonorizadas. Na semana passada também se mandou fazer uma bandeira da Missão e outra do Divino. Também estão a ser feitas camisetas com a bandeira da Missão para serem vendidas ao preço do costume. Cada católico tem que se comprometer com a iniciativa da Missão e mostrar que é missionário de Jesus.


6- A bandeira da Santa Missão tem o mapa do Município de Chapadinha como fundo, em verde, cor da esperança e das nossas florestas. A Eucaristia e a Bíblia abraçam todo o espaço e indicam que têm a centralidade total no trabalho de evangelização. O tema é: “Vim para que todos tenham vida e vida abundante” (Jo.10,10). O lema ou meta: “Construir comunhão para viver a Missão”. Um cartaz com esta bandeira faz ser colocado nas comunidades e pensa-se arranjar outros mais pequenos para trazer nos carros e colocar nas casas.





7- As praças da Matriz estão sendo limpas. É nosso desejo colocar um piso novo na praça da caixa de água e arranjar um espaço para as crianças que vêm com seus pais à missa se possam ficar lá a entreter, assistidas por pessoas responsáveis, para libertar os pais da preocupação. Mas isso, por enquanto é só desejo, porque a igreja de S. José nos está absorvendo tudo.



8- No fim desta semana vai começar a novena a Nossa Senhora de Lurdes no bairro de Recanto dos Pássaros.


 9- A viagem da Irmã Márcia e de P. Antônio para Portugal vai acontecer, se Deus quiser, no próximo dia 14 de Fevereiro. Como todos sabem, Irmã Márcia vai integrar uma comunidade das Missionárias da Boa Nova em Maputo, capital de Moçambique. Estamos pensando fazer a despedida da Irmã no dia 03 de Fevereiro, à noite, na Matriz.


10- Ainda não foram tomadas medidas para advertir o ladrão das capelas que foi apanhado na Tigela. Por pouco que não foi morto pela população do lugar quando já tinha caixas de som e cofre da comunidade na estrada para levar. O sacrário que foi rebentado na Corrente já tem substituição e foi mandado vir um cofre de ferro para substituir o outro que não tem conserto.
11- Continuam em aberto matrículas para Crisma. E esta semana (não esqueçam!), é dia de confissões na próxima quinta feira. Embora não sendo a 1ª quinta feira do mês é a véspera da 1ª sexta feira. Depois do carnaval avisaremos matriculas para a Catequese.




 


















Nenhum comentário: