segunda-feira, 24 de junho de 2013

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - 23/06/2013 - O CRISTÃO TEM COMO LEMA VESTIR A CAMISA DE CRISTO



Hoje somos convidados a vestir a camisa de Cristo

"Vós todos que sois batizados em Cristo vos revestistes de Cristo” ( Gál. 3, 27)


Os apóstolos andaram três anos com Jesus. Numa dada altura Jesus fez-lhes uma pergunta que os abalou: “ quem vocês pensam que eu sou?” Dizer o que os outros pensavam era mais fácil. Mas eles mesmos? Aí ficaram de queixo caído e de boca calada. Só São Pedro arriscou: “ o Cristo de Deus” ( Lc. 9, 20).  E de quebra Jesus deu a seguinte lição:  “Esse Cristo de Deus, que sou eu deverá sofrer muito” ( Lc 9, 22). Eles não entenderam bem o significado. “ Iriam entender depois, no dizer de São João ( Jo. 14, 26).


Por quê Jesus iria sofrer muito? Porque, no dizer de Augusto Cury” sendo ele a pessoa mais importante do mundo foi a que mais se esforçou e sofreu para tornar os outros importantes “ ( Conferência produzida na Santuário da Aparecida em 15/06/13). Justo, o inverso do que todo mundo costuma fazer: se tornar importante às custas do sofrimento dos outros

E por tabela, mais à frente, Jesus tinha condição de declarar: “ Se alguém quer me seguir renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e me siga” ( Lc. 9, 23). E para que Jesus fez isso? Assistimos nestes últimos dias a um país que está pegando fogo - a primavera brasileira.


Praças e ruas cheias de cidadãos gritando por justiça, por moralidade e moralização, transparência e contra a corrupção. Porquê? Porque tem pessoas que querem se tornar importantes e ricos e poderosos às custas de tornar os outros desprezíveis, pobres e sofredores. Justo, o inverso do Mestre dos mestres  ( A. Cury).

Nós seremos pessoas mais justas, mais solidárias e menos corruptas.



Então a primavera brasileira e a afirmação de São Paulo de 
“ nos revestirmos de Cristo” será mesmo “ vestir a camisa de Cristo”. Só quando aprendermos a lição de Jesus e vestirmos a sua camisa  faremos um país mais justo, mais igualitário e menos corrupto.





           
                 NOTICIAS DA PARÓQUIA

- A comunidade de S.Pedro do Campo Velho está em festejo do padroeiro S.Pedro. Hoje, 2.ªF.ª é a 5ª Noite da Novena, ao c/ dos Homens do Terço e participação das Comunidades da Aparecida e Tigela, Pastoral da Juventude.

A cruz da JMJ - BOTE FÉ - anda percorrendo as Comunidades da cidade. As Comunidades têm feito lindas programações em torno do evento, para reavivar a fé e se colocar em sintonia com o movimento global Jornada Mundial da Juventude. Têm feito parte dessas programações semanas de louvor, palestras e filmes. Nesta semana está na comunidade do Novo Castelo.

- A Comunidade de São José da Bela Vista já conseguiu rebocar o exterior da igreja de São José,que ficou ao seu cuidado. Conseguiram a areia necessária e o cimento, ficando a mão de obra com a paróquia. Já arrumaram também um local para dançar as quadrilhas.

- P.Neves tem dado notícias e passa bem. P.Antônio sofreu uma queda e levou alguns pontos na cabeça, mas está recuperando bem.

- Estão faltando em tempo regressivo somente 30 dias para a visita do Papa Francisco ao Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude. Na missa de ontem, na matriz, alguns jovens se manifestaram para recordar a data.

- Os retiros paroquiais das Santas Missões Populares já deram início. o primeiro setor a fazer o retiro foi o setor 04 - Capela de Aparecida e de S.Francisco do Bairro da Cruz, nos dias 15 e 16 de Junho. 
O próximo setor será o setor 06 e 07 de Julho na igreja do Cristo Redentor do Areal. Na mesma data também acontece o 1º retiro dos setores do interior, na comunidade da Mangabeira







Nenhum comentário: