sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - COMUNIDADES, REGIONAIS E SINDICATO INICIARAM MOVIMENTO DE APOIO À COMUNIDADE TIÚBA


O Papa Francisco botou um dos mais belos documentos que a Igreja já viu sobre “ O ANÚNCIO DO EVANGELHO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO” ( 24.11.2013)


No cap. 4º “ A dimensão social da evangelização” fala que “ a atividade da Igreja não é só levar almas pro céu” ( n. 183)


O melhor objetivo do ser humano é “deixar a terra um pouco melhor depois da nossa passagem por ela” ( n. 183).


Por isso, todos os cristãos, inclusivamente padres e pastores são chamados a se preocupar coma construção de um mundo melhor” (n. 183)

Para a Igreja, “ a opção preferencial pelos pobres é uma categoria teológica” ( n. 198), é o centro da mensagem do evangelho. “ O que fizeram aos mais pequenos dos meus irmãos foi a mim mesmo feito” ( Mt.25, 40).

É por isso que estamos preocupados com os nossos irmãos da comunidade de TIÚBA que estão sendo alvo de perseguição há vários meses. Neste sentido, várias comunidades  do interior se articularam para visitá-los no primeiro domingo de Janeiro, dia 05, no sentido de prestar-lhes solidariedade de apoio, de amizade e oração.

Ao mesmo tempo foram também quase todos os Regionais que lideram várias comunidades. Foi agradável ver também a parceria do Sindicato, pois a diretoria se fez presente, levando o  carro cheio de sindicalistas. P. Casimiro, o prof. Tiago Rodrigues e vários jovens fomos também participar da celebração promovida pelas comunidades e Regionais.

Vários líderes das Comunidades deram belos testemunhos de como as comunidades saíram vitoriosas de perseguições semelhantes, como na Vila Borges ( Sangue), Vila Januário( Guariman), Vila Pandoca, Barroca da Vaca, Canto do Ferreira e Vila Chapéu .
( Veredão).

Em várias destas Comunidades teve prisões, destruição de casas, roças queimadas, ameaças de morte e capelas destruídas( Vila Borges, Sangue) e Vila Chapéu( Veredão).  Porém, a vitória chegou sorrindo  com seus frutos de agradável sabor, como falou um regional na Celebração.

E esta vitória chegará também, porque o Deus que defende os pobres é o mesmo, e só está aguardando a mesma Comunidade da TIÚBA passar no teste da mesma firmeza.

As fotos que você vê são a prova de que  a Igreja que se inclina sobre o sofredor é a igreja “ tocando a carne de Cristo nos sofrimentos do povo”. (Papa Francisco), n. 24

Padre Casimiro
















Nenhum comentário: