domingo, 5 de janeiro de 2014

PARÓQUIA DE CHAPADINHA - URGENTE EVANGELIZAR A DIMENSÃO SOCIAL


Cristo não veio só para salvar nossas almas. Veio redimir toda a realidade humana. Realizar em tudo o reino do Pai .A pessoa humana não é solitária. Não pode viver sozinha. É feita para o relacionamento. Todos nós somos relação. Mas tem quatro relações que são essenciais. É como o carro normal que só anda se tiver quatro rodas. A pessoa humana deve:

1.º - saber relacionar-se bem consigo mesmo ( ter intimidade, gostar de si, cuidar da sua saúde, ganhar personalidade, ter moral, adquirir hábitos bons de verdade e bondade, ser instruída, fortalecer a vontade...)

2.º- saber relacionar-se com os outros (viver com respeito na sociedade, buscar a fraternidade, respeitar a diversidade temperamental das outras pessoas, ajudar quem precisa, promover desenvolvimento social, saber escolher as autoridades, respeitar o direito dos outros e cumprir seus deveres, participar da política, viver em família, trabalhar...)

3.º- relacionar-se em harmonia com o mundo (não destruir a natureza, ser limpo, criar higiene nos ambientes, fazer evoluir os processos de cultivo da terra, evitar inundações e destruições, promover a paz e evitar guerras e a fabricação exagerada de armas que fomentam confrontos...) 

4.º- relacionar-se bem com a transcendência de Deus (conhecer Sua vontade, provocar encontro pessoal com Jesus, viver sua fé integrando-se na dimensão comunitária, desenvolver seu amor e compromisso fraterno...).


Para nós parece que a dimensão mais difícil é a segunda: a dimensão social. Temos um passado que muito influenciou nossa mentalidade. A escravatura despersonalizou, reduziu a instrumento de trabalho as pessoas. Criou dependência. Criou o domínio de uma minoria. 

Depois veio o coronelismo. O latifúndio prolongou a escravatura, Quem não tinha terra não tinha liberdade, nem casa. Vivia num abrigo como simples morador. Não podia ter porta nem janela que eram substituídas por esteira ou tapagem de talos de buriti. Criança era chamada “bichinho”, ”carrapatinho”. Velho era “bicho nojento”. Tantas vezes ouvi estas expressões: “Estou empurrando a vida”, “estou só vivendo”. 

Falta a dignidade, a liberdade, a criatividade, a participação. E isso tem consequências no presente. Frutos amargos colhidos em má época. E continua hoje gente sabida a explorar esta situação. Tem políticos que sabem enganar, comprar pessoas, continuar a despersonalizar, a criar dependência em seu favor. 

Basta ver quanto ganha um político e quanto ganha um trabalhador, mesmo com curso superior! E já notaram como reage a nossa gente quando houve a palavra política? – Baixa a cabeça! Consente! Ainda se sente bem dominada! Eles é que são gente! Nós... E isso não é ser cristão!

AGRADÁVEIS LIBERDADES, PERIGOSAS CONSEQUÊNCIAS!

Uma frondosa árvore nasce de uma pequena semente. Uma grande obra começa pelo escondido alicerce. Um grande rio tem o seu início numa pequena nascente. A grande extensão das praias forma-se de pequenos grãos de areia. A imensidão do mar é composta de pequenas gotas de água. 

Assim o amor. De um relançar de olhos nasce a observação. A observação leva à simpatia. Da simpatia nasce a força da atração. A atração facilita a aproximação. E na aproximação se gera a amizade. 

O amor é como uma semente que vai germinando, uma nascente que vai engrossando, alargando as margens e ganhando profundidade. Mas tudo tem as exigências que devem ser respeitadas. Há nascentes que morrem antes de se tornarem rios. Há sementes que não se desenvolvem por falta de ambiente. 

Há alicerces que, por falta de firmeza, não aguentam o peso do edifício. Assim um namoro, só com ajuntamento de corpos, é prostituição. Namoro sem o aprofundamento de mentalidades, sem a análise séria da realidade, é brincadeira perigosa. Namoro só empurrado por tendências afetivas é inútil passatempo. 

Namoro só levado ao sabor do prazer prende a liberdade, cega a capacidade de análise, impossibilita a escolha, escraviza e ensina, no futuro, a viver na libertinagem. É antecipação certa da derrocada matrimonial. 

O Papa Francisco aconselha os jovens a apreciar a beleza da vida, a procurar a bondade no relacionamento, e a se deixar seduzir pela força da verdade. Pequenos gestos, insignificantes atitudes, apetitosas liberdades, no namoro, têm forte repercussão na vida familiar. Antes prevenir que remediar. Antes evitar agora que se arrepender depois.


A Lei Orgânica do Município
A Lei Orgânica do Município de Chapadinha, Constituição Municipal, diz no seu artigo 179 que “O Município promoverá proteção especial ao casamento e assegurará condições morais, físicas e sociais indispensáveis ao desenvolvimento, segurança e estabilidade da família”. 

E, na alínea II do parágrafo segundo do mesmo artigo, acrescenta: sejam adotadas, entre outras as seguintes medidas: “ação contra todos os males que são instrumento de dissolução da família”. Será que esta lei é conhecida? Cumprida não é.


A família é santuário da vida A família é escola de valores. A família é igreja doméstica. A família é o coração da sociedade. A família é a maior riqueza que se pode ter. Não troque a família por coisa nenhuma do mundo!


Nenhum êxito fora do lar compensa o fracasso familiar. O amor não morre. Muda, sim, com facilidade, de domicílio. Quando se diz que não se aguenta mais um casamento é porque se buscou já uma alternativa que corrói e matou o compromisso existente. Não pense solucionar problemas familiares com berros ou brigas. Se zoada valesse porco não morria. Escolha sempre o diálogo, onde os dois ficam ganhando. Não há vencido nem vencedor.


O pássaro voa, o peixe nada, os animais se movimentam. O ser humano ama. Sem amor, ninguém aguenta viver feliz. Amar não é querer alguém construído. Amar é construir alguém querido. Na família todos devem aceitar o serviço de ser ajuda para os outros. Ninguém se deve arvorar em juiz de condenação. 

Família é escola e não tribunal.
Dizia S. João Bosco que Deus nos colocou no mundo para os outros. Quem quer viver só para si desperdiça a vida e não encontrará felicidade nunca. Amar por interesse próprio é negócio. Amar por prazer é prostituição. 

O casamento decreta a morte ao egoísmo. Morre o “eu” que queria estar no centro de tudo e começa a viver o “nós” para todos chegarem à unidade de sentimentos e à comunhão de corações. Amor verdadeiro é esforço para fazer o outro feliz. Amar exige renúncia, oblação de si, controle de seus instintos.


            NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA 
1. Terminou a construção do centro Catequético da comunidade de S. Antônio. Duas salas, um salão e dois banheiros. Foi também levantado o piso da frente do centro e colocadas grades em todas as janelas do centro e da capela.

2. Começou a construção da capela de Nossa Senhora de Lurdes no recanto dos Pássaros. Terá apenas 20 metros de comprimento e 10 de largura, porque o terreno não dá para mais. Pensa-se fazer depois uma gruta com água a jorrar.

3. No dia de Ano Novo cerca de 200 jovens fizeram a sua Profissão de Fé. A Matriz estava repleta e foi belo ver os jovens bem alegres e dispostos a professar sua fé. Todos receberam um papel com a explicação do seu gesto e o conteúdo da fé da igreja. No fin
al da Celebração, 17 jovens fizeram a sua consagração solene a Nossa Senhora e se comprometeram na participação do grupo “Servos do Evangelho”. Esta foi uma celebração cheia de beleza e carregada de muita esperança para o futuro da juventude na nossa Paróquia.

4. O “Concerto de Natal” levado a efeito pelo Coral Paroquial “Papa Francisco” e pelo Grupo de Teatro João Paulo II, na noite do dia de Ano Novo, foi um agradável sucesso, que a todos que vieram assistir. Encantou pela arte, beleza de cores e harmonia de sons. Foi o resultado bem sucedido de muitas horas de trabalho, ensaio, esforço e dedicação... mas resultou em beleza ímpar e em agrado total. Nunca tínhamos visto em nosso Município coisa semelhante: pessoas de muitas idades, de várias comunidades, formação diferente... conseguirem realizar tamanho trabalho artístico. Sem esquecer a coreografia fascinante aí apresentada. Parabéns ao Prof. Tiago que se empenhou a sério neste trabalho e demonstrou alegria, beleza, arte e imensa capacidade de ensaio, de regência e organização.
Tudo que dissermos será pouco para explicar essas duas horas de música natalina bem executada a vozes, mensagens interpelantes em vídeo e imagens bem escolhidas para sintonizar a atenção de todos. Parabéns, muitos parabéns! A Paróquia sente-se honrada com este trabalho tão belo e dignificante!  Pena foi que a assistência não foi tão numerosa como seria de esperar diante de um trabalho desta envergadura artística!

5. Convidamos o grupo dos coordenadores dos acólitos a reunir-se às 14.00H e o Conselho Paroquial para também para hoje, dia 05, se reunir pelas 15.00H no Centro Novo. Precisamos começar a pensar no segundo retiro das Santas Missões Populares nos setores e colocar todos ao corrente de algumas notícias.

6. Registramos com muita alegria e agradecemos a presença do Sr. Pe Francisco Sequeira, que está entre nós desde meados de Dezembro. Ficará cerca de 4 meses. Dá-nos muita alegria este gesto de dedicação apostólica mesmo com 85 anos.

7. Já nos foi comunicado, pelo Superior do Instituto dos Missionários da Boa Nova, que o seminarista Francisco Mário que já fez um ano de estágio conosco irá chegar pelo fim do mês e que ficará na nossa Paróquia até receber o Diaconado. P. Antônio manda lembranças a todos, continua dizendo que deseja vir para Chapadinha, mas precisa de fazer uma cirurgia  para colocar um marca-passos para lhe ser ritmado o trabalhar do coração.

8. Os dizimistas já poderão levantar  o carnê do dizimo no secretariado paroquial.




  


Nenhum comentário: