segunda-feira, 11 de maio de 2015

A planta e os ramos - Jesus e nós


“ Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto se não permanecerdes em mim” ( Jo.15, 4)
Somos interdependentes, não somos isolados. Desde tempos de uns 12 mil anos atrás os seres humanos começaram dominando a terra e dividindo-a entre si como se dividem objetos e pedaços de queijo. E acharam-se os donos. E desde então a humanidade vem pagando um preço caro.

Na verdade, o ser humano não pode ser considerado dono, mas fazendo parte da terra e da natureza. O que Jesus afirmou dizendo que só tem vida quem permanecer nele, assim também os antigos ancestrais diziam e praticavam só ter vida se respeitassem a mãe terra. Foi de verdade em Jesus que a natureza de Deus se expressou em mais alto grau. Foi em Jesus que a mãe natureza tomou mais consciência de vida  e de pertença ao conjunto harmonioso a que pertencemos. De tal maneira que Jesus é o modelo de pertença ao Pai e de pertença à humanidade. “Se guardardes os meus mandamentos permanecereis no meu amor, assim como eu guardo os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor”( Jo, 15, 10).

Desde essa idade chamada patriarcal, 12 mil anos atrás a esta parte, as pessoas desprezaram a união abrangente com o Deus que nos  unia uns aos outros pelo cordão umbilical chamado terra e natureza. Se acharam ricos de bens,  mas acabaram mais pobres de amor e de união.

Jesus veio instaurar essa ordem, e veio pedir uma volta, uma conversão às origens. Jesus apelou para as “flores do campo, que superam a riqueza de Salomão”, apelou para a união dos ramos no pé da planta. Cada ramo não considerar-se uma planta, mas um ramo.

É assim que surgem as campanhas da ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS. E é esse grande significado que o Nordeste V, Estado do Maranhão em peso vai manifestar na 12ª ROMARIA
Primeiramente, uma parte do povo considerando-se rico começou se apossando de grandes pedaços de terra  que achavam que poderiam dividir e cortar como  pedaços de queijo. Depois começaram se apossando das águas até esgotar mananciais, e secando as veias do corpo da terra que são os rios. E finalmente agora sentem-se se sem respiração porque também poluíram o ar. Poluíram as águas, e a terra está mostrando só os ossos, de tão seca que está.

A água não corre nas torneiras, o banho já é um problema, e as cozinhas olha lá.

A campanha das SANTAS MISSÕES POPULARES          tem aqui uma grande aplicação. A ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS é um gancho das SANTAS MISSÕES POPULARES. As SMP são uma conscientização para os desvios da vida. E um dos grandes desvios da vida de que estamos tomando consciência é o desvio de matar a terra, matando as águas e poluindo os ares. Esse é o cordão umbilical da vida. Não teremos só a vida depois da morte se não tivermos a vida desta terra-natureza, a vida desta vida. Se você não nasce não tem vida. O bebê não nasceu cadê a vida? O bebê nasceu e morreu ligeiro, cadê a vida? O que vive não tem para comer, cadê a vida? O que vive mal e doente, de hospital em hospital, cadê a vida? “ A glória de Deus é o ser humano vivo” ( S. Irineu). Qual é a glória dos pais não é um filho bem sadio, bem vestido, bem alimentado, bem estimado, bem casado?

SANTAS MISSÕES POPULARES E ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS, uma só campanha, um só PROJETO.
É por isso no dia 16 de Abril e agora mais próximo nesta dia 05 e 06 deste mês de Maio as Coordenações estaduais, diocesanas e paroquial estivemos reunidos para levar avante A ROMAIRA DA TERRA E DAS ÁGUAS em Chapadinha no dia 17 e 18 de Outubro.

A novidade maior foi que no próximo dia 07 de Junho ( 1º domingo de Junho) acontecerá em todo o Estado o lançamento oficial da ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS. Portanto, no Estado, nas Dioceses e em nossa Paróquia haverá uma grande CAMINHADA, começando às 08 horas da manhã e encerrando com a celebração da santa Missa nesse dia 07 de Junho.


Quem não mata o irmão não mata a terra, não mata o irmão não mata as águas, porque matar a terra é matar o irmão, e quem matar as águas mata o irmão 

   NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

1)- Incentivamos a Peregrinação mariana do mês de Maio de casa em casa, para levar bênçãos e união em todas as famílias. A igreja matriz de NªSª das Dores foi construída com as ofertas do mês de Maio. Neste ano serão direcionadas para enfrentar as despesas da construção do RINCÃO PADRE NEVES.

2)- Pedimos sua atenção para o programa do dia 31 e encerramento do mês de Maio, quando será o SHOW DE PRÊMIOS e uma única celebração lá mesmo às 08.00, com a presença de todas as comunidades.

3)- No dia 04 de Junho, dia de CORPUS CHRISTI tem a celebração solene das 08h da manhã na matriz, e à tarde (16.00h) a grande PROCISSÃO EUCARÍSTICA. Neste ano será pela Av.PRESIDENTE VARGAS até na igreja do DIVINO PAI ETERNO, bairro Corrente. Pedimos ao poder municipal para que faça a fineza de prevenir a limpeza da rua em frente da igreja. Também é O DIA DOS ACÓLITOS.

4)- No dia 07 ( 1º domingo de Junho) é a CAMINHADA OFICIAL DA TERRA E DAS ÁGUAS em todo o Estado do maranhão. Lançamento oficial da mesma. Faremos caminhada até na CAEMA, encerrando na igreja Matriz com a celebração da santa Eucaristia

5)- Encontros de preparação do sacramento da CRISMA: A partir da 2ª semana de junho iremos marcar os encontros, para que o sacramento possa acontecer no mês de Julho, lá pelo final do mês, se Deus quiser e as possibilidades do senhor bispo.

6)- Curso para ministros da eucaristia: a partir do mês de Julho. Nos próximos Informativos daremos as datas. No último domingo de Julho poderá ser a consagração dos novos ministros, 26 de Julho. Fique atendo, e vão fazendo suas inscrições com os dirigentes da Comunidades.

7) – Neste sábado, dia 16, convidamos todos os Coordenadores das Comunidades, Pastorais e Setores para uma reunião muito importante. Local: no CBNET. Horário, às 15.00 horas, como já vinha anunciado na semana passada, obrigado.

8)- Dia 05 e 06 da semana passada tivemos reunião da preparação da ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS, com a coordenação estadual, diocesana e paroquial. A reunião iniciou com a oração motivada por Dom Valdeci e prosseguiu por Marta, a secretária da CNBB. Dom Valdeci informou que o povoado Tiúba estava requerendo a ordem de reintegração de posse, e estão buscando providências junto aos órgãos competentes como a secretaria dos Direitos Humanos, a Secretaria de Segurança, o INCRA e o ITERMA, a FETAEMA, para acompanhar o processo.
Já foi apresentado o CARTAZ DA ROMARIA DA TERRA e das ÁGUAS, e temos muitos para distribuir, junto com as Cartilhas para reuniões nos Bairros e Comunidades, a preço de dois reais o Kit

9)- Foi determinado que se faça o lançamento oficial da ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS em todo Estado, dioceses e paróquias no dia sete( 07) de Junho,1º domingo, com uma caminhada e celebração. Assim nós faremos como já ficou dito acima, igual com as outras paróquias.

10)- Parceria do governo local com a ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS: -O governo municipal se encarrega com a limpeza do local de concentração e das ruas por onde passa a caminhada. Fornece os banheiros químicos e água com carro pipa para banhos nas escolas.
- Há várias Escolas em torno da concentração (Bairro Areal), que estarão disponíveis para apoio aos romeiros ( banhos, descanso,etc).
- Uma ambulância acompanhará a caminhada, e o posto de saúde do bairro terá sua equipe reforçada nos dias da Romaria
-Teremos a colaboração da Policia Militar e Guarda Municipal. O Departamento de Trânsito cuidará do acolhimento das caravanas (ônibus) e dos roteiros de entradas e saídas dos locais.
- A CDL ( Diretores Lojistas) disponibilizará os trios elétricos e out-doors. Ainda patrocinará a distribuição de folder como mapa da cidade  com percurso da caminhada
-O governo municipal solicitará um Decreto Judicial para proibir a venda de bebidas alcoólicas no entorno  da Romaria ( Extrato da Ata da última reunião da Coordenação estadual em Chapadinha).

( Veja fotos do andamento da construção do RINCÃO PADRE NEVES)

















Nenhum comentário: