segunda-feira, 25 de maio de 2015

O Espírito Santo capacita as Igrejas para porclamar o evangelho em todas as culturas e idiomas


Na manifestação ou teofania do Espírito Santo, narrada em Atos dos Apóstolos, no cap. dois se fala em barulho, ventania,  audição de outras línguas.

Também o autor fala que há diversos ministérios ou tarefas, mas um só senhor que age em tudo em todos.

Em terceiro lugar fala num estado de paz e de perdão, melhor dito, de perdão e de paz, dado que a paz é fruto do perdão

Na verdade, ao unir os seres humanos no amor, o Espírito nos dá a certeza do que será no final dos tempos o tudo no reino dos céus. Por causa desse amor que nos põe nem comunhão há partilhas de bens, há oração sincera, há evangelização.

Reparemos que Jesus oferece o perdão aos discípulos e lhes dá uma missão, “ como o Pai me enviou, eu também  envio vocês” ( Jo. 20, 21). Vale dizer, como o Pai me enviou com a missão de perdoar, também eu envio vocês com essa mesma missão

Nesse envio de Jesus, haverá uma consequência: todas as línguas terão que ouvir a missão de  Jesus, quer dizer todas as culturas. Os apóstolos têm como missão ser ouvidos por todas as línguas ou nações, gente de todos os lugares e condições. Línguas de pobre e de analfabeto, línguas e gente dos centros e das periferias, dos sertões e das cidades. Quer dizer que Deus não fará você falar em línguas, você é que terá que sair para pregar a todas as línguas. É a universalidade da missão sem fronteiras e sem exclusão de ouvintes.

O Espírito Santo capacita a Igreja para proclamar o evangelho em todas as culturas e idiomas. Vemos nesse texto a comunhão entre todos os seres humanos, a unidade na diversidade. E por isso o método é não concentrar tarefas, mas repartir como se reparte a água e o fogo. Assim a Igreja será fonte de perdão e de inclusão no mundo.


Para os antigos, esse Espírito era experimentado como tangivelmente próximo e íntimo, mas ao mesmo tempo impetuoso, ameaçador e assombroso.( Diarmuid O’Murchu). Nesse axioma histórico as pessoas não podem crescer ou florescer no isolamento humano, ao contrário  rio das categorias dualistas da filosofia grega.

A percepção primeva do divino é a de uma energia sagrada primordial e transpessoal,  que teologicamente tem sido chamada de “ Espírito Santo de Deus”.
A sabedoria mais antiga do Paleolítico superior e Médio dá preferência à ideia de uma grande Mãe geradora. Aludimos à cultura da Grande deusa Mãe, uma tradição espiritual que parece ter florescido no mundo povoado pelos homens do período paleolítico.

Os nossos ancestrais desse paleolítico visualizavam o divino como uma figura materna. Existem muitos indícios disso nas culturas Inca – para eles a Pacha  Mama, como também no hinduísmo ( com o nome de KALI), e na cultura do budismo, com o nome de TARA.

No envio do Espírito Santo há então uma conexão com a visualização e sensação do divino dos nossos ancestrais  que eles pressentiam como uma divindade feminina geradora de toda a vida, a grande figura materna de Deus

Nossa herança da percepção de Deus não pode perder de vista o alicerce sagrado das percepções do divino que faziam o tecido da vida e dos relacionamentos históricos. E consciente ou inconscientemente, nos escritos e nas vidas vividas do Antigo ou do Novo Testamento essa herança aflora em muitas ocasiões e de muitas maneiras, como essa manifestação do Espírito Santo no meio do ruído, do fogo, e assim como Javé se manifestava no meio da tempestade, dos raios e trovões e relâmpagos dos cimos das montanhas. 
Essa herança e essas reminiscências poderão enriquecer muito nossas percepções de hoje, e nos fazer convencer da unidade nossa com tanta inteligência e comunicação do divino que nossos pais cultivavam, e que hoje  em dia poderão ser resgatadas.
PROGRAMAÇÃO PARA O DIA "D" DO RINCÃO
07:00hs - Café da manhã (venda de bolos, café , sucos e diversos lanches)
08:00hs - Missa Solene com homenagem ao Padre Neves
10:00hs - Show Ministério sobre as águas          
11:00hs - Feijoada do Rincão com música ao vivo (Seresta com Carlos Magno)
14:00hs - Show “Concerto em Família” com Evaldo Carlos
 15:00hs - Show Banda Emunah (lançamento do cd)
16:00hs - Show banda Sky Heaven
16:30hs – Show Francisco Marinho
17:30hs – Show de prêmios (bingo e sorteio) com animação Louvor Mix (Cristoteca).
ATENÇÃO PARA AS EQUIPES DE TRABALHO NO DIA “D”
EQUIPE INFRA-ESTRUTURA : Fábio (Santa Luzia), Júlio (Mais Eletro), Luis da Solange (N. Sra. De Lourdes), Francimar (Santa Terezinha).
EQUIPE ELETRICISTA: Washington (PF), Toim (PF).
EQUIPE COZINHA: Casais coordenadores da Pastoral Familiar
EQUIPE AGUA E REFRIGERANTE: Belo (Santa Luzia), Leandro (PF), Neto (N. Sra. De Lourdes), Delmar (Santa Terezinha).
EQUIPE FICHAS: Péricles (São Raimundo), Candeira (São Raimundo), Didi (São Raimundo), Edivan Contador (Centro), Cruz (São Raimundo), Nonatinho (Aparecida), Tiago (RCC), Tales (RCC) e Nayrisson (RCC) .
EQUIPE LANCHONETE RCC: Jovens do Grupos de Oração Boa Semente.
EQUIPE CHURRASQUINHO: Regis (São Francisco), Baquim (São Francisco), Barrinha (São Raimundo), Jó (Santo Antônio).
EQUIPE  FEIJOADA: Leilda e Monteles(Aparecida), Zé Carlos e Deusanira (Centro) e Sílvia (Centro).
EQUIPE SEGURANÇA: Zezão (São Francisco), Melo (N. Sra. Da Conceição) e Cardeal (PF).
EQUIPE REALIZAÇÃO DO BINGO: Cleonice (RCC), Eliane (RCC), Armando (RCC), Francinalva (RCC), Patrícia (RCC), Andréia (RCC), Andre (RCC), Juninho (PJ), Alessandro (Santa Luzia), Alessandro (Santo Antonio), Carla Patrícia (Apostolado do terço), Juninho (RCC), Rodrigo Teles(RCC).
EQUIPE DAS CAMISAS: Chiquinho (São Pedro), Núbia ( São Camilo), Raquel (N. Sra. Da Conceição), Lívia (N. Sra. Da Conceição).
ORNAMENTAÇÃO DO ALTAR (SANTA MISSA): Comunidade Aparecida.
EQUIPE DAS CAMISAS: Chiquinho (São Pedro), Núbia ( São Camilo), Raquel (N. Sra. Da Conceição), Lívia (N. Sra. Da Conceição).
ORNAMENTAÇÃO DO ALTAR (SANTA MISSA): Comunidade Aparecida.
EQUIPE DE LIMPEZA e CADEIRAS: Grupo de Acólitos.
EQUIPE AUDIO-VISUAL: Emanuel ALPHA (Aparecida),  Raimundo (Sto. Antônio), Pit (Sto. Antônio), Leonel (São Camilo) e Pirrita (São Francisco).
EQUIPE COORDENAÇÃO DE PALCO: Humberto e Robenilson (Santa Luzia) e Geovaci (São Pedro).



ATENÇÃO: 1)-PRESTAÇÃO DE CONTAS DAS CARRELAS, URGENTE, precisamos computarizar
                            2)- Reunião com todas as equipes de trabalho logo mais, nesta segunda feira às 19.30h Obrigado

                                (ùlimas fotos do Rincão)













Programação do DIA “D” do RINCÃO
 Programação do DIA “D” do RINCÃO
 Programação do DIA “D” do RINCÃO


Nenhum comentário: