domingo, 11 de outubro de 2015

Nem a todos se pede o abandono de tudo para seguir Jesus, mas a todos é dito que o acúmulo e o apego às riquezas não combinam com os valores do reino



Na época de Jesus a mentalidade dominante via na riqueza o sinal da bênção divina. O homem rico se considerava abençoado por Deus, e além disso justo por cumprir as orientações do sistema religioso oficial. Porém, Jesus veio esclarecer qual relação nós devemos ter com os bens materiais.

Um desses senhores um dia se encontrou com Jesus, e teve uma amável conversa com, ele. Queria saber se tinha garantida a vida eterna. Jesus disse só isto: Você  conhece os mandamentos: “ Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, não prejudicarás ninguém, honra teu pai e tua mãe”. Fácil assim, Jesus resumiu em seis ( Mc. 10, 19).

E em sequência Jesus cobrou dele a origem de seus bens, ‘não roubarás’ E ‘não prejudicarás ninguém’. E ainda :’tem que distribuir o que “roubou e defraudou”.
Era uma indicação de que os muitos bens que possuía eram resultado da defraudação dos bens devidos aos outros. Cai por terra a  concepção teológica de que o acúmulo seria sinal de bênção divina.

E tem mais: enquanto o homem estava preocupado com a vida eterna para si mesmo, Jesus preocupava-se com os seres humanos que neste mundo não possuem o necessário. E que a vida eterna só está garantida para quem segue Jesus na prática do amor para com as pessoas necessitadas.

Vejamos o que o Papa Francisco afirma  sobre este tema: “ A abundância de bens vivida no egoísmo é a origem da corrupção. Quem possui riquezas deve colocá-las ao serviço do bem comum. 

O apego à riqueza é o início  de todos os tipos de corrupção em todos os lugares: corrupção pessoal, corrupção comercial, também as pequenas corrupções nos negócios, daqueles que tiram 50 gramas do peso correto, a corrupção política, a corrupção  na educação. Porquê? Porque aqueles que vivem apegados ao próprio poder, às próprias riquezas acreditam viver no paraíso. Estão fechados, não têm horizonte, não têm esperança. No fim deixam tudo.


Digo ‘apego’ às riquezas, não ‘administrar bem as riquezas, pois as riquezas são para o bem comum, para todos. Se o Senhor dá a riqueza a uma pessoa é para que ela possa usá-la para o bem de todos, não para si mesma, não para que se feche no seu coração, tornando-se triste. Se tu tens a mão fechada vais acabar como o homem que ficou distante de Deus” ( 15 de Maio 2015).


William Fernandes com Aluizio Santos e outras 3 pessoas : 7 h · Padre Manuel Neves: Este será o nome do Hospital Regional de Chapadinha | Blog do William... http://tvmirante.blogspot.com.br/…/padre-manuel-neves-este-…












Tiago Rodrigues  Ele, que foi um grande médico da alma 


                                               

 Jhon Lucas Fico muito feliz também.









Casimiro Joao Parabéns à Prefeitura Municipal  pelo apreço e pela escolha do nome Padre Manuel Neves, e parabéns dep. Inácio da Assembleia Estadual. Chapadinha só tem a comemorar. obg.

Cléodea Sousa Adorei.Estou muito feliz com essa notícia. Ele merece essa homenagem.!

 Nathy Santos Gostei! Ele merece essa homenagem!









    
          NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA
1)- Ontem e hoje acontece a Assembleia da Pastoral Familiar, encerrando neste domingo ao meio dia

2)- Logo mais tem reunião do CPP (Concelho de Pastoral Paroquial), às 15.00h, no CBNET. Sua presença é muito importante.

3)- Nesta 4ª Feira teve reunião das bandas de música da paróquia com o Severino Morais a fim de escolher a melhor música para a GRANDE SEMANA MISSIONÁRIA de Chapadinha.

4)- Lembre a renovação da assinatura dos Jornais da celebração “ O DOMINGO”, e da LITURGIA DIÁRIA. O preço está sendo o mesmo do ano passado. Estamos pagando neste mês a 2ª parcela para as Edições Paulinas


É NESTA SEMANA:
ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS 



Nesta 4ª Feira teve reunião com as Secretarias Municipais para acertar os últimos detalhes da 12ª ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS, com a presença do senhor bispo, o Tenente coronel Gláuber, Gurda municipal, Mariel (do Departamento de trânsito), e Secretarias de Comunicação.



É já neste sábado, dia 17

BEM VINDO TODO POVO DO MARANHÃO À CHPADINHA


CONVOCAÇÃO:



Na  reunião sobre o Show Pe. Antonio de Pádua e Bingo Beneficente em prol das obras do CEPAN, dia 21.11.15,  ficou organizado as seguintes equipes de trabalho: 

Cartelas:  Mariana (acolitos); Cadeiras: Homens do Terço (Manoel Barreto); Marketing:  Juninho (RCC);  Secretaria e distribuição: Dorismar (Bairro da Cruz) e Dorismar (Santo Expedito); Lanchonete: Pastoral Familiar (Washigton); Lanchonete RCC:  Evaldo Carlos; Água e refrigerante: Belo; Churrasquinho: Regis Ornamentação: Marlene (Mulheres do Terço) e Lívia; Segurança: Zezão PM; Financeiro: Péricles; Bingo e computarização: Juninho PJ; Coordenação: Lindomar, Chiquinho da Gnu;  Cremosinho: Samara e Brizola;  Abertura:  Bandas e Ministérios; Entrega das Cartelas: Delmar (Boa Vista); Iluminação  do palco e Telões: Emanuel Alpha Eletrônica e Raimundo Moto-power





















Nenhum comentário: