domingo, 25 de outubro de 2015

O sonho de Deus: Uma sociedade livre de sofrimento e opressão: Ecos da 12ª ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS em Chapadinha



O profeta Jeremias se encontrava no cativeiro junto com os seus compatriotas, na época de 622 a.C. Ele era um homem perseguido e mal querido, até que foi exilado pro Egito. 

No entanto, não guardava rancor, e para ele o bem devia ser feito só porque é bem, e amava os seus semelhantes só porque amar é bem.E anunciava que os sofredores do exílio e da opressão iriam ser libertados, porque ele mesmo sentia na pele que já tinha se libertado dos seus sofrimentos e de seus perseguidores, mesmo concidadãos. 

E assim adivinhava: “ eu me libertei, estou livre, eu amo em vez de odiar, então o meu povo vai ter as mesmas vitórias, vai sair livre e vitorioso igual eu”. E assim colocava na boca do Senhor: Eles chegarão entre lágrimas, e eu os conduzirei por torrentes de água” ( Jr. 31,9)

Do mesmo modo um dia Jesus se encontrou com um cego e mendigo chamado Bartimeu, e lhe declarou: “ vai, a tua fé te salvou”. Porquê Porque deu os passos suficientes para isso. Que passos? 

Quatro passos:Primeiro: Gritar por socorro, 2) Gritar mais outras vezes e mais forte quando era proibido, 3) Levantar-se do lugar, 4) Jogou o manto e foi para junto da sociedade livre que acompanhava Jesus.

Porque é que jogou o manto? Porque aquele manto significava a opressão e o desprezo e o preconceito dos outros em relação a ele, como não tendo valor(significado de cego), e tinha que ficar por ali sozinho em qualquer canto e metido no seu medo. “Muitos o repreendiam para  que se calasse” (Mc. 10, 48).

Mas foi a sua coragem e sua fé que o libertou. Fé que significa decisão, e coragem que significa  ação. Ação do coração “Cor” (coração), “agem” de “agere”, agir. Se eu tiver estas duas atitudes eu me curarei e libertarei igualmente ele, igual o Bartimeu.


ECOS DA 12 ª ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS EM CHAPADINHA

Quarenta mil pessoas vieram em romaria neste dia 17 e 18 de Outubro, e encheram nossas ruas, praças e avenidas. E ocuparam o espaço em frente do Colégio JOÃO GOMES naquela noite  de 17. 

Foi bonito ver nossos irmãos índios das tribos Krenyê , Gaujajaras e Gamelas com suas danças, seus trajes, suas nudezes e até seu batismo de uma menino de 13 anos.

Foi bonito ver nossos irmãos Quilombolas  com suas histórias, seus lamentos e suas reivindicações e seus ataques ao descaso do governo e e instituições como a FUNAI.


 Foi bonito ver nossos irmãos Moquibom com suas danças e suas vitórias. Foi bonito ver o nosso bispo diocesano tocando tambor junto com as danças quilombolas, danças crioula e moquibom.

Foi bonito ver mulheres com trajes regionais de todo Maranhão na dança da Água em volta da Mandala, expressando a preocupação da falta de água que nos atinge, e o descaso e os desvios das verbas de empresários e governantes.

Foi bonito ver as quebradeiras de coco trazendo à memória o trabalho mal remunerado que tantas vezes era o sustento  das famílias maranhenses.


Foi bonito ver a organização dos MOQUIBOM gritando a sua resistência à exploração das águas, das florestas e da pesca.E a fogueira da dança dos Índios que representava a luz nova do novo batizado.

Foi bonito ver a missa com os bispos de todas as dioceses do Maranhão, encerrando com a brilhante homilia do nosso bispo diocesano, onde enfocou muito bem o tema desta 12ª Romaria da Terra e das Águas: TERRITÓRIO LIVRE PARA O BEM VIVER DOS POVOS, e o lema: TIRE AS SANDÁLIAS, O CHÃO QUE VOCÊ PISA É SAGRADO” (Êx. 3, 5)




Queremos parabenizar o BAIRRO DO AREAL, e as casas no entorno do evento pelo acolhimento gentil e fraterno, e todo apoio que prestaram ao Romeiros. OBRIGADO COMUNIDADE AREAL

       NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA


1)- Parabenizamos a Comissão da 12ª ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS, que levou a efeito no dia 17 e 18 da semana passada um dos maiores acontecimentos já realizados em Chapadinha: A Senhora Leílda e José Monteles senhor Heliodoro, senhor Manin, e Rodrigo Teles.E parabenizamos as equipes de serviços:
Infraestrutura e Mídia: Washington, Emanuel, Raimundinho e Fábio)- Animação: Francisca Carvalho, Alemária, Mariazinha e João Almeida.
-Finanças: Péricles e Leni, Estênio e Socorro Pinto.
-Alimentação: senhora Leilda Monteles e esposo, José Carlos e Deusanira, e Concita Gomes
 Apoio à segurança: Ariel e Cardeal e sua equipe (Homens do Terço).
-Padioleiros: Élito e Inácio e sua equipe.
-Saúde: Allaíne Monteles Allan Monteles e sua equipe)- Acolhida: Juninho e sua equipe
-Ornamentação: Cristina e Socorro Shéu e sua equipe e Comunidade de Aparecida
-Liturgia: Mariana e Paulo e sua equipe de Acólitos.     
-Equipe de água: Antônio Junho e sua equipe
-Equipe de limpeza final: Nando e Paiva e sua equipe.

2)- COORDENADORES DA P.FAMILIAR dos Bairros, reunião no dia 26, às 19.30

3)- Servos do evangelho teremos reunião no dia 27, às 19.30, dado que em 26 não via ser possível.

4)- Atenção: 1º Rito para os BATISMOS do NATAL: 15 de Novembro, na Missa das 10.00h

5)-Reunião com as Equipes de Preparação de batismo: Será sempre no quinto domingo de cada mês: o próximo será em 29 de Novembro. Horário, às 15.00h, no CBNET

6)- Ministros da Eucaristia: Reunião: Reunião no dia 03/11. Às 19.30

7)- Dia 02: 07.00h Missa no Campo Velho; 08.00 na Matriz; 17 no Areal; 20.00 na Matriz. Nas outras Capelas Celebração

8) Nesta semana foram 25 missionários de Chapadinha para Buriti .

9)-                                                     NOTA    
                                 
Tivemos informação que brevemente poderá ser publicado  no DIÁRIO OFICIAL DO MARANHÃO a aprovação do nome do Padre Manuel dos Santos Neves como nome oficial do HOSPITAL REGIONAL DE CHAPADINHA. Obridado

10)- 








Nenhum comentário: