quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Preparando as SANTA MISSÕES POPULARES (SMP): A 1ª forma de evangelizar é o testedmunho, colaboração do seminarista Jhon Lucas




Jesus Cristo é a testemunha por excelência da missão dada pelo pai. É o primeiro evangelizador. É o próprio evangelho de Deus. 


O anúncio consiste em: que em cristo a salvação é oferecida a cada homem, com graça e misericórdia do próprio Deus. Fica claro que há uma relação intrínseca do pai para com o filho. E dessa relação tão intima entre os dois, nasce o projeto de salvação para toda humanidade. É uma prova suprema do amor de Deus para com todos os seus filhos.

No campo missionário, Jesus direcionava todas suas ações para a missão, deste modo seu único objetivo era proclamar a realização das promessas e da aliança feita por Deus aos homens. Não foi fácil cumprir essa tarefa, porém não impossível de ser alcançada. Nessa missão, jesus contou um instrumento imprescindível para o cumprimento desta incumbência. Fez da sua vida uma missão, isto é, fez da sua vida um testemunho fidedigno para todos os que o acompanhavam

O testemunho, de Cristo, autêntico e fecundo é capaz de enaltecer a fé daqueles que se encontram numa situação de abandono e miséria. Transforma corações egoístas e mesquinhos em terreno fértil e fraterno. Certamente, Jesus viveu de missões, missões, missões, do princípio até o fim da sua vida terrena. 

À igreja foi confiada por meio dos apóstolos a missão de (colaborar) com a difusão da Boa Nova, do Cristo crucificado, morto e ressuscitado; nele Deus dá a “vida nova”, divina e eterna.

Não é fácil (dar) ou (dá) testemunho, no meio de uma realidade social marcada pelo individualismo exacerbado, pela corrupção, fome, violência e tantas outras mazelas. Porém, não irrealizável, pois o missionário é convidado a manifestar a sua fé nesses ambientes hostis e indiferentes. 

O missionário convicto é aquele que está ciente que anuncia não a verdade humana, mas  a verdade de Deus, não  uma filosofia ou uma teoria, é um modo de vida. É a Boa Notícia. É Jesus.

No testemunho de vida do discípulo missionário, deve conter-se de toda atitude anti-evangélica que desfigura o rosto misericordioso de Jesus. Tais posturas impedem que a Boa Nova seja proclamada, e isso seria contra o evangelho, já que o anúncio tem prioridade permanente na missão. E toda a igreja não pode esquivar-se ao mandato explicito de Cristo, não pode privar os homens da Boa Nova que Deus os ama e salva.

Durante a vida do missionário a escuta e reciprocidade são fundamentais. Diante o dia-a-dia de uma (pessoa, familia) repletos de tarefas do cotidiano quase não há tempo para a escuta ou partilha. Não há momentos para a vida contemplativa e não tem tempo para admirar os pequenos acontecimentos da vida que, por sinal, são carregados de sentidos. 

O missionário vai ser esse que ouve com atenção a quem visita e fala apenas o necessário. Ele não precisa anunciar com palavras rebuscadas que, por vezes, são difíceis de serem compreendidas.

Portanto, o missionário que carrega um testemunho autêntico se espelha em Jesus Cristo, está aberto sempre a novas experiências. Na missão o missionário não é o conhecedor de toda a verdade. Não é o sabe de tudo! Pois, “na missão evangelizamos, mas também somos evangelizados por esse silêncio fecundo, trabalho do espirito” (padre Neves)



Nenhum comentário: