quinta-feira, 7 de abril de 2016

Começa em Aparecida a Assembleia da CNBB: leigos tema central


Aparecida (RV) – Teve início na manhã desta quarta-feira (6/4), em Aparecida (SP) a 54ª Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, que tem como tema central, “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade – Sal da terra e luz do mundo”. A reflexão sobre o tema teve início em 2014, durante a 52ª Assembleia Geral da CNBB. Nesta Assembleia o texto de trabalho será aprofundado, podendo ser aprovado como documento.


Este é o maior encontro do episcopado brasileiro. São esperados cerca de 320 bispos ativos e eméritos, dos dezoito regionais da CNBB. Diariamente, os trabalhos da Assembleia Geral iniciam com celebração da missa com laudes às 7h30, no Santuário Nacional de Aparecida, com transmissão ao vivo pelas emissoras católicas de rádio e televisão.


A Missa de abertura da Assembleia Geral nesta quarta-feira foi presidida por Dom Sérgio da Rocha, Presidente da CNBB. Já a cerimônia de inauguração dos trabalhos da AG irá se realizar às 9h15, no auditório do Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida.

O Bispo auxiliar de Brasília (DF) e Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo Steiner, encontrou-se no início da tarde desta terça-feira (5) com os jornalistas no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida. Dom Leonardo, na coletiva, destacou a programação e os assuntos a serem abordados durante a Assembleia Geral.

Como dissemos, a 54ª Assembleia Geral da CNBB neste ano se volta para os leigos e leigas na Igreja e na Sociedade como “sal da terra e luz do mundo” (cf. Mt 5,13-14), pois sabe da real importância deles dentro do Povo de Deus para a Igreja no Brasil em um tempo no qual, mais do que nunca, somos convocados a ser discípulos e missionários de Jesus Cristo em todas as realidades e ambientes, disse o Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta.

Entre os temas prioritários previstos desta Assembleia, estão a “Liturgia na Vida da Igreja”, a 14ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, a conjuntura político-social, a mensagem “Pensando o Brasil: crises e superações” e as mudanças do quadro religioso no país.

Na Assembleia, será preparado um novo volume da série Pensando o Brasil, que apresenta a visão do episcopado brasileiro sobre temas da realidade do País. Conversamos ainda com Dom Leonardo Steiner, Secretário-Geral da CNBB sobre os trabalhos e temas desta Assembleia...

“A Assembleia é momento muito precioso para nossa Conferência Episcopal e para as igrejas particulares. Trata-se de um espaço de oração, partilha, estudos e convivência fraterna. Durante esses dias, fortalecemos a comunhão entre nós bispos”, explica o Secretário-Geral da (CNBB), Dom Leonardo Steiner. 

Ainda durante os 10 dias de trabalhos, os bispos deverão também dar orientações para as próximas eleições municipais no mês de outubro. De acordo com Dom Leonardo, a mensagem sobre as eleições buscará orientar os fiéis no momento do voto. “Essa orientação não tem a ver com partido político, mas sim com opções políticas. A Igreja deve ter sempre uma opção pela democracia e a CNBB tem procurado ser fiel também às orientações e motivações do Santo Padre”, afirmou o Secretário-Geral. 

Os trabalhos da Assembleia serão desenvolvidos em quatro sessões, duas de manhã e duas à tarde. No final de semana, sábado, 9, e domingo, 10, o retiro dos bispos, que será pregado este ano pelo Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi. Os encontros desta Assembleia se concluem no dia 15 de abril.

De Aparecida, SP, para a Rádio Vaticano, Silvonei José.


Nenhum comentário: