sábado, 9 de abril de 2016

Obedecer à consciência (a Deus) antes que aos homens. Dia 19, Missa de ano do Padre Neves



Na época dos apóstolos, que estavam colocando os alicerces da Igreja de Jesus, após a sua ressurreição, uma frase figura bastante central, e que os Atos dos Apóstolos colocam na boca de Pedro diante das autoridades de Sinédrio: “é preciso obedecer antes à consciência (a Deus) do que aos homens” (At. 5, 29)

Isto coloca-nos num momento histórico em que a religião e o poder temporal estavam enlaçados num só poder político. O rei mandava na nação e mandava na religião. Foi assim em todas as épocas antigas e assim foi até ao século XIX, quando se deu a revolução francesa, em 1789, quando foi proclamado o princípio da modernidade: “Igualdade, liberdade, fraternidade”.

Uma das consequências foi a separação da Igreja e do Estado. Ora bem, convenhamos que nesta afirmação dos Atos dos Apóstolos já era colocada a semente que iria se completar nessa planta do século 19. Claro que desde essa afirmação dos Atos dos Apóstolos até a data que falei tudo continuou igual, ou seja, o rei  e a religião no mesmo poder, e debaixo do mesmo teto. Esta situação se perpetuou por toda a Idade Média.

Após a revolução francesa muitas experiências se sucederam, umas com mal-entendidos suprimiram a liberdade da religião ou sujeitando-a puramente ao Estado impondo uma religião única estatal, enquanto que o Estado deveria ter em igual conta todas as religiões não protegendo nenhuma mas não proibindo nenhuma, e o Estado mantendo-se neutro. Apenas preservando a ordem e a liberdade de cada uma e dos indivíduos.

Ora, como diz Odalberto Casonato, “muitas gerações viram a sufocante perda da liberdade decorrente da imposição de uma religião estatal pelo governo. Outras vivenciaram o declínio moral que acompanha a proibição governamental da religião como um todo. Somos gratos pelo fato de que uma crescente maioria das constituições dos países do mundo atual visualiza uma sociedade na qual a crença e a prática religiosa, embora separadas do governo, devem ser protegidas e salvaguardadas contra a perseguição”.

O historiador e estadista francês Alexis de Tocqueville escreveu: “O despotismo pode governar sem a fé, mas a liberdade não consegue fazê-lo. E até o despotismo não consegue  governar indefinidamente sem a fé. Pois como alguém observou, é possível construir um trono com baionetas, mas é difícil sentar-se nele”

A fé traz grandes benefícios ao bom funcionamento das sociedades, botando nos indivíduos a responsabilidade de fazer o bem porque fazem o que é moralmente correto e acreditam que devem  fazê-lo não porque são compelidos pela lei ou pela força policial.

Waldo Viana diz: “Com o tempo, todos os governos livres têm no final que confiar no apoio e na bondade voluntária de seus cidadãos, porque como já disse um filósofo “foi ordenado na constituição eterna das coisas que os homens de mente desregrada não podem ser livres. Suas paixões forjam seus grilhões”. Para esse fim, o bom governo protege a religião e ampara a liberdade religiosa. E a boa religião incentiva a boa cidadania e o cumprimento das leis do país.

O bom governo não precisa ser parcial. Não deve promover nem favorecer uma religião em detrimento de outra. Seus representantes precisam ser livres para acreditar e praticar de acordo com os ditames de sua própria consciência. De modo semelhante, a boa religião não deve nem endossar nem contestar qualquer partido ou candidato político. E seus seguidores devem ser livres e até incentivados a participar do processo político e apoiar o candidato que consideram melhor, seja qual for.

A consciência é a nossa realidade maior, maior do que a energia e a matéria. Nossa consciência não é o corpo físico, nem um subproduto do cérebro humano” (Waldo Vieira).


II SHOW DE PRÊMIOS BENEFICENTE a favor da conclusão das obras do CEPAN (Centro de evangelização Padre Neves) O Rincão Boa Nova  Em Chapadinha- Ma.


Colabore e concorra a 5 motos Zero Km
Participe também festival de Música Católica de Chapadinha
Dia 24 de abril de 2016.
A partir das 07:00hrs
Local: CEPAN – Trav. Eurico Dutra, s/n – Aparecida – Chapadinha -Ma

PROGRAMAÇÃO:
07:30hrs - Missa (cânticos litúrgicos e animação: Ministério sobre as águas)
09:00hs –  Coral Nossa Senhora das Dores
09:30hs -  Concerto de família: Evaldo Carlos
10:30hs – Ministério Canto de Maria
11:30hrs –Feijoada do Rincão – (Animação Som Livre)
13:00hrs – Pedro Silva – a nova voz das comunidades!
14:00hs –  Ministério Cefas
15:00hs-    Banda Sky Heavens
16:00hs -   Ministério Sobre as águas
17:00hrs – Ministério Fonte de Misericórdia
18:00hrs - Francisco Marinho (lançamento cd Lançai as Redes)
19:30hrs - Cristoteca Louvor Mix
20:00hrs – Show de Prêmios

EQUIPES DE TRABALHO (2° show de prêmios do CEPAN):
Lanchonete (comidas típicas) - Pastoral Familiar
Limpeza - Homens do Terço
Ornamentação - Mulheres do Terço
Cadeiras – Acólitos
Feijoada do Rincão – Jesus Veras e sua equipe
Água e Refrigerante –Fábio, Belo, Pachico e Raimundo da    comunidade Santa Luzia
Segurança – Zezão PM e sua equipe
Canhotos e computadorizarão das cartelas: Pastoral da Juventude
Lanchonete misto e cachorro quente – Renovação Carismática
Balas e CIA – Comunidade Shalom
Camisas (Artigos Religiosos) – Apostolado do Terço
Audio Visual – Pastoral da comunicação.
Coordenação de Palco – Edilene Barros e Nando.
Fichas – Pastoral do Dízimo e Conselho Econômico.
Transportes infra-estrutura: Antônio Júnior e Equipe.

COORDENAÇÃO DO EVENTO: LINDOMAR, AMPARO, ZEZÃO, E CHIQINHO DA GNU


NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA


1)- As 15.00h reunião do CPP. Lembro que tem adoração do Ss.mo Sacramento.

2)- Parabenizamos os ACÓLITOS que hoje fazem seu compromisso e todos a renovação do mesmo.

3)- Hoje dia 10 é o 1º dia da Novena de Santo Expedito, no Bairro do Sol. Lembramos que foi a última Capela que o P.Neves construiu, e no aniversário de ano, ou seja no dia do Santo Expedito foi o seu falecimento, 

justo no próximo dia 19, quando seremos convidados para a missa de ano na Matriz com caminhada 
com velas até no INSS. Horário: às 6.00 da tarde, e a santa Missa às 08.00 da noite.

4)- Lembramos a Assembleia geral dos nossos Bispos (CNBB) em Aparecida, desde 0 dia 06 ao 15.

5)- Do dia 15 ao 17 tem Assembleia diocese da Catequese na paróquia de U.Santos.

6)- Dia 12, 3ª feira – reunião com SERVOS do evangelho, em vez do dia 19.
7)-Chamamos a atenção para a PROGRAMAÇÃO DO II EVENTO DE SHOW DE PRÊMIOS DO DIA 24 em homenagem ao aniversário de ano do falecimento do Padre Neves. Será o derradeiro evento, e queremos que esteja já bem prontinho, faltando só os últimos detalhes e retoques.

8)-ATENÇÃO: Nos dias 29 de Abril ao 1º de Maio já realizaremos lá o 4º RETIRO DAS SMP, COM O TEMA: A MISSÃO CONTINUA. E começaremos assim dando cumprimento aos grandes projetos do Padre Neves, que sonhava com esse ESPAÇO para todo tipo de evangelização. No próximo Jornal daremos a programação das equipes de serviço.




Nenhum comentário: