sábado, 23 de julho de 2016

Nossas súplicas e Orações e nosso Agir dependem da imagem de Deus que nós nos fazemos



Nossas súplicas expressam nossas preocupações do dia a dia. Com que nos preocupamos e ocupamos? Conosco mesmos ou com o nosso semelhante e com o reino de Deus? Da resposta a estas perguntas depende a nossa espiritualidade e a nossa imagem que nós fazemos de Deus.

A maneira de concebermos ou imaginarmos como Deus é forma o fundamento  de nossas crenças religiosas. Exemplo óbvio é se em vez de imaginar Deus como juiz severo, pronto para castigar, passássemos a olhá-lo como um Deus compassivo, misericordioso, infinitamente amoroso. 

Tal mudança  em nossa imagem levaria certamente à mudança  na maneira de rezarmos. Tudo isso diminuiria o medo e levaria a maior paz de espírito. Perguntas como “por quê” vêm à nossa mente. Por que Deus não faz isto ou aquilo? Por que Deus deixa isto ou aquilo acontecer? As perguntas que fazemos estão muito ligadas à maneira como imaginamos que Deus é.

A maior parte das vezes temos a imagem de Deus  onde colocamos as tendências humanas como orgulho, arbitrariedade, melindre, severidade desproporcionada, até mesmo impiedade. E como  nossa oração é o encontro consciente com um Deus representado daquela forma, então estará em contradição com uma espiritualidade genuinamente cristã, sob a alegação de que o próprio Deus age dessa forma, ou pelo menos agiria naquele determinado caso. 

Isso explica porque um São Bernardo convocou a cristandade para as Cruzadas para matar muçulmanos, pensando “Deus quer assim” Será que realmente queria isso? Ou quando frades piedosos na Idade Média assumiram o papel de juiz nos processos contra “bruxas” nas terríveis torturas da “Santa” Inquisição? Hoje em dia  já é a Igreja católica ou protestante que faz isso, mas o Estado Islâmico no que faz, dizendo que “Deus quer assim”.

A oração seguirá a imagem de Deus que temos na cabeça. Orar significa conectar-se de forma consciente com Deus, e então nos conectamos com o que achamos que é a vontade de Deus. Essa conexão, em vez de ser permanente, na maioria das pessoas só se realiza em petições de emergência. No entanto, assim que necessidade  a desaparece por si só, cessarão também esses clamores emergenciais. 

Orar, ao contrário, é um encontro pessoal que não depende de situações ocasionais de emergência, e ela tem duas asas, a oração pessoal e a comunitária, ou litúrgica.

Assim, o pedir aparece como a forma mais antiga de orar. Diz-se também que a calamidade ensina a orar. O que é verdade é que a calamidade ensina somente a pedir. Logo que a emergência tiver passado passará também a vontade de pedir. 

Na nossa visão, no entanto, a palavra “Deus” não denota mais um “deus” pronto para socorrer, presentear ou deixar-se acalmar em sua ira pelos humanos, e sim o Amor criativo que impele o ser humano em direção a um desenvolvimento completo, e rumo à sua progressiva humanização

Nessa perspectiva leva-nos a aceitar até uma situação adversa fazendo que se torne boa, por mais dolorosa que se apresente nessa  ou naquela ocasião. É o que o psicólogo A. Cury chama de reciclagem. “O mundo está tão repleto de Deus que de todos os poros das coisas ele pulula ao nosso encontro; de todos, não só dos agradáveis e animadores” (Alfred Delp).

A imagem modelo do que ora é o peixe no oceano. O mar envolve-o, carrega-o, penetra-o, alimenta-o, dá-lhe vida, e é-lhe infinitamente próximo, sempre e em todo o lugar. Orar significa tomar consciência dessa proximidade íntima e render-se a ela

NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA

1)-Hoje tem reunião das Equipes de preparação de batismos da Paróquia de NªSª das Dores, como habitual nos 4.os domingos. Horário – às 15.00h, o CBNET.




2)- Na 3ª feira, 26, reunião das equipes do BOTE FÉ-EVANGELIZE. Ninguém falte. Local – no CBNET. Horário- às 19.30h

3)-Atenção: Ministros da eucaristia: Não haverá reunião nesta derradeira 6ªfeira, por outras minhas ocupações. Ficará para o dia 12 de agosto, uma vez que a derradeira 6ª de agosto será o Bote Fé – Evangelize

4)- O festejo de Santa Ana está decorrendo muito animado, incluindo o Bairro Aldeia e Vila Liberdade. Todas as noites tem noite cultural. Encerra nesta 3ªfeira, dia 26, com a santa Missa às 08.00h da manhã, procissão às 16.00h e o tradicional show de prêmios.


5)- Neste 1º de agosto, de amanhã a oito dias aguardamos a chegada do nosso irmão Severino Morais. Seja bem vindo.

6)- Parabenizamos os Movimentos e pastorais que participaram no ARRAIÁ Paroquial neste fim de semana, dias 22 e 23, dando o melhor de sua arte para abrilhantar o evento



















Nenhum comentário: