sábado, 9 de julho de 2016

A prática do amor quebra todas as barreiras que separam as pessoas



O que nós chamamos de sagrado nos impede muitas vezes de fazer o bem às pessoas, esquecendo-nos que a pessoa é o que há de mais sagrado. Um exemplo vem na parábola do samaritano, quando duas pessoas ligadas ao “sagrado” deixaram de fazer o bem a um ferido. Porquê? Porque iam com pressa cuidar das coisas sagradas do templo, e por isso mesmo abandonaram a coisa mais sagrada que era fazer o bem a um filho de Deus que ficou gemendo e entregue aos urubus ao seu lado.

Enquanto que um desconhecido que não tinha lá muito a peito assistir as cerimônias e as rezas do templo teve no peito o cuidado de assistir o ferido, e foi onde ele ali frequentou o templo vivo de Deus que é o próximo caído. Eu acho que vamos encontrar muitas surpresas na outra vida de gente que não reza tanto como nós e nem comunga como nós, mas que reza falando com os sofredores e comunga nos seus sofrimentos. “E fácil amar teoricamente a Deus, o difícil é amar o próximo em carne e osso”(Nilo Luza).

Na verdade o amar ao próximo é o dever número um de quem ama a Deus. E tanto assim que S.Paulo  e S.Tiago resumem toda a moral cristã nesse único mandamento (Gál 5,14).
Para os judeus, o amar de Deus se cumpria amando os membros da comunidade judaica. Porém, no caso dos inimigos, sobretudo dos samaritanos, a esses não se devia amar; ”amarás teu próximo (o da tua comunidade) e odiarás o teu inimigo” Mt. 5, 13. O próximo era o membro da sua fé, da sua sinagoga e da sua capela, e da sua igreja.  Hoje em dia os que nos dizemos cristãos ainda fazemos assim muitas coisas: amamos e ajudamos os da nossa fé, da nossa igreja, mas assamos ao lado da outra igreja, ou da outra seita. E ainda mais: nos importamos muito de saber se fulano pode ou não comungar. Como se a comunhão fosse somente a comunhão da hóstia, e não a comunhão com o corpo sofrido do irmão. Quantas enfermeiras e médicos mereceriam comungar por isso mesmo a hóstia, porque comungam de tantos sofrimentos dos irmãos, que são o corpo de Cristo. Não custa muito comungar o corpo de Cristo da hóstia, mas custa muito mais comungar o corpo de Cristo do doente. A Ir. Dulce dos Pobres, da Baía muitas vezes não tinha tempo de comungar porque estava ocupada com tratar os doentes. O Papa S.João Paulo II na visita que faz em Salvador da Baía tirou m rosário do bolso e ofereceu à Ir. Dulce dizendo “ continue, Irmã, continue o seu trabalho”. Por isso a definição de miséria dada pela Ir. Dulce é assim: “Miséria é a falta de amor entre os homens”

DECRETO DA CRIAÇÃO DA PARÓQUIA DE CRISTO REI EM CHAPADINHA

Domingo (03/07), Solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo, o Bispo Diocesano de Brejo, Dom José Valdeci Santos Mendes, presidiu a Missa de Criação da paróquia Cristo Rei, no Bairro Areal, em Chapadinha. Na celebração, o Bispo deu posse ao Administrador Paroquial, Padre Joel Teixeira Araújo.
A paróquia de Chapadinha até então Paróquia N.S DAS DORES, com uma área territorial geograficamente muito grande, com 108 comunidades na zona rural, 18 na zona urbana, uma população de mais de 80.000 habitantes. Realidade esta que levou o nosso saudoso Pároco Pe. Manoel Neves a manifestar sempre ao Bispo Diocesano a necessidade de dividir esta paróquia em duas, e com a partida de padre Neves, padre Casimiro assume a paróquia e juntamente com os paroquianos, retomam a iniciativa. Depois de várias reuniões com nosso Bispo Dom Jose Valdeci, avaliando as necessidades no que se refere ao atendimento as demandas das comunidades, pastorais e movimentos, chegamos a este grande momento de realizar este sonho de padre Neves, a Paróquia N.S DAS DORES foi oficialmente dividida em duas.
Paróquia N.S. DAS DORES com 54 comunidades na zona rural e 08 na zona urbana e a Paróquia CRISTO REI com 54 comunidades na zona rural e 10 na zona urbana.
Dom Valdeci presidiu a missa que foi acompanhada pelo pároco da paróquia N. Sra. das Dores, padre Casimiro João, o chanceler da Diocese, Pe. Adalberto Rodrigues, O reitor do seminário Divino Salvador, padre Ribamar, o representante do Clero, padre James Teixeira, e os padres Orlando e Oriosvaldo (Barreirinhas), padre Adauto (Belágua) e o padre Joel Teixeira, que recebeu sua provisão como administrador da nova paróquia.
Dom Valdeci manifestou sua satisfação, pela alegria dos missionários que vieram das diversas paroquias, como também das comunidades da cidade de Chapadinha, especialmente os moradores do Bairro Areal pela criação da paróquia. Enfatizou que “a criação de uma paróquia não é apenas um ato formal, jurídico, mas é a busca de responder às exigências pastorais e espirituais do povo de Deus, em uma sociedade em mudanças e com muitos desafios para a evangelização. Daí a necessidade de a nova paróquia ser missionária, espaço de comunhão, e comunidade de comunidades, onde todos, principalmente os pobres, sintam-se acolhidos e possam realizar o encontro pessoal com Cristo", afirmou.
PERTENCEM Á PARÓQUIA CRISTO REI AS COMUNIDADES:
Zona Rural: Região 01 - Setor Maceno: Maceno, Barro Branco, Curralinho, Canto dos Bois e Pé do Morro; Região 02 - Setor Baturité: Baturié, Barroca da Vaca, Assentamento Santa Rita. Centro dos Buracos, Buqueirãozinho, Malhadas dos Franceses, Inhambú, Tamburí, Baixão e Sobradinho; Região 03 - Setor Chapada Limpa: Chapada limpa 02, Uncuranas, Barrocão, Jerônimo, Santa Maria do Graco, Vacas, Lagoa dos Farias, Jenipapo, Guariba, Chapada limpa 01, Santana e Loiola; Região 04 - Setor Conceição do Louro: Conceição do Louro, Santa Maria do Ercílio, Gavião, Bom Princípio e Ninas; Região 05 - Setor Canto do Ferreira: Canto do Ferreira, Madeira Cortada, Soledade, Boca da Mata dos Cardoso, São Joaquim, Bacuri do Louro, Centrão, Cajazeiras do Osmar, Retiro dos Oliveiras e Nova Belém; Região 06 - Setor Lagoa Amarela: Lagoa Amarela, Pitombeira, Chapadão, Murici, Poções do Rio Preto, Escondido,Tutanguira e Cocal das Domingas Oiteiro;  Região 07 - Setor Laranjeira: Laranjeira, Rodeio, Cercadinho.
Zona Urbana: Setor 1: Bairro Novo Castelo, padroeiro  Santa Margarida, Bairro Santa Luzia, padroeiro Santa Luzia e Recanto dos Pássaros, padroeiro Nossa Senhora de Lourdes; Setor 02: Bairro Areal, padroeiro São Camilo e Residencial José de Sousa Ameida - padroeiro São José (mil casas); Setor 03: Bairro Aparecida, padroeiro Nossa Senhora Aparecida; Setor 04: Bairro Terras Duras, padroeira nossa da Conceição e Santo Expedito, padroeiro Santo Expedito; Setor 05: Bairro Novo, padroeiro Sagrada Família e Vila de Fatima, padroeiro Nossa Senhora de Fatima. 
A PARÓQUIA CRISTO REI FAZ LIMITES:
Com as paróquias: na área urbana, a paróquia N. Sra. das Dores, em Chapadinha, paróquia São Benedito, no município de São Benedito do Rio Preto, paróquia São Bernardo, no município de Anapurus, paróquia N. Sra. da Natividade, no município de Urbano Santos, paróquia São Sebastião e São Raimundo, no município de Vargem Grande, paróquia Nossa Senhora dos Remédios, no município de Timbiras, estas duas últimas da Diocese de Coroatá. 
Por fim, ao final da Missa o padre Joel recebeu os cumprimentos dos paroquianos da paróquia de Barreirinhas (sua antiga paróquia) e de seus novos paroquianos da paróquia Cristo Rei. Os paroquianos da paróquia N. Sra. das Dores ofereceram um almoço comunitários para os padres, as religiosas e demais fiéis no CBNET.

             NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA:

1)-Hoje tem adoração do SS.mo em troca com o domingo passado, por conta do evento da oficialização da paróquia de Cristo-Rei 
 2)- Tem reunião do CPP da Paróquia de NªSª das Dores, logo mais às 15.00h.  
3)- O seminarista Severino Morais voltará para Chapadinha a fim de passar algum tempo conosco antes de tomar novo rumo na sua vida. Chegará, como noticiou, no dia 01 de Agosto. Bem-vindo.  
4)- Acontecerá o Congresso diocesano da RCC em Chapadinha, local: no RINCÃO-CEPAN. Dias 15 -16 e 17 deste mês.  
5)- V Etapa de formação teológica : dias 17 a 23, com a formatura no dia 23, no catedral do Brejo. Boa sorte para os formandos, que de Chapadinha são seis.  
6)- IV Retiro diocesano das SMP será nos dias 05-06-07 de agosto na cidade de Brejo. Serão convocados 50 participantes de cada paróquia. As inscrições tem que ser até o dia 20 deste mês de Julho.  
7)- Os Certificados de CRISMA já estão assinados. Poderão buscar já no Secretariado. 
8)- Ir. Prudência. das Missionárias da Boa Nova voltou após dois meses em Portugal onde foi na assembleia geral da Congregação. Ir. Júlia ficará mais dois meses. 
9)- Festejo de São Camilo: Desde o dia 07 ao 17, próximo domingo, participe.
10) Festejo de SANTANA, no Bairro Aldeia e Vila Liberdade : de 16 a 26, participe
(Veja álbum de fotos da criação da nova Paróquia de Cristo Rei)

























Nenhum comentário: