sábado, 30 de julho de 2016

Do sentido da vida depende o rumo da nossa felicidade



O que é o homem? Por que existe? Aonde vai? Para que servem as riquezas e o saber, às vezes com tanto suor, e tão facilmente perdidas na hora da morte?

Este questionamento é posto num livro da Bíblia por um filósofo judeu, Coelet, comumente Eclesiastes, versado no pensamento do mundo grego, por volta do ano 300 a.C. quando a Palestina estava sendo absorvida pela globalização do império de Alexandre Magno, que encheu todo o médio Oriente, arrastando nesse movimento também a Palestina.

Na verdade isso estava contrariando o apreço pela  vida que era tónica geral da tradição judaica de todo o Antigo Testamento. 

Um escrito maravilhoso que exalta a herança de humanismo e dá valor à posteridade como a melhor recompensa do suor e da vida é o Eclesiástico, quando diz: personagens dignas são nossos antepassados que são gente de misericórdia e de bondade e não serão esquecidos. 

Permanecem com seus descendentes; seus próprios netos são a melhor herança” (Eco, 44, 10). E continua: sua descendência permanece para sempre e sua  glória jamais se apagará, os povos proclamarão a sua sabedoria e celebrarão o seu louvor.

Bem ao contrário do filósofo Coelet que colocava em cheque a vida humana quando baseada apenas na busca e na preocupação do tesouro material do ter mais e do ganhar mais para consumir mais. Em resumo a vida humana se diferencia pela filosofia do sentido da vida, que pode marcar o rumo da vida pela ganância ou pela fraternidade e solidariedade. Aquela traz o tédio e leva à depressão do nada, esta leva à verdadeira realização do ser humano.


Por seu lado São Paulo se reporta a  esta verdade quando fala da vida nova em Cristo. Ela usa uma expressão forte quando diz que em nós o velho homem deve morrer para dar lugar a um homem novo. O velho homem do egoísmo  e o novo homem da altruísmo, que na fé  chamamos do desprendimento pessoal para construir comunhão.


           BOTE FÉ EVANGELIZE




Atenção à Programação: Dia 26 de agosto, uma 6ªfeira, concentração na igreja Matriz às 18.00h. Início da Caminhada com o Santíssimo, para a Praça do Povo, às 18.30h. 

Às 19.00h Abertura do BOTE FÉ 2016 com a celebração da Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano dom José Valdeci e os dois párocos da cidade, P. Casimiro e P. Joel. Seguirão as atrações do primeiro dia. Obs: Levar vela para a caminhada. E sua cadeira para a praça. No dia 27, sábado, mais atrações e também o BOTE-FÉ KIDS, assim como os STANDS dos Movimentos e Pastorais.

Na oportunidade do BOTE FÉ será também o ANÚNCIO DO FESTEJO DA PADROEIRA NªSª DAS DORES, cujo tema nesta ano será: “MARIIA MÃE DE MISERICÓRDIA NOS CONDUZ NA MISSÃO”. E o Lema: “ LEVANTA-TE E ANDA” (Lc. 5, 24)

Atração novidade

1)-  BOTE FÉ KIDS.
Simultâneo com o BOTE FÉ-EVANGELIZE vai ter o bote fé Kids para a criançada, ao lado. Senhores pais levem seus filhos e terão oportunidade de muita diversão, ao c/ da doutora e pedagoga senhorita Bertila e Cia.

Atração novidade:  2)- Stands das Pastorais e movimentos: Quem quiser promover e divulgar sua Pastoral e Movimento e seu Grupo, está convidado a colocar seu Stand de divulgação, com tudo que tem direito. Confirme com o pároco pelo Watsapp. Obrigado. 

Já estão confirmados: SHALLON, e PASTORAL DA SOBRIEDADE e a RCC. Tem um Movimento que estará iniciando após o Festejo da Padroeira, que é “O CAMINHO”. Tem aí uma boa oportunidade. Atenção casal Sales e Jucy. Nas próximas semanas iremos publicando quem for confirmando.

Obs: As atividades do evento BOTE FÉ são realizadas em conjunto com as duas Paróquias Nossa Senhora das Dores e Cristo-Rei. Porém, a parte econômica fica a cargo da Paróquia de NS das Dores

NOTICIÁRIO

1)- 01/08/2016:  Preparando o festejo da Padroeira: Visita de Maria na Comunidade São Francisco (Bairro da Cruz):  Caminhada com imagem de NªSª das Dores e Jesus Misericordioso. Horário, às 05.00h da manhã, saída da Matriz.

05/08: Entrega para a Comunidade São Raimundo.

10/08: Para a Comunidade de S.ta Teresinha

15/08: Para a Comunidade de Sant’Ana

20/08: Para a Comunidade NªSª do Bom Parto.

25/08: Para a Comunidade Santo Antônio

30/08: Para a Comunidade São Pedro

05/09: De volta para a Igreja Matriz


2)- Severino Morais, chegará no dia 04, 5ªfª, por conta da marcação da passagem. Seja bem-vindo.

3)- Ministros da Eucarstia: Reunião no dia 12, 6ªfeira.

4)- FESTIVAL DE DANÇAS PORTUGUESAS: no CEPAN – RINCÃO BOA NOVA, NO DIA 06, este sábado. Opções de entrada: roupa usada, um quilo de comida não perecível ou $2.00 reais


Estão confirmadas 15 companhias de DANÇA PORTUGUESA DE TODO MARANHÃO

5- CARTILHA VOCACIONAL: Encontra-se no Secretariado a Cartilha vocacional do Nordeste V, para o mês de Agosto, mês vocacional.

6)- Próximo domingo tem a Missa de consagração do CORAL NªSª DAS DORES, às 20.00h

7)- A organização dos Acólitos comemorou no 
dia 28, 5ªf.ra o aniversário de vinte e dois anos, 
com uma Missa solene e convívio no Centro 
Paroquial. Parabéns




FOTOS DA COMEMORAÇÃO DE VINTE E DOIS ANOS DOS ACÓLITOS DE CHAPADINHA









Nenhum comentário: