domingo, 17 de julho de 2016

Hospitalidade. Alguns, não o sabendo, hospedaram Anjos


A hospitalidade constitui a estrutura e a rede de serviços para atender a demanda turística e a demanda de lazer e de eventos, especialmente nos segmentos de hospedagem e gastronomia nos hotéis, pousadas, restaurantes e centros de convenções. Esta é a definição comercial moderna de hospitalidade.

Porém, na Antiguidade e nos tempos bíblicos hospitalidade tinha uma abrangência mais religiosa, e era impregnada da religiosidade da época. Na verdade, os antigos pensavam que os deuses andavam pelo mundo, e que podiam testar os homens se tornando hóspedes ou peregrinos no meio dos mortais. Ou deuses ou anjos. Assim aconteceu na narrativa lendária de Abraão (Gn.18,10). 

E ainda Ló fez isso com dois homens, e não sabia que aqueles homens eram anjos. Manoá fez um convite ao Anjo do Senhor: “teremos grande alegria em que fique conosco, desejamos preparar-te um cabrito” (Jz. 13, 15). Antigamente os acontecimentos eram muito marcados pela sacralidade. Assim, a palavra hospitalidade era marcada pela sacralidade.

O que é preciso ressaltar é que  o termo hospitalidade é originário do latim hospitalitatis, e que está diretamente relacionado ao ato de hospedar alguém, ou seja, de receber alguém e dar abrigo a essa pessoa. Nesse sentido, refere-se também à qualidade de que alguém é hospitaleiro, e destaca que esta prática referenda-se a partir do acolhimento gentil e respeitoso. 

Os povos mais tradicionais conservam muito dessa generosidade, respeitabilidade e sacralidade. Diz-se que os brasileiros, os mexicanos e os marroquinos são os que mais praticam a hospitalidade.

Tanto assim que a palavra hospital vem da mesma raiz  hospes, que significa hóspedes, ou hospedeiro, aquele que hospeda, que acolhe e recebe bem o irmão. Na época do império romano, com o advento do cristianismo surgiu a preocupação de abrigar os necessitados e desamparados; assim como para os viajantes havia as hospedarias, para os enfermos foram criados os hospitais, casas mantidas por organizações de caridade. Santos houve que se distinguiram por essa atividade: São Camilo de Lelis, São João de Deus, São José Cotolengo entre outros.

Muitos entendem que embora a hospitalidade seja algo que tenha a dádiva como prerrogativa, a hospitalidade se distingue no ponto de ser uma troca, não espontânea, mas sim monetária. Reconhece-se, assim, que a hospitalidade pode ser expressa de diversas maneiras, a caritativa e a comercial. E assim notamos que a hospitalidade comercial ela vira um atributo de acolhimento de delicadeza e urbanidade, uma relação de anfitrião e hóspede. Um quer ser bem acolhido, e o outro precisa de ganhar o seu dinheiro ás custas do bom acolhimento. Por isso que hoje em dia essa hospitalidade  virou uma das maiores indústrias mundiais no turismo na gastronomia.

Não já assim na hospitalidade originária bíblica e cristã; aqui a hospitalidade, mais do que preparar muitas coisas, consiste em muitas bondades. Acolher a pessoa como pessoa, e não comercialmente. Nesse sentido, Deus pode chegar como um viajante, um necessitado, e a nós pertence acolhê-lo seja de onde for e de qual origem for. Daí que na hospitalidade não tem lugar para xenofobismo.

Quem acolhe um hóspede parece estar oferecendo algo, mas estará recebendo mais do que oferece. Na realidade o verdadeiro acolhedor abre não só a porta da casa, mas também a porta do coração à pessoa que chega com toda a carga de riqueza interior ou de sofrimento. Exemplo de hospitalidade são os povos de nossos povoados do interior onde a pessoa humana vale mais do que aquilo que lhe oferecem. Não sovinam tempo e conversa para atendê-los em longas conversas.

Um exemplo de hospitalidade podemos dizer também que são os filhos  que chegam num casal. Aí muitos pais se desculpam que  não têm tempo para dar aos filhos: é o ativismo  e a falta de disposição em falar do essencial, sob o pretexto de tantas tarefas urgentes. Não se dando conta que deixamos solto e sozinho o hóspede e a tarefa mais urgente que temos em casa: o filho ou a filha. Não será esta a principal hospitalidade que é preciso praticar em nossas casas hoje em dia?

Não será esta uma principal hospitalidade que é preciso praticar nas famílias até que aquele hóspede se torne  nosso companheiro?


NOTICIÁRIO DAS PARÓQUIAS DE NªSª DAS DORES E DE CRISTO REI


1)-ARRAIÁ BOA NOVA; Na  reunião do CPP do domingo passado ficou decidido quem vai colocar suas barracas no Arraial Boa Nova: Acólitos, Catequese Paroquial, Catequese de S.Pedro, P.da juventude (PJ), Shallon, RCC, Mulheres do Terço, Legião de Maria Pastoral Familiar, Bairro da Cruz, Sta Teresinha, Comunidade de S.Pedro, Sto Antônio, São Raimundo, NªSª do Bom Parto . Porém, quem não se inscreveu tem ainda sua vaga para participar. Participe. Atenção: Tem reunião com todos que vão participar no ARRAIÁ BOA NOVA amanhã, dia 18, com Lindomar, Horário, às 19.30, no CBNET. Participe.


2) O Seminarista Severino Morais estará chegando no dia 1º de Agosto. Desde já esperamos que dê uma boa ajuda no BOTE FÉ  e na época do FESTEJO. Seja bem-vindo.

3)- BOTE FÉ, EVANGELIZE 2016; Início e concentração na igreja Matriz de NªSª das Dores às 18.00h do dia 26 de Agosto, com início da Caminhada com o Santíssimo às 18.30 h até a PRAÇA DO POVO.    Às 19.00h: Abertura com a Santa Missa presidida pelo Bispo diocesano Dom José Valdeci e concelebrada pelos dois párocos da cidade, P. Casimiro e P.Joel Teixeira. Às 2.40: Coregrafia do Danylo Portela. Às 21.00h: Show musical com Andréa Dutra, de Parnaíba
Dia 27: Às 19.30h: Banda Emunah. As 20.30h: Banda Sky Heavens. Às 21.00h: Banda Ministério Sobre as Águas. Às 21.30h: Diego Fernandes. Peço para levar velas para a procissão (caminhada) do dia 26, e suas cadeiras para os dois dias 26 e 27. Obrigado.


4)- Nesta semana realizou-se o Congresso diocesano da RCC, no RINCÃO BOA NOVA, desde o dia 15 encerrando hoje dia 17, com a presença do bispo diocesano, Dom José Valdeci, e ao mesmo tempo na igreja da Aparecida o Congressinho. Parabéns.

5)- Em     realizou-se o NORDESTÃO DAS CEBs em Teresina. De nossa diocese foi a senhora Raimunda Portela (Dadá) e mais seis participantes.

6)- IV Retiro diocesano das SMP: Dias 05-06 e 07 de Agosto, na cidade de Brejo, com 50 participantes de cada paróquia

7)- Encerra hoje na Paróquia de CRISTO-REI o festejo de São Camilo. Logo mais às 16.00h tem a procissão e sorteio tradicional de show de prêmios

8)- Hoje é o 1º dia do festejo  da Santa Ana, no Bairro Aldeia e Vila Liberdade. Participe.

Nenhum comentário: