sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

De um grito de guerra à construção de um monumento de fé



Antigamente, as guerras faziam parte da vida cotidiana dos povos, digamos, como hoje o futebol. E eram o esporte preferido e único dos reis, e seu passatempo. “No retorno do ano, na época em que os reis costumam fazer a guerra, Davi enviou Joab, e com ele a sua guarda e todo Israel e eles massacraram os amonitas” (II Sam.11,1)

Neste sentido, cada povo tinha o seu grito distintivo de avançar para o ataque. O grito distintivo de Israel era “emanú”. O comandante gritava “emanú” e os saldados respondiam                                                       ‘El”, que significava: “quem está conosco?” Resposta “Deus”. Daí veio a palavra Emanuel. Saí em diante, “Emanuel”, de um simples grito de guerra passou a significar verdadeira presença de Deus no meio do povo.

Na época do primeiro Isaías, o rei Acaz estava acuado e ameaçado por dois reinos e  e dois reis que iriam avançar contra ele: o reino do norte e o reino da Síria. O profeta então correu para dar-lhe conselhos e coragem. 

Na verdade, com essa história o profeta mudou o nome de um filho do rei para Emanuel, que seria o mesmo nome das vitórias das guerras. 

Foi o  passo para fazer o paralelo para épocas futuras, quando apareceu o mensageiro do céu à mãe de Jesus, e que o filho Jesus seria o grito de todas as lutas e de todas as vitórias. 

Não é sem motivo que NªSª Senhora é invocada domo Nossa Senhora da Vitória, NªSª da Ajuda, do Amparo, do Socorro, Auxiliadora, da Boa Hora, da Boa Viagem, do Bom Conselho, do Bom Despacho, do Bom Sucesso, da Esperança, da Luz, da Consolação, dos Desamparados, Desatadora dos Nós, das Dores, da Piedade, da Estrela, Rainha, da Glória, N.S. da Glória, da Lampadosa, do Livramento, das Mercês, da Misericórdia, dos Navegantes, dos Remédios, da Saúde.

E digamos, não foi só em vida que Jesus é o Emanuel, o Deus conosco, também na cruz e na morte. O grito abafado na cruz e escondido na morte fez-se ecoar quando Deus o ressuscitou ao terceiro dia. E, como frisa e evangelho, “segundo as escrituras”. Porque segundo as Escrituras, o grito da vitória de “Emanuel” estava-lhe garantido.

Lembremos que o Evangelho de Mateus é um evangelho de judeus cristãos. E foi nessa linha e nessa tradição, e com base nessa história que eles transmitiram essa teologia. 

Por isso, ao nome de Jesus que quer dizer “Deus salva”, foi aplicado o de “Emanuel”, Deus está conosco”. E ainda, o anjo falou que “ele vai salvar seu povo”. Seu povo de quê? Do poder romano? Dos dirigentes corruptos? 

Não somente o seu povo judeu, mas o povo, mas o povo de Jesus abrangendo todas as nações e todos os poderes e corrupções.

O Filho da Virgem Mãe será chamado Emanuel. Se no diálogo de Isaías com Acas esse nome poderia lembrar apenas um grito de guerra, aqui tem significado pleno. 

Ele é Deus conosco, não apenas nos dando forças, mas também sendo a presença de Deus no meio da humanidade, Deus que vem caminhar com todos os lutadores. Jesus é a presença vitoriosa de Deus.


         
           NOTICIÁRIO


1)- Estamos a uma semana do Natal, e na reta final do fim do ano. É hora de ir colocando as coisas em dias para que o final do ano não nos surpreenda nas nossas programações. Assim por exemplo, a reunião do CPP que costumava ser no 2º domingo de cada mês vai ser agora na segunda semana, na 3ªfeira da segunda semana de cada mês a começar de Janeiro de 2017, às 19.00h. Então a próxima vai ser no dia 10/01/17. 

Na reunião deste mês do dia 11 faltaram: Past. Familiar, RCC, Shallon, CAEP, CAEs dos Bairros e A. Oração. Apelamos para dar prioridade aos programas paroquiais.

2)- Reunião sobre o dízimo, 07/01/17, toda a tarde.

3)- Colegiado, reunião: 03/01/17

4)- As Irmãs da Caridade estarão vindo para Chapadinha, morando no Bairro de S.Pedro, (Campo Velho), na casa que deixaram as Criaditas. A missa de recepção será no 2º domingo de Janeiro, 08/01/17, às 20.00h. Aguadamos a Ir. Vivi (Elvidia) e Ir. Fátima

5)-Pastoral da Juventude (PJ): Convidamos 04 jovens da coordenação de cada Bairro: Santa Teresinha, S. Antônio, Santana, Tigela, e São Pedro, para uma reunião no CBNET, amanhã, dia 19 às 19.30h, a fim de planejar um dia de lazer, que acontecerá no dia 08/01/17, como ficou combinado na reunião que tivemos no passado dia 13. Não pode faltar. Você é muito importante.

6)- Conserto do Natal: O Coral de NªSª das Dores fará uma Apresentação, (Conserto de Natal), no dia 15/01. Será na praça do estacionamento da matriz. Horário, após a missa das 20.00h, que será mais breve. A lanchonete estará funcionando.

7)- A missa da passagem do ano—dia 31- será às 20.00h, (oito da noite). No dia 1º de Janeiro as missas serão como no dia de NATAL: às 08.00h; às 10.00h e às 20.00h só na MATRIZ. A missa das 20.00h do dia 1º de Janeiro será a missa de ação de graças pela tomada de posse do novo Prefeito Dr. Magno Bacelar.

8)- Festejo de NªSª do Bom Parto, encerra hoje com a santa Missa às 09.00h e procissão pelas ruas do Bairro da Tigela, às 16.00h

9)- Dia 20, 3ªfeira: reunião das Equipes de preparação de batismo, horário, às 19.30h.

10)- Chegaram para férias os seminaristas Jerry Lima, Gerre Adriano, e Marcos. Vamos precisar muito de sua presença e sua colaboração nas comunidades e na Matriz. Sejam bem-vindos.

11)- Convite do LOUVOR MIX: A Equipe do LOUVOR MIX convida a todos os grupos, pastorais, movimentos e comunidades para participar do ANIVERSÁRIO de 11 anos da Equipe LOUVOR MIX na evangelização. Acólitos, PJ, grupos de jovens, GO da RCC, com. Shalon, Pastoral da FAMÍLIA, e todas as pastorais participem conosco deste momento especial “Cristoteca – a FESTA –“. Neste domingo dia 18 de dezembro às 19.30h no RINCÃO BOA NOVA.

Patrocinadores: Ver. Nildinha Teles, Paiva Art’Jóias e Ótica, Marlene Roque, Projeto  Real Brasil. Contamos com a presença e apoio de tods neste grande evanto. Um grande abraço da Equipe LOUVOR MIX – Chapadinha-Ma

Nenhum comentário: