sábado, 15 de abril de 2017

Dia 19 de Abril, Dois anos sem o Padre Neves.Nossa Páscoa e a páscoa do Padre Neves




Dia 19, 4ªfeira, ocorre o segundo ano da partida do Padre Neves para a Casa do Pai. Faremos a oração do santo Terço em frente do monumento na praça do P.Neves, e uma procissão em volta da igreja para entrar para a santa missa de dois anos. Todos convidados.


Após a ressurreição o santo sepulcro de Jesus é o novo templo de Jerusalém


“Porque procurais entre os mortos aquele que está vivo?” (lc.24,5).

As primeiras comunidades de cristãos de judeus convertidos começaram uma série de peregrinações aos lugares  que lembravam os lugares da via sacra de Jesus. E concluíam sempre com a visita ao santo sepulcro.

As narrativas relativas ao santo sepulcro deixavam clara a relação com a absoluta identidade entre o Jesus de Nazaré crucificado e o Cristo ressuscitado. E isto como uma “nova criação” , como bem expressavam as palavras do Apocalipse “já não haverá mais morte” (Apoc.21,4). E o túmulo vazio, o santo sepulcro é disso o sinal e o símbolo maior. O sepulcro vazio é assim o mais antigo símbolo profundamente humano da vida nova. Daí nasceu a experiência pascal de uma vida renovada em Cristo.

Para os primeiros cristãos convertidos do judaísmo havia lugares como santuários e lugares sagrados como lugares de revelação. Entre esses lugares sagrados o mais sagrado era o sepulcro. E o sepulcro de Jesus tornou-se o lugar sagrado da revelação da ressurreição. Para esses cristãos vindos do judaísmo, para eles o que contava eram as sagradas Escrituras. E o santo sepulcro tornou-se assim para eles com o mesmo valor das sagradas Escrituras. Não foi Jesus que disse “destruam este templo e depois de três dias eu o reeguerei?”(Jo,2,19). É  por isso que no Símbolo dos Apóstolos se afirma: “ressuscitou segundo as Escrituras”.

É um mistério de fé, do qual esse lugar sagrado é o símbolo maior: o santo sepulcro é de fato um sinal religioso da fé cristã da ressurreição. Desse jeito fica esclarecida a visita da comunidade de Jerusalém ao sepulcro de Jesus que eles faziam a cada ano a fim de de celebrar e escutar a a narrativa catequética da ressurreição. Daí vem a seguinte novidade cristã: a visita anual do Antigo Testamento ao Templo de Jerusalém deu lugar à visita anual ao novo Templo que é o Santo Sepulcro de Jesus. E assim ficou cumprida a a profecia: “destruam este templo e depois de três dias eu o reeguerei?”(Jo,2,19).

Do antigo Templo vinha a Lei, do novo Templo vem a vida nova de Jesus e o perdão. De lá vinha a “maldição” para os que não conheciam  a lei “essa gente que não conhece a lei são uns malditos”(Jo.7,40); daqui agora vem a salvação. Porque o amor vale mais que a lei, o amor vale mais do que a fé.

O sepulcro não é o lugar para um vivente morar. No relato de Jerusalém, esse espaço agora é preenchido pela mensagem de Deus: ”ele está vivo, foi ressuscitado”. O túmulo está cheio de branco, brilhante, da luz de uma nova realidade. O lugar da morte tornou-se lugar da revelação divina. A aparição branca anula a presença daquilo que as mulheres vinham buscar, um cadáver. O espaço fechado da morte foi substituído pela abertura da ressurreição. Em contraste com a morte, a ressurreição é um espaço aberto e não uma realidade sombria. O espaço sacral fechado foi substituído pela vida mais sagrada. Assim, o indizível tornou-se acessível para todos: não é preciso ser filósofo  ou teólogo para só assim ser possível crer na ressurreição.


Partindo daí, mais exatamente da narrativa de S.Marcos, o evangelista Mateus avança para outro detalhe teológico quando diz que as santas mulheres “aproximaram-se e abraçaram os pés de Jesus, prostrando-se diante dele” (Mt.28,9), querendo dizer que reconheceram Jesus como o Cristo e Senhor. É igual dizer que nós católicos aceitamos Jesus como Salvador quando beijamos a cruz na Sexta feira Santa e no domingo de Páscoa.
NOTICIÁRIO:


1)- A Via-Sacra foi muito bem participada pelas duas Paróquias, e neste ano teve um novo percurso, desde a paróquia de Cristo Rei até na paróquia de N.S. das Dores. Parabéns aos organizadores e `Companhia de teatro paroquial comandada pelo Nando.

2)- No dia 18 tem reunião da Pastoral do Batismo, como habitual às 19.00h, no CBNET. Sua presença é muito importante.

3)- Primeira comunhão e confissões no Bairro de S.Francisco (Bairro da Cruz) no dia 18.

4)- Assembleia diocesana de Catequese terá lugar na paróquia de Coelho Neto, nos dias 21/22.

5)- Criação do Setor Juventude, terá lugar na cidade do Brejo também nos dias 21/22.

6) Visita e santa missa na comunidade Tiúba, no dia 23, próximo domingo às 14.00h.


7)- Dia 24 meu irmão P.Anibal estará de volta para Belo Horizonte, depois de passar dois meses conosco. Agradecemos muito esta visita e todos os trabalhos que realizou na Paróquia. Toda a Semana Santa passou colaborando na Paróquia de Cristo Rei, atendendo aos  pedidos do P. Joel. Volte sempre

PROGRAMAÇÃO DO CERCO DE JERICÓ
06h00 – Com. Santo Antônio e Homens do Terço. Participação: Com. Santa Margarida e G.O Nova Aliança
07h00 – Com. Santa Ana e Grupos Mãe Rainha. Participação: Com. São José e G.O Cristo Rei
08h00 – Mulheres do Terço. Participação: G.O Renovados em Cristo
09h00 – G.O Rosa Mística e Ministros da Eucaristia. Participação: Comunidade São Camilo
10h00 – Comunidade Nossa Senhora do Bom Parto. Participação: Com. Nossa Senhora Aparecida e G.O Fonte de Misericórdia
11h00 – G.O Louvor e Adoração. Participação: Comunidade Nossa Senhora da Conceição
12h00 – Comunidade São Pedro. Participação: G.O Rainha da Paz
13h00 – Acólitos
14h00 – Legião de Maria. Participação: Com. Sagrada Família
15h00 – Comunidade São Raimundo e Com. Shalom. Participação: Com. Nossa Senhora de Fátima
16h00 - G.O Boa Semente. Participação: Comunidade Santo Expedito
17h00 – Comunidade Santa Terezinha e Catequese. Participação: Com. Santa Luzia
18h00 – Pastoral da Juventude e Pastoral do Dízimo. Participação: Com. Nossa Senhora de Lourdes
19h00 – G.O Divina Misericórdia e Liturgia
20h00 – Com. São Francisco e Apostolado da Oração
21h00 – Pastoral da Família e Pastoral da Sobriedade
VIGÍLIAS
16/04 – Pastoral da Juventude, com. Nossa Senhora do Bom Parto e Legião de Maria
17/04 – Com. Santa Ana, G.O Divina Misericórdia e Mulheres do Terço
18/04 – Homens do Terço, Pastoral do Dízimo e Apostolado da Oração
19/04 – Com. Santo Antonio, G.O Rosa Mística e Ministros da Eucaristia
20/04 – Com. São Pedro, Pastoral Familiar, Pastoral da Sobriedade e Com. Shalom
21/04 – G.O Boa Semente e Acólitos
22/04 – Com. Santa Terezinha, Com. São Francisco e G.O Louvor e Adoração
Obs.: Início dia 16/04 às 20h com a Santa Missa
Encerramento dia 23/04 às 6h00
Início das vigílias às 22h00
Local: Igreja Matriz


Nenhum comentário: