sábado, 8 de abril de 2017

Na tradição judaica a morte era considerada como reparação pelo pecado



Os primeiros cristãos não inventaram a ideia do martírio e nem da a ideia da morte reparadora; fazia parte de sua herança judaica.

Teoricamente, o homem justo sempre sofria por conta da sua justiça, e todo judeu fiel preferia morrer a desobedecer à lei. Exemplo, os macabeus no século segundo antes de Cristo, que morreram como mártires pela lei. E quando em 63 a.C. os sacerdotes morreram em seus postos oferecendo os sacrifícios em vez de fugir para salvar as suas vidas. E já no tempo de Jesus, os zelotas preferiram antes suportar qualquer tortura a chamar César de senhor, e milhares deles foram crucificados, e em Massada muitos deles se suicidaram pelo mesmo motivo, em 73 d.C.

Na época de Jesus, a figura do profeta estava se confundindo com a do mártir, e haviam surgido lendas a respeito dos sofrimentos e do martírio de quase todos os profetas (cf. Mt.23,29)

Jesus foi se convencendo do desfecho de seu destino. No filme sobre Barrabás, a gente enxerga que pelos caminhos da Judeia, cruzes sem conto estão espalhadas ao longo dos campos e das estradas para recordarem a todos o que os aguarda a quem seguir o caminho desses revoltosos. 

Jesus passando por ali, desde menino devia pensar, olhe não será assim que virá acontecer comigo? Jesus ia se acostumando à mesma sorte daqueles que não concordavam com a situação. Por isso dizia também àqueles andavam com ele estejam preparados: “quem quiser me seguir tomará a sua cruz” (Mc. 8.34). O que esperava o justo era uma morte causada pelos injustos. “Armemos ciladas ao justo, vamos mata-lo de morte infame” (Sab.2, 12). 

Jesus e seus discípulos teriam que esperar perseguição e morte. Quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por minha causa e pelo evangelho a salvará.”(Mc. 8.35). E como Jesus trazia novos ensinamentos, o sofrimento e a morte estavam muito na sua expectativa.

O que estava mais decidido a eliminar era o sofrimento: o sofrimento dos pobres e oprimidos e o sofrimento do mundo, E Jesus encontrou uma maneira de diminuir o sofrimento, foi o de sofrer com os que sofrem, o que se chama compaixão. 

A compaixão destrói o sofrimento por nos levar a sofrer com e em benefício daqueles que sofrem. Deste jeito, a disposição de sofrer pode vencer o sofrimento no mundo. Um sentimento de simpatia para com os pobres que não inclua a disposição de partilhar seus sofrimentos seria algo inútil. Por isso Jesus deixou a máxima bem clara: quem perder a sua vida por minha causa e pelo evangelho a salvará.”(Mc. 8.35)

O homem que teme a morte já está morto, enquanto que o homem que deixou de temer a morte, nesse mesmo momento começou a viver. Porquê? Porque a compaixão e o amor obrigam o homem a fazer tudo pelo bem dos outros. Por isso, o homem que diz que vive para os outros mas não está disposto a sofrer por eles é mentiroso, e já está morto. “ O filho do homem veio para dar a sua vida em resgate por muitos” (Mt.10,45)

Deste modo Jesus veio para resgate da humanidade. Resgate é pagar algo para alguém ou algumas pessoas. Oferecer a sua vida é estar disposto a morrer para que outros vivam. No caso de Jesus, para que vivamos de outra maneira.

           Noticiário


1)- A caminhada da CF. (Campanha da fraternidade) foi uma manifestação de cidadania e defesa do meio ambiente, em que teve toda a participação dos colégios, catequeses e comunidades. Parabéns à equipe paroquial que planejou, organizou e envolveu toda a cidade no clima do meio ambiente e da nossa mãe Natureza. Parabéns às secretarias de Educação e do Meio ambiente e todos os colégios que participaram.


2)- Hoje, domingo de Ramos, dia de profecia e das vitórias antecipadas do justo e de Jesus o Justo, e de todos os justos. Dia da certeza da verdade, do bem sobre o mal, da verdade sobre a mentira, da verdade sobre as calúnias, e da natureza que vai sempre se renovando e nos alimentando.

3)- Ontem e hoje, dia 09 teve Encontro da PJ. (assessores e coordenadores) sobre o estudo da doutrina social da Igreja no Brejo. De nossa paróquia participaram a Ir. Fátima e mais quatro Jovens.

4)- Dia 11, terça feira tem reunião do CPP, às 19.00, no CBNET. Sua presença é muito importante.

5)- No  dia 03, segunda feira teve a reunião dos COLEGIADOS. Ficou assente que vai ter reunião na comunidade SANTANA  dia 23/04 para formação e organização do dízimo, ao c/ da Pastoral do Dízimo, a família Bacurau, e família Chico Chagas e Domingas e João Araújo. E outra para o dia 28/5. A próxima reunião dos COLEGIADOS: dia 02/05

Semana Santa


1)-Dia 10, 11 e 12 tem confissões na igreja matriz, da manhã e à tarde.

2)- Quinta Feira Santa, Sexta Feira Santa e Sábado, Oração do Ofício divino das Comunidades, ao cuidado do grupo “Semeando louvores” na matriz às 07.00h da manhã.

3)- Quinta e Sexta feira Santa tem visitas aos doentes da parte da manhã.

4)- Dia 13 - Quinta Feira Santa, Celebração da SANTA CEIA às 17.00h e Lava-pés, seguindo-se adoração até às 22.30h.

5)-Dia 14- Sexta-Feira Santa: Via SACRA na rua, começando em frente da matriz da paróquia de CRISTO REI, e encerrando nà matriz de N.ª S.ª DAS DORES, seguindo-se a comunhão e beijo da cruz na matriz. É dia de jejum e abstinência.

6)- Dia 15- Sábado Santo: Missa da Vigília Pascal às 21.00h. Bênção do fogo novo, e da Àgua batismal, e Procissão com o Círio Pascal, acompanhado com as nossas velas

7)- DIA 16- DOMINGO DE PÁSCOA- Missa na Comunidade de S.Pedro: 07.00h. Na Matriz às 08.00h; Em Sta Teresinha às 09.00h; na Matriz às 10.00h. Batismos dos catequizandos às 15.00h. Missa na Matriz às 20.00h

         XII EDIÇÃO VIA SACRA


Locais das cenas e responsáveis pela ornamentação:
Observação: Necessário um caminhão com carroceria grande que servirá de palco deve estar ornamentado e posicionado frente à procissão.
Duvidas ligar para coordenação 991216662 / 991370717

1ª Cena - Jesus e Tentado no deserto. (local lado matriz Cristo Rei) Resp: Bairro Aparecida, Legião de Maria.
2ª Cena – Jesus e traído e entregue aos chefes da lei.(Local próximo da loja Casa Brasil todos na avenida do areal) Resp: Comunidade Novo castelo, comunidade Santa Ana, bairro aldeia.
3ª Cena – Agonia de Jesus no horto das oliveiras(Próximo comercial Cardoso 02 todos na avenida do areal) Resp: Comunidade Bairro areal, Comunidade São José, Mil casas.
4ª Cena – julgamento no palácio de Caifás. (próximo a óptica do trabalhador todos na avenida do areal. Resp: Comunidade Bairro da corrente, Mulheres do terço e Acólitos.
5ª Cena –Jesus no palácio de Pilatos flagelação e julgamento condenação. (Próximo da escola Amélia Mendes muro sem casas lado esquerdo ) Resp: Bairro Terras Duras, Pastoral da Juventude, Catequese paroquial.
6ª Cena – Jesus no palácio do rei Herodes. (Do outro lado da avenida lado direito da escola Amélia Mendes muro sem casas) Resp: Comunidade Bairro Novo Bairro de Fatima e Pastoral da Família.
7ª Cena – Jesus encontra-se com sua Mãe. (Local muro sem casas lado direito avenida areal próximo panificadora pão de mel) Resp: Bairro Santa Luzia, bairro Recanto dos pássaros.
8ª Cena – Cirineu ajuda Jesus a carregar a cruz.(Cruzamento da avenida próximo casa Zé Laurentino farmácia bem estar e comercial leite) Resp: Comunidades Bairro mutirão, comunidade Santo Expedito, Pastoral do Idoso.
9ª Cena – Verônica enxugar a face de Jesus. (cruzamento avenida próximo Hospital benu Mendes avenida do areal) Resp:Comunidade bairro campo velho, bairro tigela.
10ª. Cena – Jesus consola aas mulheres de Jerusalém. Resp: Comunidade bairro santo Antonio pastoral da sobriedade. (Lado da casa da Odilene Basto, próximo papelaria Seven). (Avenida do areal )
11ª. Cena – Crucificação e morte de Jesus. (Canto da Praça da Coronel Luis vieira praça matriz frente a rua Ananias Albuquerque sentido areal) Resp: Comunidade Bairro da cruz, Homens do terço, Pastoral do dizimo.
12ª Cena – Ressurreição (Largo palco da matriz) Resp: Todos os grupos da Renovação Carismática Católica. Difusão Com. Shalom


Nenhum comentário: