sábado, 1 de abril de 2017

As pedras e as cavernas dos lázaros de hoje



Quem eram os bem aventurados das “Bem aventuranças”? 

Para inicio de conversa eram, tome nota da lista: os pobres, os cegos, os aleijados, os leprosos, os famintos, os miseráveis, aqueles que choram, pecadores, prostitutas, coletores de impostos, perseguidos, os esmagados, os cativos, os que labutam e estão sobrecarregados, a ralé que não conhece nada da lei, as multidões, os pequenos, os que são menos que nada, os últimos, os mendigos e doentes, as viúvas e  os órfãos, mulheres e crianças que não tinham quem as sustentasse, operários e diaristas que se encontravam frequentemente desempregados, os camponeses que trabalhavam a terra, e os escravos.
E porque Jesus lhes chamava de bem aventurados? É porque para os judeus, felizes eram os ricos, os poderosos, os donos de terras, e os “cumpridores da lei”. E diziam que os outros era desprezados por Deus. “ Essa gente que não conhece a lei são uns malditos” (Jo.7,49). Aliás, era uma herança dos antigos reis e faraós, que se intitulavam filhos de Deus, e que os outros não tinham Deus. Eram os sem-Deus e os sem-terra. Era igual. 

Até um fazendeiro aqui em Chapadinha dizia para os seus caboucos: vocês não podem rezar porque não têm terra”. Jesus veio reverter a situação; eles são os preferidos de Deus porque são desprezados pela sociedade. É como a mãe que se debruça sobre o mais sofredor e doente. E então Jesus vinha pregar a metanóia que era a mudança de mentalidade. 

A mudanças das classes dominantes e a mudança das classes dominadas, lhes dizendo que eles valem diante de Deus tanto como os outros. Eles tinham a cabeça feita pelos ricos, pois têm que mudar a cabeça; metanóia quer dizer mudar a cabeça.

Este tipo de pessoas eram excluídas por conta da pobreza material, e como as classes altas as excluíam, achavam que Deus também as excluía. E assim eram excluídas de Deus e da salvação. Aliás, tome nota, a salvação, no conceito dos judeus era só para esta vida.  O “reino de Deus” era aqui mesmo, um reino de riqueza e prosperidade.

Além da exclusão pela pobreza ou “má sorte” havia a exclusão pelo não cumprimento da lei. Não havia praticamente saída nenhuma para o pecador. Seu sofrimento se manifestava sob a forma de frustração, culpa e ansiedade. Sentiam se frustrados porque sabiam que nunca seriam aceitos para o convívio com as outras pessoas. A sociedade botou na cabeça deles que Deus não gostava deles. 

O resultado era um complexo de culpa neurótica que levava ao medo e ansiedade em relação aos muitos tipos de castigo que podiam cair sobre eles. Os pobres e oprimidos sempre foram os mais vulneráveis às doenças. Muitas doenças mentais daí surgiam, como ainda hoje nas pessoas vivem nas mesmas condições. E essas provocam as doenças psicossomáticas, como a paralisia e dificuldades na fala. Daí que Jesus topava sempre com este tipo de doentes e a sua atenção os levantava.


É aí que se coloca o ambiente do profeta Ezequiel quando prega: “vou abrir vossas sepulturas, porei em vós o meu Espírito para que vivais” (Ez.37,14). Esta multidão de pessoas viviam pior que numa sepultura. E, como dizemos hoje, “só Deus mesmo”.

E Jesus quis mostrar com um exemplo que Deus pode reverter a situação, no evangelho de João, cap. 11. O Lázaro estava numa caverna fechada com uma grande pedra. Jesus ordenou que tirassem a pedra. (Jo, 11,38).


Pelo dito, imaginamos quem coloca os pobres numa grande caverna, e qual é a pedra (as leis?), e quem deve tirar a pedra das cavernas dos lázaros de hoje?

          NOTICIÁRIO



1)- Hoje, 1ª domingo de abril tem exposição do Santíssimo na matriz

2)- Tem o segundo dito do batismo para os batizandos que serão batizados no dia de Páscoa à tarde.

3)- Amanhã, dia 03: Reunião dos COLEGIADOS,  no CBNET, como habitual às 19.00h.

4)- Visitas quaresmais nesta semana: Dia 04, terça feira = Bairro da Cruz dia de confissão no salão provisório, de manhã e tarde. E no dia 05 visitas aos doentes. No Centro , dia 10, 11 e 12 confissões na matriz e visitas aos doentes nos dias 13 e 14 da parte da manhã.

5)- Dia 6, 1ª quinta feira, só vai ter confissões da parte da manhã, pois à tarde, tem a Missa dos santos óleos, na catedral de Brejo. Às 15.00h os ônibus estarão saindo aqui da praça da matriz.

6)- CAMPANHA DA FRATERNIDADE: Caminhada no dia 07, sexta-feira. Concentração: Praça da Bandeira, às 16.00h até na Prça do Povo, com as duas Paróquias de Cristo Rei e de NªSª das Dores, e todos os Colégios da cidade. Leve bandeirinhas verdes e (ou) mudas de planta. Vamos encher nossa cidade com o verde do meio ambiente  da natureza linda.

7)- Atenção PJ. (Pastoral da Juventude)- Reunião na diocese (Brejo) para estudo da doutrina social da Igreja, dia 07 e 08, nesta sexta e sábado, para coordenadores e assessores.

8)- DOMINGO DE RAMOS : Celebrações nas Comunidades. Terá missa às 7.00h no S.Antônio, com P.Casimiro e às 09.00h em S.Raimundo, com P.Anibal. Na matriz, início da celebração na praça do Padre Neves às 08.00h. Bênção dos Ramos, procissão seguindo pela avenida, dobrando em direção à Rodoviária, seguindo pela rua do Correio até entrar  pela porta do fundo dando  continuidade à Missa dos Ramos. Terá missa das 10.00h, e das 20.00h. 

Semana Santa

1)- Quinta Feira Santa, Sexta Feira Santa e Sábado, Oração do Ofício divino das Comunidades, ao cuidado do grupo “Semeando louvores” na matriz às 07.00h da manhã.

2)- Quinta e Sexta feira Santa tem visitas aos doentes da parte da manhã.

3)- Dia 13 -  Quinta Feira Santa, Celebração da SANTA CEIA àa 17.00h e Lava-pés, seguindo-se adoração até às 22.30h.

4)-Dia 14- Sexta-Feira Santa: Via SACRA na rua, começando em frente da matriz da paróquia de CRISTO REI, e encerrando nà matriz de N.ª S.ª DAS DORES, seguindo-se a comunhão e beijo da cruz na matriz.

5)- Dia 15- Sábado Santo: Missa da Vigília Pascal às 21.00h. Bênção do fogo novo, e da Àgua batismal, e Procissão com o Círio Pascal, acompanhado com as nossas velas

6)- DIA 16- DOMINGO DE PÁSCOA- Missa na Comunidade de S.Pedro: 07.00h. Na Matriz às 08.00h; Em Sta Teresinha às 09.00h; na Matriz às 10.00h. Batismos dos catequizandos às 15.00h. Missa na Matriz às 20.00h





Nenhum comentário: