sábado, 29 de abril de 2017

As dúvidas dos discípulos e o Credo que se baseia na graça divina



Na história humana e na história bíblica podemos constatar um princípio curioso:  enquanto um grupo pequeno não está suficientemente estabelecido e não toma consciência de sua “identidade” não se interessa em escrever seu passado e sua história e suas experiências. 

Aconteceu assim com o povo bíblico antigo, e com as primeiras comunidades cristãs, para as quais um mundo novo estava começando. Desabava um mundo antigo e alguma coisa nova começava. Encontravam-se como dizemos hoje “no mato sem cachorro”.

As atividades de Jesus iam sendo relatadas primeiro oralmente em pequenos grupos, e começaram a ser escritas somente quando o grupo tomou consciência de sua identidade própria, e com isso se interessou por sua história. Enquanto os cristãos eram poucos e dispersos, sai identidade não estava bastante clara e não pensavam muito num futuro distante. Os primeiros cristãos além disso esperavam o próximo retorno de Jesus, e com isso o “fim do mundo”.

Do que fica dito se deduz que uma das razões mais poderosas à redação dos escritos bíblicos foram as situações nas quais sentiu-se a necessidade de destacar e afirmar a identidade da comunidade e SUA história. Com o correr dos tempos, as diferentes tradições que circulavam independentes umas das outras foram reunidas em pequenos “livros”. Os escritores contavam somente com tradições orais que corriam de boca em boca para iniciar a pôr por escrito a fixação dessas histórias. O material selecionado foi organizado de maneira mais ou menos lógica pelo escritor.

Para unir as tradições, com frequência os redatores empregavam frases aleatórias como “Depois de algum tempo”, “um dia”, “no primeiro dia da semana”, “de volta ao outro lado do lago”. É por isso que um mesmo acontecimento é contado duas vezes e justaposto de maneira diferente e repetitivo.

Isso acontece desde os antigos escritos como no Gn, cap 01 e 02, e dá-se também no Novo Testamento, no caso referente às narrações da ressurreição. A catequese, ou os “livrinhos” que começaram sendo redigidos tinham o objetivo maior de ir formando e cimentando a identidade das novas comunidades como igreja, na sua afirmação central que que era: aceitar Jesus como o Cristo ressuscitado. O mesmo Jesus que comeu com eles é o mesmo que está vivo. 

E nessa aceitação se legitima a incumbência da missão apostólica para o mundo: fazer com que todos se tornem discípulos de Cristo. Na ressurreição e nas aparições se baseia a “experiência pascal”: Jesus é o Senhor, e a experiência do dom do Espirito Santo. E fundamento da Igreja e da sua missão. É por isso que em todos os relatos das aparições tem que ficar claro que Jesus apareceu “aos Onze”, e “a Pedro”. E as santas mulheres teriam sempre a incumbência de ir de ir notificar todas as suas novidades aos “Onze” e “a Pedro”. Estava nascendo desse convicção e desse cuidado a colegialidade da Igreja, como dizíamos, a identidade da Igreja apostólica.

Nestes relatos das aparições destacamos duas atitudes: a adoração, e a dúvida. Como podemos conciliar? A adoração é o carimbo da certeza. Mas a dúvida traz à lembrança as atitudes vacilantes de Pedro, que se mostrava pronto até à morte mas depois fraco até à negação. 

A insistência sobre as dúvidas dos discípulos acentua mais uma vez que a fé na ressurreição é só fruto da graça divina e da determinação de uma pertença à Igreja onde tem morte e ressurreição, pecado e graça, morte e vida.

         NOTICIÁRIO
1)- Entramos no Mês mariano, que nos remete para o ANO MARIANO, estabelecido pela Igreja no Brasil para comemorar os 300 anos da Aparecida. Vamos entrar no clima. A imagem da Nossa Senhora de Aparecida em nossa diocese estará justamente no mês de Maio.

Aqui em Chapadinha chegará no dia 23 de Maio vinda de Afonso Cunha, e a recepção será no retorno do aeroporto. Horário, às 07.00h da manhã.  Junto â entrada para a comunidade de Sta Teresinha.

2)- As peregrinações do mês de Maio, que tradicionalmente foram para a construção da Matriz de N.S. das Dores, nesse ano serão para a construção da igreja de São Francisco.



3)- No 1º de Maio é o dia de São José Operário. Tem festejo na comunidade TIÚBA, e irão envolver as comunidades do setor.

4)- Colegiados: Teremos reunião na primeira Terça feira do mês que será o dia dois (02) já de Maio. Sua Presença é muito importante.

5)- Horários da Primeira Comunhão: Sant’Ana: 07/05, às 16.00h. Confissão: 06/05, das 15-17.00h
São Raimundo: 12/05, às 19.00h. Confissão: 12/05, às 08-11h e das 15.-17.00h.
Santo Antônio: 14/05, às 07.00h. Confissão: 13/05, das 08-11.00h
São Pedro: 17/05, às 19.00h. Confissão: Das 08.-11.00h e das 15.-17.00h
Sta Teresinha: 21/05, às 09.00h. Confissão: 20/05, das 08.-11.00h
N.S. do Bom Parto: 04/06, às 16.00h. Confissão: DIA 03/06 DAS 08-11.00h
NªSª das Dores: 11/06, às 10.00h. Confissão: 10/06 Ás 08.-11.00h e 15-17.00h


6)- Esta semana só foi possível  acompanhar o meu irmão P.Anibal até São Luís, de onde ele seguiu para Belo Horizonte. Agradecemos muito sua visita e todos os trabalhos que realizou, apesar de sua idade avançada. Volte sempre

7)- Começou domingo passado a implantação do movimento CAMINHO –Catequese para Jovens e Adultos, já vários anos atuando em várias Paróquias da diocese. Você que ainda não faz parte de algum grupo está convidado a fazer parte. As catequeses são segundas e quartas feiras. Local: igreja matriz. horários: às 19.00h
Obs: A frequência a estas catequeses será considerada como preparação para o sacramento da CRISMA. Porém não para aí. A frequência será compromisso de pertença ao movimento.

 8)- Próximo mês de Junho, se aproxima as festas juninas. Já desde o ano passado que ficou resolvido que todas as festa juninas da Paróquia serão  todas na semana de 17 a 24 de Junho. Por isso vão se vão organizando e combinando com o Bernardo Ayres.

9)- 1º de Maio é o dia de São José Operário. Tem festejo na comunidade TIÚBA, e irão envolver as comunidades do setor. Aqui na Aqui na .vai ter a santa missa às 17.00h, e o celebrante será o P.Raul, do Paraguai, que irá ficar morando na casa paroquial até o festejo de Setembro, junto com um seminarista de Brasília. Eles serão os encarregados das Catequeses do Caminho. Atenção: de manhã acontecem as ações da limpeza das NASCENTES DA TIGELA E DA ALDEIA:  O Setor 01 reunirão na Capela de N.S. do Bom Parto, às 07.30h. O Setor do Centro, com São Raimundo, São Francisco e Satana, na Matriz também as 07.30h.


10)- A Pastoral da Juventude (PJ) teve assembleia domingo passado no CBNET para traçar programas para os meses seguintes até no final do ano. A coordenação paroquial eleita na assembleia foi a seguinte: 1.Daniel (JOMISSAN) /Washington (JUEC)  2-Iolnda /Pedro(JIC).3– Tiago Larissa (JSBC). Zona Rural: 1 Valdimnar / Cleones (JUPP) 2-Janaina /Lucas(SCM)


11)-Nesta 4ªfeira, foi empossada a  nova gestão do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para biênio 2017-2019,  pela Secretária de Assistência Social Isalena Aguiar. Desejamos bom trabalho







Nenhum comentário: