sábado, 12 de agosto de 2017

Imagens: proibição do deus do Céu, ou do rei Faraó? Briga de imperadores e nunca Deus no meio?



Vimos há dias noutra publicação deste semanário VIDA NOVA, n.155 de 16/07/17 que o Moisés seguiu como modelo e decalcou o código do Sinai dos Dez Mandamentos sobre códigos anteriores como o código de Hamurabi. 

Sabemos que na época da cativeiro no Egito os judeus eram escravos do Faraó. Escravo era obrigado a ter a mesma religião do seu senhor. Nessa hora os judeus não podiam ter outras imagens e outro culto, só as imagens e o culto do imperador, o faraó. Na verdade, desde o séc. XVI a.C. que o faraó dizia que ele era o deus vivo na Terra. O que fazer? Praticavam a sua fé às escondidas.

Aí, quando se viram livres e se juntaram a outros povos para se libertar do faraó, foi quando Moisés, o fundador do povo do deserto, tentou pôr em prática o modelo de Código de que ele tinha conhecimento. Porque Moisés “foi instruído em toda a ciência dos egípcios, e era poderoso em palavras e obras”, como afirmou São Paulo. (At.7,22).

Seguindo o método do código de Hamurabi para dar uma organização ao povo, organizou também o Código dos 10 Mandamentos, e todo o Pentateuco, Toráh, ou Tanak. E como vinham acostumados a praticar a sua religião sem imagens, às escondidas, assim colocaram no código dos Mandamentos do Sinai.

Na verdade, Israel entrava em diálogo com os povos vizinhos tanto na religião como nas cosmologias. Neste sentido, são notórias as semelhanças entre o salmo 103, que fala da criação, e o hino ao deus Atón. 

No que concerne ao Gênesis é semelhante à epopeia de Gilgamesh, “quando o céu foi separado da terra”. E ainda coincidem no modo da criação das águas, as quais foram criadas antes do céu e da terra” (Gn.1,2). 

Também em muitos destes mitos antigos os inimigos da ação criadora dos deuses costumava ser representada sob a forma de serpentes.

Além dos elementos históricos que estamos constatando, devemos ter presente a diferença entre a cultura egípcia e grega e a cultura hebraica no seguinte: egípcios e gregos davam mais importância ao primado da imagem sobre a palavra, da visão sobre a audição. 

Enquanto que a cultura hebraica dava mais importância ao primado da palavra sobre a imagem, audição sobre a visão.

Aliás, estas diferenças foram se inserindo nos primeiros cristãos, mas foram convivendo pacificamente tendo em conta que já no período dos reis de Israel, no templo de Salomão foram colocadas muitas imagens: de Anjos, querubins e bois e grinaldas e de figuras de leões (1Rs. 6,23-30).

Na verdade a noção de estética esteve sempre mais ligada à  tradição do cristianismo e teve o seu apogeu na Idade Média desenvolvendo mais o primado da imagem sobre a audição, o que a ciência veio confirmar, pois a pessoa humana aprende 75% mais com a imagem do que com a palavra, ficando dó 25% com a palavra. Daí veio o surto moderno do cinema, vídeos e videogames, e toda a exuberância da TV sobre a Rádio, e todos os meios audiovisuais usados em todas as palestras e em todos os cursos.

Os próprios invisuais transformam as imagens captadas pelos dedos em palavras no seu cérebro pelo método Braille.

No entanto, já no séc. VIII ocorreu no império bizantino um novo movimento chamado iconoclasta que agia perseguindo as pessoas que veneravam imagens e quebrando seus objetos devocionais. 

Esse movimento foi promovido pelo imperador Leão III, o Isáurico, que era de descendência árabe, de Marrocos. Foi quando ele fez a sua própria estátua para ser carregada em procissão pelas ruas no Cerco de 717, e proibindo outras imagens, igual o rei Faraó do Egito.

A partir daí ordenou a proibição de imagens e ordenou a sua destruição tanto nos Templos cristãos como nos Templos árabes.

Porém, em 780, a viúva de Leão IV, Irene do Oriente revogou as proibições e acabou com essa polêmica tanto no Oriente como para o Ocidente, o que foi depois confirmado pelo Concílio de Nicéia em 787 e depois de Constantinopla em 843.

Como vimos, sempre os imperadores no meio até esta data. Podemos então perguntar: Imagens – proibição de Deus, ou briga de imperadores e nunca Deus no meio?
      
            NOTICIÁRIO


1)- Ontem foi a 6ª edição do BOTE FÉ ADORAI COM MARIA. Agradecemos a presença do bispo diocesano Dom Valdeci que prestigiou o nosso evento com a sua presença.

2)- Hoje é a abertura Da SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA. Próximo domingo, dia 20 teremos a CAMINHADA da FAMÍLIA às 07.00h. Não tem a  encerrando com a Eucaristia. É evento nacional, e paroquial envolvendo todas as Comunidades e Capelas, todas as Pastorais e Movimentos.

3)- Hoje dia dos PAIS, nossa homenagem a todos os Pais de nossa Paróquia, e os abraços de todos os filhos.

4)- Assessores e coordenadores da IAM, reunião na cidade do Brejo dias 18 e 19.

5)- Pastoral de Educação: reunião dias 18-20 também no Brejo.

6)- Festejo de S. Raimundo: dias 21-31. Participe na Comunidade do São Raimundo da Corrente.

7)- CPP: Reunião nesta 4ªfeira dia 15. Avaliação do BOTE FÉ 2017 e preparação do FESTEJO DA PADROEIRA. Sua presença é muito importante.

8)- Equipes do dízimo: reunião dia 16, 5ªfeira. As capelas que ainda não têm o dízimo implantado não podem faltar, assim como as outras que já têm.

9). Atenção ao seguinte aviso: Após a missa das seis da tarde nos dias de semana as portas da matriz têm que fechar, não podendo ninguém ficar sozinhos ou em grupos. Tem encarregados de fechar as portas e apagar as luzes e têm que fazer esse trabalho com responsabilidade. Obrigado pela compreensão.

Bote fé com maria adorai



Foi ontem, neste sábado a 6ª edição do BOTE FÉ COM MARIA ADORAI.
Foi um momento forte e o encerramento do ANO MARIANO oficialmente na Paróquia. É evidente que nos temas do Festejo ainda iremos ter presente a incidência do ANO MARIANO, mas os programas específicos já estarão dados por encerrados.

Foi maravilhosa a atuação das Irmãs Pequeninas de SANTA INÊS num Show de hinos de reflexão, de oração, louvor, e muita alegria e animação. Agradecemos ao nosso amigo Landry, da Firma Landry Móveis que, após a comemoração dos 20 ANOS DA FIRMA MÓVEIS, se prontificou a trazer de novo as Irmãs de Santa Inês para o evento paroquial do BOTE FÉ. Muito obrigado amigo Landry.

BOTE FÉ 2017 - Com as IRMÃS PEQUENINAS DO SACRATÍSSIMO CORAÇÃO DE JESUS, de Santa Inês. PATROCÍNIO : LANDRY MÓVEIS


Próximo domingo, 20, todos na CAMINHADA DA FAMÍLIA








Nenhum comentário: