sábado, 26 de agosto de 2017

"E vós quem dizeis que Eu sou"? A fé não é uma certeza, é uma busca. E na busca uns enxergaram mais e ouros enxergaram menos.



Deus falou aos homens como vem escrito na Bíblia, com uma linguagem humana de sons físicos? O que é a Revelação? O que é a inspiração?

Na Bíblia, onde se encontra a revelação, nos relatos bíblicos, ou nos acontecimentos vividos, quer dizer, na história vivida?

Já desde muito tempo se diz que primeiramente a Bíblia foi vivida, de pois celebrada, e por fim escrita. Eu comparo assim como a grande história de um povo como a história do Brasil; ela primeiro foi vivida, depois celebrada e por fim escrita, ou como a história de um namoro, vive-se, celebra-se e escreve-se.

Quer dizer que Deus não se deu a conhecer nos relatos, mas nos acontecimentos, na história vivida. A Revelação mesma é anterior à composição dos diversos relatos e discursos bíblicos. Pense na história de Abraão. Quantas memórias nebulosas de tempos atrás vinham sendo contadas, e celebradas, e só depois de 1800 anos tomaram corpo escrito. E de mistura com quantas lendas, e mitos pelo meio, que até hoje nos dificultam e nos atrapalham.

Quando eu era criança gostava  muito de um velho que me contava muitas histórias. De quando m vez ia até onde ele, seu Diego me conte histórias. E ele contava, e aumentava para me entreter. E para tirar lições morais. É assim a história do Pinóquio, e da Alice no país da maravilhas, aquele para a lição de não mentir, a outra para ensinar a amar.

Assim também a estátua de sal, da mulher de Ló, e as histórias de homens ou Anjos que de repente apareciam. Aliás entre os antigos corriam histórias que deuses desciam à terra para testar os mortais.

Deste modo podemos nos perguntar, o que é a Revelação? E o que é a inspiração? Revelação é a manifestação da presença de Deus em acontecimentos onde muitas pessoas reconheceram uma presença muita viva de Deus. Hoje dizem os especialistas que não houve uma, mas muitas Revelações ao longo da História, e que Deus não se manifestou só aos judeus.


E inspiração o que é? É o dom ou carisma que guia as pessoas a reconhecer, compreender e interpretar  e transmitir essas manifestações reveladoras de Deus na história. No caso, se a Revelação ou revelações não fossem reconhecidas e compreendidas como tais, cairiam vazio. E se finalmente não tivessem sido escritas não saberíamos delas.  (continua no próximo blog)


             NOTICIÁRIO:
1)- Hoje é o dia do Catequista: É um dia para pensar em pessoas da comunidade que dedicam seu tempo de voluntariado para uma missão de evangelizadores da juventude. Parabéns Catequistas

2)- Amanhã, dia 28 começa o TRÍDUO DE SÃO RAIMUNDO, na Comunidade da Corrente. Neste ano o programa foi todo modificado devido ao falecimento do saudoso Manoel Barreto


3)- Ocorreu ontem a missa de sétimo dia do sr. Manoel Rodrigues Barreto com a igreja cheia, quase como no dia da missa de corpo presente, que lotou a grande igreja do Divino Pai Eterno, no passado dia 22/08, onde estavam presentes o bispo diocesano, dom José Valdeci Mendes Santos, o P.Francisco das Chagas, de Buriti e membro do Conselho diocesano, e o P.Joel da paróquia de Cristo Rei, além do pároco de NªSª das Dores, P.Casimiro. Essa missa e essa despedida ficará para sempre na lembrança não só da comunidade de S.Raimundo, e da família, mas também de toda Chapadinha. Além das pessoas já mencionadas vieram também o presidente do Sindicato dos Servidores públicos de São Luís, o presidente do Terço dos Homens de Brejo. Na noite da sentinela vieram representantes do Terço dos Homens de Brejo, Coelho Neto, Santa Quitéria, Mata Roma, São Luís, e de Vargem Grande. Na homenagem final falou o senhor Bispo elogiando a atividade a nível diocesano do sr. Barreto, falou o sr. Raimundo presidente do Sindicato de S.Luís, o presidente do Terço dos Homens de Brejo, e os familiares, destacando-se o Farman e a Mageiisti, que na emoção arrancaram foças para recordar os grande exemplos do pai. Também foi importante a presença da Paróquia de Cristo Rei, tendo dado o seu testemunho o casal responsável da Pastoral familiar de Cristo Rei, senhora Francinete e Fábio.


Destacando o testemunho de um neto: “ Meu avô era tão querido por todos, feliz. Deus está cantando as músicas dele lá no céu. Leticia aqui, vou ficar aqui nos grupo pq.vovô não quer ninguém distante dele”.(Barreto Neto). 

E da Pastoral Familiar: “Nosso irmão Barreto, a sua memória será sempre honrada, o seu nome e a sua história serão sempre repetidos com amor, carinho e respeito. Você continua eternamente presente em nossos corações e em nossas vidas”.(Joana)

E ainda: D.Francisca, minha querida e amada por todos, vc é da pastoral familiar, como poderemos lhe esquecer? Vc. É nosso diamante e sempre será. E JÓIA não se deixa jogada, pois estará sobe nossos cuidados” (L.Caetano).

Lembramos a figura nobre do pai, senhor Francisco Barreto, sempre sereno ao lado do caixão do filho. 

E a atitude da esposa senhora Francisca, esposa serena que arrancou palavras de sabedoria na despedida: “Eu o meu esposo éramos uma só pessoa. Juntos e unidos. Eu quero continuar sempre no mesmo trabalho que ambos juntos levávamos, por favor sempre me chamem”

A comunidade de São Raimundo foi maravilhosa na preparação e todo andamento da sentinela e da missa de corpo presente e dos terços na casa do finado. Apesar da emoção e da perda de um dos membros que muito colaborava, arrancaram forças para superar as circunstância. 

E mesmo tendo que trocar todo o programa que já tinham preparado do FESTEJO DE SÃO RAIMUNDO, souberam fazer esse sacrifício e essa renúncia em prol das homenagens àquele membro tão querido, até porque ele mesmo tinha andado no meio de todos os "apreparos". Compreendemos esse sufoco e esse vazio que deixou não só a falta do irmão Barreto, mas também o vazio e a falta da Novena deste ano, sendo substituída pelo TRÍDUO

Por isso convidamos toda a Paróquia a participar com mais amor e com mais gente  nestes TRÊS DIAS, que são os três derradeiros da NOVENA DE SÃO RAIMUINDO

Quem sabe, há uma lição escondida neste acontecimento todo: Que vale tanto ou mais celebrar os santos “vivos” como o irmão Barreto do que tantas vezes os santos que viveram há muito tempo. Vamos celebrar bem estes três dias, na memória não só do S.Raimundo, mas na memória do irmão e santo Manoel Barreto.

3)- Próximo sábado, dia 02 de Setembro celebramos na diocese e na paróquia o grito do Excluídos. Convidamos todos para a CAMINHADA DOS EXCLUÍDOS, que será no entorno da igreja matriz, a começar às 18.00h, encerrando com a celebração da eucaristia, e será também a missa da unidade paroquial pois é o primeiro sábado do mês de Setembro.



De Autoria da Vereadora Nildinha Teles (PRB), PL 

é Sancionada pelo Prefeito e "BOTE FÉ" Será 

Incluído no Calendário Oficial de Eventos do 

Município!
          
É com grande alegria que venho dar  a notícia a todos os Católicos de que o Projeto de Lei Nº 04/2017 foi sancionado pelo Prefeito Magno Bacelar onde inclui o evento realizado pela Paróquia de Nossa Senhora das Dores denominado “BOTE FÉ”, no Calendário Oficial de Eventos do Município; agora vamos fazer uma emenda para que possa ser destinada uma vinda de verba para o evento que acontece todos os anos no mês de agosto na cidade de Chapadinha trazendo muitas caravanas de outras cidades e também milhares de católicos do município para adoração e consagração do Senhor. Deixo aqui meus honrosos agradecimentos ao Prefeito pelo sancionamento deste projeto.
Aproveito o momento para falar também de duas indicações de minha autoria levadas ontem 22/08/17 a Câmara Municipal onde indiquei ao Prefeito que encaminhasse ao setor competente conserto do chafariz da Avenida José Sarney, bairro Areal e operação tapa buracos em caráter de urgência na Travessa da Corrente, Bairro da Cruz.        
Os nossos agradecimentos  à vereadora Nildinha Teles
                   


Nenhum comentário: