sábado, 2 de setembro de 2017

A fé não é tanto fruto de teorias e doutrinas mas principalmente da experiência com a pessoa de Jesus, e no final das contas com Deus



Domingo passado dissemos que a fé não é uma certeza, mas uma busca: e na busca uns enxergaram mais e outros enxergaram menos. 

Escutando as conversas dos pagãos, os apóstolos escutavam comentários sobre quem seria Jesus: algum profeta antigo que teria ressuscitado? Sim, porque os antigos tinham a ideia que alguns homens famosos podiam ressuscitar. “ É João Batista a quem mandei cortar a cabeça, que ressuscitou” (Mc.6,14). E quem sabe, os discípulos de Jesus também partilhariam dessa ideia?

E quando Pedro arriscou dizendo que Jesus era o Messias, o filho do Deus vivo (Mt.16,16) será que ele sabia bem o que estava dizendo? Até porque logo em seguida Jesus o botou para trás dizendo “cala”, você não sabe o que diz, porque esse Messias deverá sofrer muito, esse filho de Deus deverá chegar à morte e não vai custar muito tempo. (Mt. 16,21-24).

Será que Pedro sabia o que era ser o Messias? Será que sabia o era ser o filho do Deus vivo? Mostrou que não. Ainda estava em busca. A fé dele não era uma certeza, era uma busca. E na busca às vezes erramos os caminhos.

Então o que faltava ao Pedro e aos outros? Faltava a experiência com Jesus e com o Deus de Jesus. Igualmente os pagãos do entorno que disseram que Jesus era algum profeta ressuscitado. Que experiência eles tinham de Jesus? Nenhuma. E os discípulos? Muito pouco ainda. Só quando dali a dois ou três anos, quando viram a vida de Jesus doada pelos pobres, sofredores e sofridos e os defendendo é que chegaram a uma maior experiência de quem era Deus e Jesus realmente.

E porque ter de Deus significa optar pelo que Jesus optou. Defender quem ele defendeu. Estar do lado de quem ele estava. Porque se eu rezo só para Deus e que ninguém mexa comigo, me considerando aquele santo só de olhar para Deus e tirando os olhos  do irmão, tenho que tirar o cavalo da chuva, porque não sou aquele santo não. Posso ser como um balão colorido, logo estoura.


Qual era a fé duma Santa Teresa de Calcutá? Duma Santa Dulce, a santa dos Pobres, da Baía? Dum São Francisco? De um Papa Francisco? Era a experiência de Deus e de Jesus olhado e acompanhado na presença dos sofridos. 

Por isso podemos repetir: a fé não é tanto fruto de teorias e de doutrinas, mas principalmente da experiência com a pessoa de Jesus, e no final das contas com Deus. 

Vale dizer, com a pessoa de Jesus e com as experiências das pessoas com quem ele caminhava. 


FESTEJO DA PADROEIRA 2017: 05 A 15/09/2017

Inicia com a caminhada do Mastro saindo da igreja de Santo Antônio às 16.30h, (responsabilidade Setor 1), passando pela Rua Lucídio Frazão, Av. Ataliba Vieira de Almeida, Trav. 15 de Novembro, Rua Gustavo Barbosa, Praça da Bíblia, igreja Matriz.


Às 17.30h:  Levante do Mastro e celebração eucarística. Insistimos nas atitudes de Respeito, participação na oração e hinos, e vestes convenientes.


TODOS OS DIAS: 6.30, ALVORADA E CELEBRAÇÃO; 18.30h: TERÇO E NOVENA; 19.30h: CELELBRÇÃO EUCARÍSTICA; 20.45h: CONVÍVIIO CULTURAL NA PRAÇA. (Poderá trazer sempre o programa porque lá tem o Hino da Padroeira, para você acompanhar). Uma novidade neste ano é a participação dos SETORES DA ZONA RURAL em todos os dias do Festejo.


Destacamos o PASSEIO MOTOCICLÍSTICO 10/09/2017: Saída da igreja Matriz (16.00h): Av.Presid. Vargas, Rua Gustavo Barbosa, Av. José Caetano, Av. Oliveira Roma, Trav.João Lopes, Av. Senador Freire, Rua Benjamim Ferreira, igreja Matriz.


Destacamos também o PROGRAMA DO DIA 08 (6ªFEIRA): Às 18.00h, Concentração em frente ao CRESU:  Caminhada com VELAS até à Matriz e início da Novena. Terão um grandioso LEILÃO ao c/ do CRESU.



Destacamos também o grandioso LEILÃO do dia 13/09, (4ªFeira) ao c/ da SEMED, URE.


Este ano 2017 foi um ano abençoado com a comemoração do ANO JUBILAR  dos 300 anos da DEVOÇÃO À NOSSA SENHORA APARECIDA.


Em dois eventos muito significativos a Diocese de Brejo e as Paróquias tivemos oportunidade das visitas e das bênçãos da MÃE APARECIDA, em 23 de Maio e 24 de Maio. E no dia 01/07 tivemos a entrega das imagens de NªSª Aparecida para os Setores da zona urbana e zona rural com a visita em todas as comunidades    e com o estudo da CARTILHA do Ano Mariano.


O ponto importante foi o retorno das imagens e entrega com procissão nas mãos do Bispo diocesano dom José Valdeci Santos Mendes no evento da 6ª edição BOTE FÉ ADORAI COM MARIA no dia 12 de agosto. Nesta Novena do FESTEJO 2017 celebramos ainda esse clima do ANO MARIANO, ROTA 300, pois Nossa Senhora das Dores nos deu esses presentes e essas graças durante todo esse ano. BOM FESTEJO 2017.


(Veja fotos da igreja Matriz de cara nova para o Festejo 2017)




















Nenhum comentário: