sábado, 17 de março de 2018

Porque é que no Antigo Testamento Deus não podia ser chamado de Pai? E porque é que os Judeus zangaram com Jesus por chama-lo de “meu Pai”?




Para responder rapidamente a esta pergunta, é porque houve um tempo muito longo e uma luta longa para que o povo de Israel passasse de uma religião politeísta (muitos deuses) para uma religião monoteísta (um só deus). 

E quando "fecharam" com uma religião monoteísta, Jahweh não podia ser chamado de Pai senão ele teria uma família, e então teria outros deuses e deusas com ele. Por isso no tempo de Jesus eles não admitiam isso, o que levou muito tempo para chegar a este ponto.

Então, quando eram ainda politeístas, os judeus, assim como os povos vizinhos do antigo Israel, eles davam ao Jahweh uma família. E Jahweh teria uma deusa como sua esposa, que no caso era Asherah, ou Astarte, mais tarde chamada como a “Rainha dos Céus”.

Esse era o escalão mais alto do panteão dos deuses do Antigo Israel, e tinham essa religião que era compartilhada com os povos ugaríticos e mesopotâmicos, seus vizinhos. 

Levou anos para chegarem ao monoteísmo quando se separaram, como povo distinto dos seus vizinhos ugaríticos. Lembremos que os documentos mais antigos que existem só dão conta de um pequeno povo Israel no ano de 1.200 a.C.

E este povo era chamado de Isra-hahu. O seu primeiro deus era EL, o pai de Baal, o mesmo dos ugaríticos. Só mais tarde é que esse povo ficou se chamando Isra-El , levando no seu nome esse deus dos povos ugaríticos. 

Porém o deus EL e Jahweh andam juntos e eram como dois deuses irmãos, de Israel, e eram o escalão mais alto nos altares deles, ou no seu panteão dos deuses. E como o deus EL, Javé também tinha a sua família. Era o deus guerreiro, ou dos exércitos, enquanto que o deus EL era o deus da caça.

Quando porém o povo de Israel ficou dividido e separado em reino do Norte e reino do Sul após Salomão, o reino do Norte teve  o nome de Israel e no Sul ficou o reino de Judá, com Jeroboão no Norte e Roboão no Sul, cerca de 930 anos a.C.

E cada reino tinha os seus deuses. No reino do Norte, com a capital em Samaria tinham os templos de Dan e Betel, e no Sul  a capital era Jerusalém. Jeroboão, do reino do Norte quis proibir o seu povo de frequentar o templo de Jerusalém, e construiu santuários em Dan e Betel, com deuses Molok e Baal em forma de bezerros de ouro(1 Reis, 12,28).

E para celebrar a separação fez a primeira Páscoa em honra de Javé também em forma de um bezerro de ouro dizendo: este é o deus que tirou vocês do Egito.

Por seu lado, o Roboão do Sul xingou do seu irmão do Norte e até mandava profetas para lá para ameaça-lo, como o profeta Amós e Aías. As coisas pioraram até que o reino do Norte (Israel) caiu sob o domínio dos Persas em 722 a.C. Então 

Roboão disse que foi castigo de Javé por fazer as imagens do bezerro para representar Javé. Porque o povo dizia assim: os reis terrenos mantêm-se no poder devido aos deuses que têm o poder no céu. Quando um rei é vencido é porque o seu deus é fraco. 

Então atribuíam a derrota não porque Javé era um deus fraco, mas que foi um castigo dele porque ao lado de Javé cultuavam também Baal. Mais tarde Roboão também foi vencido, e foi deportado para a Babilônia (586 a.C). E agora? Javé continuava sendo fraco? O povo ficou sem resposta.

Javé não era fraco, mas castigou também o reino do Sul (Judá) pelos seus pecados, e porque cultuavam também a Rainha dos Céus (Asherah)  ao lado de Javé, como esposa de Javé...

Foi quando caiu a ficha, e então os sacerdotes e os profetas começaram abrindo os olhos e dizendo: se nós continuarmos com esta história de vários deuses, acabaremos de vez até como semente de povo. Os deuses vão acabar conosco. Seja Jahweh ou Baal ou Asherah ou a "Rainha dos Céus”.

Daí em diante vieram as Escrituras e os Salmos e os profetas unidos para proclamarem um só Deus em Israel e no mundo. E tem mais, como dizem os estudiosos, a história do bezerro de ouro foi transferida para mil anos atrás, quando compuseram a história da passagem do Mar vermelho e do Êxodo. 

Porque a história do mar vermelho e do Êxodo foi feita nesta altura justamente como Catecismo de que só há um Deus.

Agora vem a resposta à pergunta: porque é que Jahweh-deus, não podia ser invocado como Pai? Foi justamente para proibir o povo de pensar que Jahweh-deus tinha família, porque se tivesse família tinha que ter filhos. 

E se tivesse filhos ele teria que ser pai, e os seus filhos teriam que ser deuses, e aí voltariam de novo para o politeísmo.

           NOTICIÁRIO



1)- Hoje tem o 1º Rito de batismo após a missa das 10.00h para os batismos da Páscoa.

2)- Semana Santa: Domingo de Ramos, Quinta Feira Santa e Sábado Santo em dois Polos: Na igreja de Santo Antônio e na Matriz, nos mesmos horários: Domingo de Ramos às 08.00h; Quinta Feira Santa às 17.00h; Sábado Santo às 20.00h. As visitas a idosos e doentes na comunidade do Centro serão na 2ª e 3ª feira Santa. Quarta, Quinta e Sexta Feira Santa confissões da parte da manhã, a ainda sábado Santo.

3)- No domingo de Ramos convoco as comunidades presentes para encher a praça do abrigo onde será feita a bênção dos ramos; só depois haverá a entrada para a igreja e a santa missa das 08.00h. Tem também a missa das 10.00h e à noite, 20.00h.

4)- No sábado santo a bênção do fogo novo e do Cirio pascal será também na mesma praça do abrigo, e só depois a entrada na igreja atrás do Círio, e com nossas velas acesas. Leve portanto sua vela.

5)- Dia de PÁSCOA: Tem celebração da santa missa na igreja de S.Pedro às 07h da manhã, e na igreja de S.Raimundo às 09.00h.

6)- Dia de PÁSCOA Na Matriz e CERCO DE JERICÓ: Missa às 08 da manhã e 10 da manhã. Batismos de adultos às 15.00h.

7)- CERCO DE JERICÓ: Conforme acordado no último CPP, depois dos batismos começa o Cerco de Jericó na matriz. O mesmo acontecerá só nos horários da noite, ocupando toda a semana da Páscoa, desde o dia 01 até o dia 07 de abril. As adorações serão só das seis da noite às seis da manhã, no revezamento dos Grupos.

8)- Comemoração dos 80 ANOS DE CHAPADINHA: A Missa das 08h da noite do dia de PÁSOCA será celebrada na PRAÇA DO POVO, EM COMEMORAÇÃO aos 80 ANOS DA CIDADE DE CHAPADINHA. Conforme acordado no último CPP, as duas paróquias da cidade (NªSª das Dores e Cristo Rei) faremos essa celebração conjunta. Em seguida segue um Show pela BANDA DOMINUS. Portanto a missa do domingo de Páscoa à noite não será na matriz mas na praça do povo. Participe.

9)- No mês de Junho irão começar os encontros de Crisma para adultos. Podem começar fazendo as inscrições tanto na comunidade do Centro como nos Bairros.

10)- As imagens da Sagrada Família para os encontros do Ano do laicato estão chegando já no final deste mês de Março. Lembramos que as caminhadas de Maio serão por indicação da CNBB com as imagens da Sag. Família.

11)- No dia 21/3 tem a reunião da pastoral do dízimo. Sua presença é muito importante.

12)- No dia 23/3 a reunião da pastoral do batismo. Contamos com sua presença.

13)- No dia 21 e 22 teremos a visita do P. José Armando. Seja bem vindo.

14)- dia 22, quinta feira antes da Quinta feira Santa, tem a Missa da bênção dos santos óleos na catedral de Brejo. As inscrições para a viagem no Secretariado com dona Gnu.

15)- Bo dias 24 a 25 Escola diaconal no Brejo.
16)- Amanhã, 19, dois anos e onze meses do falecimento do saudoso  P.Neves. Faremos a santa missa no horário normal às 17.00.

Campanha da fraternidade E ANO DO LAICATO


Sandro Cardoso é mecânico em Bragança Paulista, e conta o seguinte: Na minha cidade tem um Centro Sócio Educativo, e uma ocasião fui fazer uma visita. Achei que devia fazer alguma coisa pelo próximo.

“ Eu ia para converter, mas o convertido fui eu. Visitei a mãe de um garoto usuário de drogas; a cama em cima de 04 tijolos e esgoto passando em baixo do quarto. Ele e o pai tinham tirado os fios elétricos da casa para comprar droga. Eu convidei o garoto para trabalhar na minha oficina. 
Hoje ele tem casa, casamento e frequenta a faculdade. Geralmente o devoto cristão: “Só eu e Deus”, e apenas isso. Mas eu vi que não podia ficar só nisso aí”.


Nenhum comentário: