sábado, 24 de março de 2018

Uma grade parábola “midraxe” para os judeus, ou parábola etiológica para nós a história do “bezerro de ouro” e a passagem do mar vermelho?




A história do “bezerro de ouro”, como vem descrito em Êxodo, cap. 32, e a história da passagem do mar vermelho no cap, 14 são descritas por muitos estudiosos dos últimos anos como sendo um tipo de uma grande parábola. Um “midraxe” para os judeus, uma parábola etiológica para nós.

Que quer dizer isso? Como um grande exemplo. Vimos no número anterior deste jornal VIDA NOVA (11/03/18) que o rei Jeroboão, em 900 a.C. quis proibir o seu povo de frequentar o templo de Jerusalém em Judá. 

Ele tinha os seus deuses, como Molok e Baal, mas celebrou a páscoa para comemorar a separação dos dois reinos, e representou Javé e Molok e Baal na forma de uns bezerros de ouro. “Jeroboão fez dois bezerros de ouro, e disse ao povo: deixai de subir a Jerusalém! Israel, eis o teu Deus que te fez sair da terra do Egito” (1 Reis,12,28).

Esta história foi escrita depois do exílio da Babilônia, em 538 a.C. quando o povo “fechou” para adorarem um só deus quando chegaram a esta conclusão a duras penas depois das derrotas do reino do norte (Israel) e do sul (Judá). 

E lembraram o que Jeroboão tinha feito com os muitos deuses dele, e também Judá, que ao lado de Javé adorava Asherah (a “Rainha dos Céus). E para fazer uma literatura maravilhosa e aconselhar o povo, “teceram” esta história como tendo acontecido já na época de Moisés quando passou o mar vermelho. 

Portanto é uma crítica aos bezerros de ouro do rei Jeroboão, e com o objetivo de animar o povo que agora estava no cativeiro do exílio da Babilônia.

E para ressaltar este cativeiro de agora compuseram uma outra história de outro cativeiro como se tivesse acontecido, o do Egito. 

Na verdade, hoje duvida-se com bons argumentos se de fato o povo esteve escravo alguma vez no Egito. Diz-nos um pesquisador em assuntos bíblicos e arqueológicos: “ Para muitos historiadores parece que nenhum grupo antigo teria construído uma tradição fundante que apresentasse seus ancestrais como escravos; uma origem mais gloriosa teria sido mais provável. 

A Bíblia oferece outra história alternativa da fundação do povo de Israel em contraste com esta, como em Gênesis, cap 32 e 33. E assim podemos duvidar que alguns escritor criasse uma história localizando as origens de Israel na escravidão” (Mark Smith, 43).

O que dá outra certeza é que na época em questão o deus de Israel era o deus El, e não o deus-Javé , como vem descrito na história do mar vermelho. O que certifica que essa história foi escrita no fim da monarquia quando já tinham “fechado” com o deus-Javé, e colocaram essa história naquela época antiga.

Vejamos o que diz o livro de Gênesis a respeito: ”Jacó chegou são e salvo à cidade de Siquém na terra de Canaan, e acampou diante da cidade de Pada-Aram, e lá ergueu um altar que chamou de “El, Deus de Israel” (Gn. 33,20).

Esta diferença de perspectiva do deus-El, que também tinha a variante de El-Shaddai versus Javé como o deus do Êxodo é que nos situa mais para tirarmos a conclusão de que terá sido uma grande parábola para animar o povo do exílio a se levantar desse mar de sangue vermelho de tantas mortes e sacrifícios.

E se em épocas anteriores houve altares a tantos deuses, que agora tenham só o altar do deus-Yahweh.
Esta a grande lição e o grande objetivo a alcançar.



            Noticiário
1)- SEMANA SANTA: Nos dias 26 e 27 teremos visitas da quaresma a idosos e doentes na comunidade do CENTRO. Nos dias 28, 29, 30 e 31 tem serviço de confissões na igreja matriz da parte da manhã.

2) - Dia 29, 5ªFeira Santa: De manhã tem a oração do Ofício divino das comunidades às 6.30h da manhã, na orientação do Comipa.
17.00h: Comemoração da CEIA DO SENHOR: Horário na igreja matriz às 17.00h. Horário na igreja de Santo Antônio, às 17.00h.

Tem o Lava-pés para comemorar a ordem de Jesus” O que eu fiz façam vocês também” (Jo.13,15). O Lava-pés é um símbolo do serviço, do qual Jesus nos deu exemplo. “Jesus na Santa Ceia não se vestiu com os paramentos famosos dos sacerdotes, mas com o avental do serviço” (Alberto Maggi). Após a santa Ceia tem a adoração ao SS.mo Sacramento até às 23.00h.

3)- Dia 30, 6ºFeira Santa, dia de jejum e abstinência. Às 06.30h tem Oração do Oficio divino das comunidades, a na orientação do Comipa

Às 15.00h VIA SACRA pelas ruas da cidade com a participação das Duas Paróquias, Cristo Rei e NªSª das Dores. A concentração para o início será em frente à igreja de NªSª da Conceição, no Bairro Terras Duras, e encerramento na igreja matriz de NªSª das Dores. Após a Via Sacra tem a grande Oração universal, o beijo da Cruz e a sagrada comunhão. A ofertas serão enviadas para os Lugares Santos. Dia de jejum e abstinência.

4)- Dia 31, Sabado Santo – Vigilia Pascal. Às 06.30h Oração do Oficio divino das Comunidades na igreja Matriz. É dia do grande silêncio e luto, e meditação da morte e sepultamento de Jesus. De abstinência de barulho, músicas, e brincadeiras, e nada de foguetes. De manhã ainda os padres estaremos na igreja.

Às 20.00h: Inicio da Vigília Pascal na igreja matriz e na igreja de Santo Antônio. Na igreja matriz a concentração será  na praça do Abrigo, bênção do fogo novo e do Círio Pascal. Procissão com a luz do Círio e das nossas velas. Não esqueça a sua vela para acompanhar o Círio. Seguirá a bênção da Água já no Altar após o anúncio  da Páscoa e a celebração da Missa da Ressurreição.

5)- Dia 01/04, DIA DE PÁSCOA: Na matriz tem as celebrações da santa missa às 08.00h da manhã e das 10.00h. Na igreja de São Pedro às 07.00h, e na igreja de São Raimundo às 09.00h.

As 20.00h: Grande celebração da PÁSCOA na Praça do POVO, com as Duas Paróquias juntas, Cristo Rei e Nª Sª das Dores, seguindo-se o SHOW DE COMEMORAÇÃO DOS 80 ANOS DE CHAPADINHA com a Banda Dominus. Participe.

6)- Cerco de Jericó: Iniciará na noite do dia Páscoa, e encerrará no dia 07/04 às seis horas da manhã, domingo da Misericórdia.

7)- CRISMAS: A partir do  dia 2/4 começas as inscrições para os catequizandos que concluíram o 2º ano de Crisma o ano passado. No mês de Junho irão começar os encontros de Crisma para adultos. Podem começar fazendo as inscrições tanto na comunidade do Centro como nos Bairros.

8)- As imagens da Sagrada Família para os encontros do Ano do laicato estão chegando já no final deste mês de Março. Lembramos que as caminhadas de Maio serão por indicação da CNBB com as imagens da Sag. Família.

9)- No dia 20 e 21 tivemos a visita do P. José Armando. Obrigado pela visita. 

Recordando cenas da VIA SACRA do ano passado













Nenhum comentário: