sábado, 10 de março de 2018

Para compreender a história de Israel




Estamos  preparando reuniões para o ANO DO LAICATO, e um tema importante é a participação da PASTORAL FAMILIAR e dos formados em teologia para participar da IVC (iniciação à Vida Cristã)

Hoje em dia temos mais esclarecimentos a respeito da história de Israel devido a pesquisas e documentos que surgiram nestes últimos cinquenta anos.

Sabemos que o nosso corpo está todo mapeado e cada micróbio e vírus por vírus são identificados. Assim também a Bíblia hoje em dia está também mapeada.

Estamos habituados a pensar que o antigo povo de Israel tinha um só Deus e pronto, ponto final. Mas não era bem assim. Nos povos antigos não cabia na cabeça das pessoas que os deuses não tivessem família. 

E Javé tinha família. “Em geral, a imagem de Javé como deus guerreiro e patrono divino pressupunha a tolerância de adoração a outras divindades em sua casa divina, mas tendo que ser subordinadas a ele. 

Os Dez mandamentos “não terás outros deuses diante de mim”  supõem que  tinham outros deuses, mas que Javé devia ser o maior, como diz os salmo 95,1: “Javé, tu és o primeiro entre os outros deuses”(Cf. Mark Smith, “O Memorial de Deus”, 91). Existem documentos que quando o rei sírio Sargão II tomou o reino do Norte em 722 ele disse:” eu capturei os deuses da adoração deles, dos judeus”.  

Qual o motivo da transição de vários deuses para um só deus? É o que vamos ver.  Se os reis humanos estavam no poder era um sinal da proteção e poder divino. No dia da sua coroação o novo monarca ganhava um novo status como de filho de Deus o qual provém do útero divino, como afirma o salmo 110,3.

Porém, em 722 o reino do Norte de Israel foi vencido pelos assírios. Aí levantou-se a questão: se um rei fosse vencido é porque o seu deus era fraco. É como os políticos quando são apoiados por outro político fraco. E agora?

A resposta foi dada na época do profeta Jeremias: não que o deus Javé era fraco, mas ao contrário, foi uma vingança da Rainha do céu, Asherah, por terem relaxado o culto a ela. (o.c.101). Isto porquê? Porque Javé tinha família. Bem que Jeremias pregava que era castigo do deus Javé mas todo mundo dizia que era da deusa. (Cf. Jer.7,18 e 44,11-12).

Porém 126 anos mais tarde o reino do Sul também caiu debaixo dos reis da Babilônia. E todo Israel foi para o exílio. E não adiantava mais confiar em tantos deuses e tantos poderes e tantas trocas de deuses.

Na Babilônia o povo refletiu e assumiu a sua condição de povo que devia servir a um só Deus. E mais, Deus não podia estar ao serviço do povo, mas o povo ao serviço de Deus. 

Nasceu dessa reflexão o Livro do segundo Isaías, o “servo sofredor”, povo nascido com a missão de servir a Deus. No exílio o povo ficou sem terra, sem rei e sem suas imagens de deus porque os opressores proibiam. Mas notaram que Deus continuava escondido no meio deles. “Na verdade um deus escondido, realmente sois Vós, Senhor.” (Is.45,15)

Quando veio Jesus, ainda ressuscitava na cabeça de alguns que poderia ser o novo rei de Israel e que iria restaurar o reino de Israel.” é agora que vais restaurar o reino de Israel? (Mt.28,6). 
Porém jesus declarou, negativo, “eu vim para servir e não par ser servido”(Mc. 10,45).

Foi esta herança a maior herança do Povo de Israel e a maior espiritualidade que legou à humanidade, conquistada a duras penas e encarnada depois na pessoa de Jesus.

Na verdade, Maomé e os Árabes fizeram a sua religião monoteísta na força das armas. Mas o povo de Israel consolidou a sua religião monoteísta na força de sua experiência mística, política e religiosa.

           NOTICIÁRIO


1)-O pároco agradece todas as manifestações de amizade e mensagens por ocasião de seu aniversário. Deus multiplique nossas oportunidades de bons encontros. Campanha dos Envelopes = 2.227,00; Feijoada= 650,00. Obrigado pela compreensão.

2)- Amanhã, 12, temos reunião das Coordenações da PASTORAL FAMILIAR. Sua presença é muito importante.

3)- Dia 13, 3ªfeira–Reunião do CPP, contamos com você

4)- Dia 14, a reunião dos formados em teologia e os que estão ainda se formando. Permitam-me convocar os senhores Lindomar, Pirrita, e as senhoras Liliane, Juci, Gnu, Dadá, Socorro Araújo, Amparo Furtado, Socorro Pinto, Leilda, e as senhoritas Francisca Carvalho, e Ivanária.

5)- Visitas quaresmais nos Bairros nesta semana: Dias 13 e 14, na Comunidade de São Pedro; dias 15 e 16 na Comunidade de Santo Antônio

6)-Ritos de batismo para a Páscoa: 18/3 primeiro Rito às 10.00h; 25/3 segundo rito, às 15.00h. Batismo no dia de Páscoa às 15.00h.

7)- Semana Santa: Domingo de Ramos, Quinta Feira Santa e Sábado Santo em dois Polos: Na igreja de Santo Antônio e na Matriz, nos mesmos horários: Domingo de Ramos às 08.00h; Quinta Feira Santa às 17.00h; Sábado Santo às 20.00h. As visitas a idosos e doentes na comunidade do Centro serão na 2ª e 3ª feira Santa. Quarta, Quinta e Sexta Feira Santa confissões da parte da manhã, a ainda sábado Santo

8)-A RCC está promovendo uma Rifa a nível diocesano com o objetivo de colaborar p/ a construção da Fazenda da Esperança em Urbano Santos. A rifa ocorrerá em S.Quitéria no dia 25 de Maio. O prêmio é uma viagem à Aparecida. Informações com Rodrigo Teles 981867398

PAPA MANDA MENSAGEM DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE PARA O BRASIL:


Destaques da Mensagem: 

“Queridos irmãos e irmãs do Brasil:
“A paz é tecida no dia-a-dia com paciência e misericórdia, no sio da família, da comunidade, e da sociedade e com a natureza, no trabalho e no trato com a natureza”.

“Pequenos gestos de escuta, respeito, diálogo, de silêncio, de afeto, de acolhida, de integração criam espaços onde se fabrica a fraternidade”.
“Vós sois todos irmãos” (Mt. 27,8)

“Peço a Deus que a Campanha da Fraternidade deste ao anime a todos para encontrar caminhos de superação da violência, convivendo mais como irmãos em Cristo. Invoco a proteção de Nossa Senhora da Conceição Aparecida sobre o povo brasileiro concedendo a bênção apostólica. Vaticano 27/01/18. Franciscus Papa”

                          Ano do Laicato


Estamos  preparando reuniões para o ANO DO LAICATO, e um tema importante é a participação da PASTORAL FAMILIAR e dos formados em teologia para participar da IVC (iniciação à Vida Cristã)







Nenhum comentário: