sábado, 19 de maio de 2018

Antes de Santo não havia a teoria do pecado original, e as crianças que morriam sem o batismo iam pro céu; Santo Agostinho botou elas pra fora do céu. E agora?



Agora a Igreja bota de novo as crianças que morrem sem batismo no céu. É por isso que não obriga a ser batizadas pouco depois de nascer como antes. Uai, podia dizer o mineiro, então os protestantes têm razão. Têm e não têm. Porquê? Porque se um adulto morrer sem ser batizado também vai pro céu.

Então para quê Jesus mandou batizar? Primeiro, era para aceita-lo a ele publicamente e aceitar fazer parte da Igreja que estava começando, com os compromissos consequentes, como ser irmãos na partilha e fazer uma sociedade igual. “Os cristãos tinham tudo em comum, dividiam seus bens com alegria; Deus espera que os dons de cada um se repartam com amor no dia a dia” (Cf. Atos,2, 42 e Atos 4, 32).

Segundo, o batismo não é para a outra vida mas para esta vida, é um compromisso escrito de fazer o bem aceitando Jesus e a sua Igreja. E fazer o bem não se faz na outra vida é nesta, e a Igreja é só para esta vida. Por isso o chinês e japonês e o asiático e outros que seguem sua consciência de fazer o bem e não prejudicam ninguém também o céu é deles. 

“Virão muitos do oriente e do ocidente se  assentar à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus” (Mt. 8,4). “Ide às encruzilhadas dos caminhos e chamai para a festa todos quantos encontrardes” (Mt. 22,1-14).


Dá para voltarmos ao início do nosso tema para vermos o histórico da nossa questão, que é muito importante. Santo Agostinho viveu no século V da nossa era, e converteu-se e foi batizado aos 40 anos de idade. Antes ele seguia uma filosofia dos maniqueus chamada maniqueísmo. 

Essa filosofia dizia que tudo era matéria, não tinha espírito. O impulso sexual produzia a miséria das pessoas porque era coisa da matéria. Por isso o destino da pessoa dependia da fuga ascética do mundo e da matéria.

Passado tempo o mesmo Agostinho deixou essa filosofia e entrou noutra chamada Plotinismo inventada por Plotino naquela época. Nessa filosofia aprendeu que DEUS É ESPÍRITO. Até então ele pensava que Deus era só matéria. 

E aí filosofou: Se Deus é espírito, então o ser humano deve ter uma parte que é espírito, e outra que é matéria, corpo. E mais: Se Deus é espírito então o mal não pode estar no espírito mas na matéria e no corpo.

E como a geração é transmitida pela matéria então Adão tinha feito o primeiro pecado da geração pela primeira relação sexual. E chamou a esse pecado o “pecado da origem” ou pecado original. Esse pecado entrava pelo sêmen e espermatozoides que são matéria, e a matéria sendo má passava para o corpo da criança. 

E isto mesmo reconhecendo que o afeto “libidinoso” que acompanha a procriação seja inevitável. E assim não tinha como responder á pergunta: como é que esse pecado de origem que entra no corpo da criança podia assim entrar por pessoas já batizadas e que já não tinham o pecado original? Alguns desviando a pergunta caíam na piada dizendo que era assim como um tipo de infecção,(tipo, quem sabe, HIV). (C. Bárbara Andrade, 135).

A Igreja foi aceitando essa teoria, e mesmo já na época de Agostinho encontrando-se com o filósofo cristão sério Pelágio, os teólogos respondiam com aquela história de Trancoso, do Limbo, para onde botavam as crianças que morriam sem o batismo, uma vez que não iam nem para pro céu, nem para o inferno e nem para o purgatório.

Felizmente que essa história de Trancoso já ninguém fala nela hoje em dia. Além disso, eles interpretavam à letra aquela história de Adão e Eva. Porém hoje sabemos que aquilo é um exemplo contado como os mitos de antigamente. 

E em segundo lugar as explicações de santo Agostinho também viraram uma lenda inaceitável e um erro antropológico inaceitável pois nenhuma matéria é má e nem a relação sexual, como pensava Agostinho, os maniqueus, os plotinistas e a Idade Média.

Por isso de novo a pergunta: Antes de Santo Agostinho não havia o pecado original; as crianças que morriam sem o batismo iam para o céu; santo Agostinho botou elas para fora do céu. E agora? Agora a Igreja bota elas de novo para o céu.

E ainda outra pergunta: Antes de Santo agostinho não existia o pecado original. Teologias criam realidades, ou algumas continuam lendas?

        NOTICIÁRIO:


1)- Encontro de formação com a Pastoral do dízimo, no dia 24. Sua presença  é muito importante. CBNET às 19.00h

2) Encontro de formação dos formados em teologia, 07/06 às 18.00h.

 3)- CORPUS CHRISTI – Dia 31 de Maio, com a seguinte programação: às 08.00h missa na Matriz. Às 15.30h missa na matriz de NªSª das Dores seguindo-se a PROCISSÃO conjunta com a paróquia de Cristo Rei até na igreja de NªSª da Conceição de Terras Duras com encerramento. Desde já convocamos o ministério dos Acólitos para os enfeites das ruas e avenidas, e a colaboração dos vizinhos para o apoio ao trabalho dos acólitos.

4)- Recordamos que já está em andamento a preparação dos encontros de formação para o CRISMA tanto no dia 17 de Junho como no dia 21 de Outubro.

5)- Incentivamos Comunidades, Pastorais e Movimentos para a realização dos encontros do ANO DO LEIGO nas famílias.

6)- Na reunião do clero do dia 15 e 16 em Buriti fomos comunicados que a ordenação sacerdotal do diácono Assis acontecerá no dia 04/08 na paróquia de Tutóia. E do diácono Felipe de Oliveira no dia 11/08 na paróquia de S.Bernardo.

6.1)- A diocese está articulando uma unificação do SETOR JUENTUDE agregando os movimentos juvenis da RCC, PJ, Shalom, Neocatecumenal e IAM numa unidade chamada justamente SETOR JUVENTUDE. E em preparação ao SÍNODO DOS JOVENS que será realizado em Roma nos dia 03 a 28 de Outubro 2018. Faremos um mini-síndo paroquial e mais á frente outro diocesano com certeza.

6.2)- Para esse objetivo estamos pensando fazer no 2ºsábado de cada mês a missa do SETOR JUVENTUDE, a começar já do 2º sábado de Julho, 14/07. Falaremos disso no próximo CPP, e covidamos as coordenações da RCC, PJ, Shalom, Caminho e IAM.

6.3)- Sobre o ANO DO LAICATO ficou decidido organizar uma SEMANA MISSIONÁRIA “EM SAÍDA” depois de Julho. A diocese encarregou para esse trabalho os COMIPA, a fim de preparar p encerramento do ANO DO LAICATO  que será na véspera da festa de CRISTO REI, 24/11. Insistiu também o senhor bsipo nas reuniões nas famílias com as Cartilhas.



7)- Pastoral Familiar: É com grande alegria que informamos a todos que têm interesse em participar da PASTORAL FAMILIAR que as FICHAS de inscrição estão à disposição na Secretaria da matriz e com os coordenadores da Pastoral dos Bairros. Agradece a coordenação paroquial

Nenhum comentário: