sábado, 16 de junho de 2018

O crente ateu e o ateu crente: Para qualquer um fica hoje evidente que não é mais a fé ou a descrença que decide sobre a honestidade de uma pessoa.



Partimos da constatação do que acontece com as reações de um adolescente quando se acha crescido. 

Quando a humanidade começou a  pensar com a sua cabeça, acusou-se o cristianismo, e com ele o próprio Deus, de serem os responsáveis pelo atraso, a opressão e o obscurantismo da humanidade. E do lado de dentro das Igrejas se respondia que o ateu era no fundo um malvado pelo simples fato de ser ateu..

Porém, com uma reflexão mais atenta a própria teologia começou a distinguir que uma pessoa pode ser um ateu explícito, mas um crente implícito. E pelo contrário, um crente explícito pode ser ateu implícito.

O que significa que pode haver pessoas que em sua convicção teórica neguem a Deus mas que em sua vida o estejam afirmando. E vice versa, pode haver pessoas que confessem Deus com os lábios mas o neguem com a sua vida real. 

“Nem todo o que diz Senhor, Senhor entrará no reino dos céus” já diz o evangelho (Mt.7,21) . Sublinha-se assim que o decisivo não é a cabeça, mas o coração. Mais do que negar Deus, o que muita gente nega é uma imagem de Deus.

Desde o concílio Vaticano II a Igreja iniciou o caminho de não tomar a própria posição como privilégio exclusivo, mas reconheceu ao outro, em aparência excluído ou autoexcluído, o mesmo direito à salvação apesar das diferentes teorias. 

Na verdade, o amor vale mais do que a fé quando uma pessoa acha que que não tem fé mas tem amor.

A teologia começou enxergando que o mundo histórico é um mundo salvo porque atravessado transversalmente pela graça de Cristo. Nesse sentido, uma pessoa que sente o chamado da justiça e dedica a vida a ela, definitivamente está acolhendo a graça da Cristo e entrando por inteiro no Reino de Deus. 

Já se disse desde o Concílio que o Reino de Deus é maior do que a Igreja ou as Igrejas, vale dizer, a Igreja é uma parte do Reino.

Outra vez o cap.25 de Mateus o explica: “Senhor, quando te vimos faminto e te demos de comer, ou sedente e te demos de beber...? Eu vos asseguro, tudo que fizestes com um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes” (Mt. 25,37-40).

Vamos dar um passo adiante: A crítica dos ateus pode-nos ajudar a romper os esquemas em que tantas vezes encadeamos e deformamos a ideia de Deus. Vale dizer que Deus é sempre maior do que as ideias que nós fazemos dele.

Na verdade, constatamos como é impressionante a capacidade que sempre os homens religiosos têm e temos de apoderar-nos de Deus reduzindo a grandeza infinita de seu ser e a generosidade sem limites de seu amor às estreitas medidas de nossa compreensão. 

Em vez de as pessoas se deixarem libertar por Deus, tantas vezes queremos controlar a Deus.

Frei Beto intuiu e lapidou a feliz expressão que “estamos não só numa mudança de época mas numa época de mudança”. Outros autores dizem que esta época de revolução copernicana é uma era não menos nova do que a revolução neolítica, quando da idade da pedra lascada se passou para a época do bronze.

Com efeito, quando se deu esta passagem a fé cristã estava incluída no mundo mental herdado da Patrística e da Escolástica e ainda dos imperadores desde Constantino. 

Isto quer dizer que estava justamente fundida com a cultura que agora se vê questionada a partir das próprias raízes. Quer dizer que ficaram abalados os fundamentos do prédio.

Aí, a Igreja poderia ter tido duas alternativas, ou fazer como o pai que dialoga com o filho crescido que ganhou outros conhecimentos e mentalidade, e dar-lhe a mão, ou então condenar o filho simplesmente porque não pensa como ele. A Igreja  e as Igrejas resolveram pela segunda. 

Aliás o próprio S.Tomás na sua época provocou grande reação com a Suma Teológica ao aceitar a filosofia de Aristóteles na sua época, até que o bispo de Paris condenou algumas proposições da mesma.

Aqui agora outra nova fase se apresenta, muito maior. Que a Bíblia foi “ditada” por Deus. Se ditada, então não haveria necessidade de copiar textos de outros povos, como aconteceu. 

Também se descobriu que não foi Moisés quem escreveu o Pentateuco, e que o mundo tinha muito mais de seis mil anos conforme se deduzia da Bíblia. 

O famoso  Bossuet até datava a criação do mundo em 4004 a.C exatamente às 09 horas da manhã do dia 23 de Outubro. E que Josué também não tinha feito parar o sol; tudo isso abalou a cabeça das pessoas.

Haja visto coisas desse tipo, a humanidade começou colocando a Bíblia no seu lugar, e a ciência no seu lugar. E como o adolescente que não engole mais ameaços e “medos” impostos pelos pais, começou seguindo seu próprio caminho de emancipação da direção e tutela da religião e pondo as claras as incongruências e inadequações entre a Bíblia (ou entre a fé) e a realidade.

Aconteceu como no complexo de Édipo, coisa que sempre tem que acontecer em todo crescimento. A humanidade alcançando a fase adulta e da não pura submissão só por pura submissão. 

Foi quando entre a classe juvenil apareceu também o slogan “é proibido proibir”, justamente porque as proibições vêm tantas vezes sem fundamento nenhum, só por autoritarismo e querendo impor por “medo” o que é invenção pensada ou fabricada para manter simplesmente o status e a dependência, não aceitando a maioridade do outro. 

Ora tantos desses que se emanciparam de ideias assim são ateus crentes porque vivem a prática da fraternidade, e quantos crentes são ateus porque vivem fabricando tantos males e injustiças para seus semelhantes encobertos numa capa de uma falsa religiosidade.

Temos assim o crente ateu e o ateu crente.

         NOTICIÁRIO:


1)- hoje dia de CRISMAS. A Paróquia está em festa com a administração do sacramento da Crisma a 70 jovens que vão pautar a sua vida de adultos com a unção do Espírito Santo como  seu assessor divino especial.

2)- Logo mais às 20.00h tem a missa do Envio da imagem da Padroeira que irã percorrer as oito Comunidades de nossa Paróquia em preparação do BOTE FÉ 2018, que tem por tema: Eis-me aqui, que é o mesmo do JMJ internacional que acontecerá na nação panamenha de 22 a 27/01/19.

2)-1: Amanhã 2ªfeira será a caminhada de entrega para a Comunidade de Santa Teresinha. Por isso mesmo terá a santa missa no horário normal, e às 18.00h iniciaremos a caminhada.

2)-2: A comunidade de S.ta Teresinha assim como cada Comunidade fará a semana missionária na sua comunidade que a CNBB programou para este ANO DO LAICATO. A Equipe do BOTE FÉ estará a fim de colaborar para essa programação.

2)-3: No próximo domingo, 24 será e entrega para a Comunidade de S. Raimundo.

3)- Dia 19, 3ªfeira inicia o festejo de São Pedro na Comunidade do Campo Velho, com levantamento do mastro às 16.00h com caminhada vindo da igreja de Santo Antônio, encerrando com Momento de Oração.

4)- No dia 22, 6ªfeira em o Convívio da Pastoral Familiar com arraiá no Rincão, a começar das 18.00h. Participe. As Comunidades participem com seus programas.



Nenhum comentário: