Partimos
da constatação do que acontece com as reações de um adolescente quando se acha
crescido.
Quando a humanidade começou a
pensar com a sua cabeça, acusou-se o cristianismo, e com ele o próprio
Deus, de serem os responsáveis pelo atraso, a opressão e o obscurantismo da
humanidade. E do lado de dentro das Igrejas se respondia que o ateu era no
fundo um malvado pelo simples fato de ser ateu..
Porém,
com uma reflexão mais atenta a própria teologia começou a distinguir que uma
pessoa pode ser um ateu explícito, mas um crente implícito. E pelo contrário,
um crente explícito pode ser ateu implícito.
O
que significa que pode haver pessoas que em sua convicção teórica neguem a Deus
mas que em sua vida o estejam afirmando. E vice versa, pode haver pessoas que
confessem Deus com os lábios mas o neguem com a sua vida real.
“Nem todo o que
diz Senhor, Senhor entrará no reino dos céus” já diz o evangelho (Mt.7,21) .
Sublinha-se assim que o decisivo não é a cabeça, mas o coração. Mais do que
negar
Deus, o que muita gente nega é uma
imagem de Deus.
Desde
o concílio Vaticano II a Igreja iniciou o caminho de não tomar a própria
posição como privilégio exclusivo, mas reconheceu ao outro, em aparência
excluído ou autoexcluído, o mesmo direito à salvação apesar das diferentes
teorias.
Na verdade, o amor vale mais do que a fé quando uma pessoa acha que
que não tem fé mas tem amor.
A
teologia começou enxergando que o mundo histórico é um mundo salvo porque
atravessado transversalmente pela graça de Cristo. Nesse sentido, uma pessoa
que sente o chamado da justiça e dedica a vida a ela, definitivamente está
acolhendo a graça da Cristo e entrando por inteiro no Reino de Deus.
Já se
disse desde o Concílio que o Reino de Deus é maior do que a Igreja ou as
Igrejas, vale dizer, a Igreja é uma parte do Reino.
Outra
vez o cap.25 de Mateus o explica: “Senhor, quando te vimos faminto e te demos
de comer, ou sedente e te demos de beber...? Eu vos asseguro, tudo que fizestes
com um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes” (Mt. 25,37-40).
Vamos
dar um passo adiante: A crítica dos ateus pode-nos ajudar a romper os esquemas
em que tantas vezes encadeamos e deformamos a ideia de Deus. Vale dizer que
Deus é sempre maior do que as ideias que nós fazemos dele.
Na
verdade, constatamos como é impressionante a capacidade que sempre os homens
religiosos têm e temos de apoderar-nos de Deus reduzindo a grandeza infinita de
seu ser e a generosidade sem limites de seu amor às estreitas medidas de nossa
compreensão.
Em vez de as pessoas se deixarem libertar por Deus, tantas vezes
queremos controlar a Deus.
Frei
Beto intuiu e lapidou a feliz expressão que “estamos não só numa mudança de
época mas numa época de mudança”. Outros autores dizem que esta época de
revolução copernicana é uma era não menos nova do que a revolução neolítica,
quando da idade da pedra lascada se passou para a época do bronze.
Com
efeito, quando se deu esta passagem a fé cristã estava incluída no mundo mental
herdado da Patrística e da Escolástica e ainda dos imperadores desde
Constantino.
Isto quer dizer que estava justamente fundida com a cultura que
agora se vê questionada a partir das próprias raízes. Quer dizer que ficaram
abalados os fundamentos do prédio.
Aí,
a Igreja poderia ter tido duas alternativas, ou fazer como o pai que dialoga
com o filho crescido que ganhou outros conhecimentos e mentalidade, e dar-lhe a
mão, ou então condenar o filho simplesmente porque não pensa como ele. A
Igreja e as Igrejas resolveram pela
segunda.
Aliás o próprio S.Tomás na sua época provocou grande reação com a Suma
Teológica ao aceitar a filosofia de Aristóteles na sua época, até que o bispo
de Paris condenou algumas proposições da mesma.
Aqui
agora outra nova fase se apresenta, muito maior. Que a Bíblia foi “ditada” por
Deus. Se ditada, então não haveria necessidade de copiar textos de outros
povos, como aconteceu.
Também se descobriu que não foi Moisés quem escreveu o
Pentateuco, e que o mundo tinha muito mais de seis mil anos conforme se deduzia
da Bíblia.
O famoso Bossuet até datava a
criação do mundo em 4004 a.C exatamente às 09 horas da manhã do dia 23 de
Outubro. E que Josué também não tinha feito parar o sol; tudo isso abalou a
cabeça das pessoas.
Haja
visto coisas desse tipo, a humanidade começou colocando a Bíblia no seu lugar,
e a ciência no seu lugar. E como o adolescente que não engole mais ameaços e
“medos” impostos pelos pais, começou seguindo seu próprio caminho de
emancipação da direção e tutela da religião e pondo as claras as incongruências
e inadequações entre a Bíblia (ou entre a fé) e a realidade.
Aconteceu
como no complexo de Édipo, coisa que sempre tem que acontecer em todo
crescimento. A humanidade alcançando a fase adulta e da não pura submissão só
por pura submissão.
Foi quando entre a classe juvenil apareceu também o slogan
“é proibido proibir”, justamente porque as proibições vêm tantas vezes sem
fundamento nenhum, só por autoritarismo e querendo impor por “medo” o que é
invenção pensada ou fabricada para manter simplesmente o status e a
dependência, não aceitando a maioridade do outro.
Ora tantos desses que se
emanciparam de ideias assim são ateus crentes porque vivem a prática da
fraternidade, e quantos crentes são ateus porque vivem fabricando tantos males
e injustiças para seus semelhantes encobertos numa capa de uma falsa
religiosidade.
Temos
assim o crente ateu e o ateu crente.
NOTICIÁRIO:
1)-
hoje dia de CRISMAS. A Paróquia está em festa com a administração do sacramento
da Crisma a 70 jovens que vão pautar a sua vida de adultos com a unção
do Espírito Santo como seu assessor
divino especial.
2)-
Logo mais às 20.00h tem a missa do Envio da imagem da Padroeira que irã
percorrer as oito Comunidades de nossa Paróquia em preparação do BOTE FÉ
2018, que tem por tema: Eis-me
aqui, que é o mesmo do JMJ internacional que acontecerá na nação
panamenha de 22 a 27/01/19.
2)-1:
Amanhã 2ªfeira será a caminhada de entrega para a Comunidade de Santa
Teresinha. Por isso mesmo terá a santa missa no horário normal, e às
18.00h iniciaremos a caminhada.
2)-2:
A comunidade de S.ta Teresinha assim como cada Comunidade fará a semana missionária na sua
comunidade que a CNBB programou para este ANO DO LAICATO. A Equipe do BOTE
FÉ estará a fim de colaborar para essa programação.
2)-3:
No próximo domingo, 24 será e entrega para a Comunidade de S. Raimundo.
3)-
Dia 19, 3ªfeira inicia o festejo de São Pedro na Comunidade do Campo
Velho, com levantamento do mastro às 16.00h com caminhada vindo da igreja
de Santo Antônio, encerrando com Momento de Oração.
4)-
No dia 22, 6ªfeira em o Convívio da Pastoral Familiar com arraiá
no Rincão, a começar das 18.00h. Participe. As Comunidades participem com seus
programas.
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