sábado, 23 de junho de 2018

Nas diversas épocas impõe-se o processo de desmitologização para traduzir os ensinamentos bíblicos para a mentalidade atual.




Na época pre-cientifica a terra dos homens via-se continuamente visitada pelo mundo celeste em forma de anjos e demônios que eram considerados intermediários da ação divina.

A esse universo da humanidade chamou-se de mito. Impõe-se o processo de desmitologização para traduzir os ensinamentos bíblicos para uma mentalidade atual. No eferente aos evangelhos também a maior parte consta de testemunhos da fé em Jesus, mas trazendo bem pouca coisa do Jesus histórico e galileu.

Assim por exemplo, as visitas de anjos e as narrações de de anunciações de nascimentos, como do Sansão, Samuel, Jesus e João Batista, e as narrações de vocações como Jeremias e Isaias etc.

As duas margens do Lago muitos constantes nos relatos simbolizando os dois mundos: de um lado o mundo dos Judeus, do outro lado o mundo pagão. A isso chamamos a teologia do espaço e das viagens missionárias de Jesus.

Devemos ter em conta que na linguagem narrativa da Sagrada Escritura, na época, havia muitos copistas que recebiam o que passava de mão em mão, e quando chegavam nas mãos deles os escritos já tinham recebido muitas modificações. 

E por sua vez eles faziam ainda mais modificações, seja porque não entendiam bem algumas palavras, seja para darem explicações da cabeça deles. Por exemplo. O relato eucarístico de Marcos se reportava à ação da ceia que começou se fazendo nas casas, e depois Marcos a inseriu na narração do seu evangelho.

E para Lucas, a ceia é um sinal comunitário cujo significado está relacionado à nova aliança, onde é difícil reconhecer ali um ato de culto. E o teólogo Libânio diz que Jesus não organizou uma nova maneira de adorar a Deus, de lhe prestar homenagem, de lhe apresentar dons e súplicas. E para orar, os próprios discípulos suplicaram “ensina-nos a orar” (Lc.11,1).

E assim também no evangelho de João encontramos poucos temas sobre o tempo do Jesus histórico mas muito mais sobre uma teologia elaborada sobre Jesus. Não tanto se virmos que os evangelhos pertencem a um grande gênero literário que a Igreja primitiva criou. Vale dizer, em vez de uma biografia de Jesus trata-se de testemunhos de fé e de anúncio para despertar a fé no ouvinte.

E como base nessa fase anterior temos a literatura haggádica que servia para ensinar uma doutrina, com ou sem fundamento histórico. E vinha de mistura o “midrash”, ou tema de edificação que era um reforço quando se fazia uso da Escritura. Os evangelhos da Infância são uma literatura “midrash haggádica”. 

Outros exemplos: a cena do Tabor, do Mar vermelho,  cura do cego de nascença, os discursos de Mateus, as viagens missionárias de Jesus e o seu sentido teológico.

Por isso, Libânio afirma que temos que ter em conta, mesmo para colocar no seu devido ligar os dogmas e não tanto absolutizá-los, “que não se pode prescindir da evolução da dogmática ao longo da história na compreensão de Jesus” (Linguagens Sobre Jesus, 2, 56).

Na verdade, os romanos consideravam história como simples relatar a vida de varões ilustres a fim de apresentar às novas gerações modelos de vida. Assim se mostra Jesus no cotidiano como Deus entre nós. E assim a vida de muitos Santos e Santas depois de Jesus.

          NOTICIÁRIO:


1)- Nesta semana foi a caminhada da entrega da imagem da Padroeira para a Comunidade S.ta Teresinha, como preparação do Bote Fé. Fomos agraciados com uma boa tarde de chuva.

2)- Neste domingo, 24, a caminhada vai ser para a Comunidade São Raimundo. E no próximo domingo der S.Raimundo para S.Antônio.

3)- Próximo domingo tem a Missão Jovem na Comunidade de Santo Antônio para os catequizados da Profissão de Fé 01 e 02. Desejamos bom trabalho.

4)- Atenção: Próximo domingo, 01/07 é o Dia M, dia Missionário em prol da 24ª Concentração estadual do Coração de Jesus. Com visitas e celebrações em todas as Comunidades das duas paróquias de N.S. das Dores e de Cristo Rei, como a preparação já para o dia 08 que está bem aí chegando.  Lembramos às Comunidades que às 05.00h do dia oito (08/7) todo o Som das Capelas é para funcionar para alertar todas as duas Paróquias.

5) Ontem e hoje decorre a Escola diaconal da Diocese para os candidatos de todas as as paróquias.

6)- Pastorais da Juventude e todas as Juventudes: reunião na diocese no dia 12/07 para a articulação do SETOR JUVENIL. Vão dois elementos de cada Pastoral e movimento. Inicio às 08.00h e termino às 16.00h.

7)- Lembrando que 27 a 29/7 tem encontro estadual de base da PJ na cidade de Estreito, onde são pedidos 04 jovens por paróquia.

8)- No dia 26, 3ªfeira, temos a reunião da Pastoral do Dízimo. Sua presença é muito importante.

9)- Dia 27 a reunião da Pastoral Familiar.

10)- Dia 28 Reunião da Pastoral do Batismo.


Histórico e sentido da devoção ao sag.coração de jesus:

Em 1673 a Santa Margarida Maria teve as revelações do Sagrado Coração de Jesus como inicio desta devoção. Mais tarde foi incrementada pela beata Maria do Divino Coração, condessa de Droste Zu Vishering, por meio de um Ato de Consagração solene pedido ao Papa Leão XIII. Por sua vez o comerciante M.Kemper de Dayton, em 1882  espalhou a devoção  na América do Norte.

Anteriormente o povo católico como que tinha medo demais do Sacrário e da eucaristia. Alguns santos diziam que devia ter grades em volta pra ninguém se aproximar. A comunhão devia ser muito raramente, É por isso que esta devoção veio aproximar mais os cristãos da comunhão e do sacrário com a comunhão nas primeiras sextas feiras de cada mês.

Devemos saber que nesses tempos não era permitido a ninguém nem tocar nos panos do altar onde pousava a hóstia. E ninguém subir no altar nem tocar a hóstia. Com o andar dos tempos e o avanço da teologia a respeito, hoje em dia tem os ministros e ministras da comunhão e muito mais aproximação do altar.

Programação:

Às 5.00h todo o Som das capelas anunciando e convidando para o evento estadual. Às 6.30h todo mundo chegando no Rincão, e recepcionando os romeiros. 

Às 08.00h Abertura oficial e entrada da Imagem do Sagrado Coração de Jesus e 1ªPalestra do dia. Às 11.00h 2ª Palestra e diversas Apresentações.  

Às 15.00h Santa Missa presidida pela Bispo diocesano dom Valdeci e por diversos sacerdotes da diocese e do Maranhão. Segue-se uma hora de Adoração e em seguida Caminhada rumo à igreja Matriz de N.S. das Dores e despedida. 

Atenção: As barracas de alimentação ficam todas a cargo das Comunidades e de quem vender seus lanches e quentinhas. No próximo Informativo serão dados mais detalhes da Programação.


Nenhum comentário: