sábado, 2 de junho de 2018

Nem tudo o que um Santo diz é plenamente fiel ao evangelho, nem tudo o que faz é autêntico ou perfeito (Papa Francisco)



Já falamos algumas vezes aqui que muitas coisas neste mundo têm validade de prazo. 

A ciência teve validade de prazo, a medicina teve validade de prazo, nossas roupas tiveram validade de prazo, nossas músicas tiveram validade de prazo, os métodos pedagógicos das escolas tiveram validade de prazo, as comidas dos supermercados e os remédios das farmácias têm validade de prazo.

Na Bíblia tantas coisas tiveram validade de prazo: essas coisas de comer ou não carne de porco, (Lv. 11,7), essas da cultura matrimonial, (Lv.20.9), essas da vingança do “olho por olho e dente por dente, e morte por morte (Lv.24,19), e aquela da Circuncisão, (Gn 17,12), e dia de sábado (Dt.5,12), e muitas outras. “Ouviram o que foi dito aos antigos, eu porém lhes digo” (Mt, 5,17).

Sim, mas tem hoje quem diz assim: “Eu vou fazer assim e assim porque aquele Santo também fez”. Ou então, “eu vou fazer aquela oração ou aquela consagração porque aquele Santo também fez”. Seria como dizer: Vou tratar assim a mulher ou o filho, ou o inimigo como aquela Bíblia mandava, quando diz: “castiga teu filho com vara” (Prov. 23,14). 

Nem imagina que passou a validade de prazo. Quanto mais este ou aquele Santo, o jeito que falou ou fez. Por exemplo Santo Agostinho que falou sobre as crianças não batizadas que iam todas para o inferno. 

E até S.Tomás de Aquino que seguiu a ideia de Aristóteles sobre a inferioridade das mulheres dizendo: “Somente com relação à natureza no indivíduo feminino é algo deficiente e malgerado” (Elizabeth Johson, She Who Is NY Crossoard, 1993,24).

Por isso o Papa Francisco alerta sobre essa mentalidade no documento “Sobre o chamado à Santidade no Mundo Atual: “ Nem tudo o que que um Santo diz é plenamente fiel ao evangelho, nem tudo o que faz é autêntico ou perfeito. 

Para identificar qual seja a palavra que o Senhor quer dizer através de um Santo não convém deter-se em detalhes porque nisso também pode haver erro e quedas” (n.22).

Algumas vezes somos tentados a evitar os outros ou o trabalho da casa, ou as tarefas da comunidade e fugir para ficar na oração. O Papa também adverte: “Não é saudável o silêncio e esquivar o encontro com o outro; desejar o repouso e rejeitar a atividade, buscar a oração e fugir do serviço” (n.26).

Celebramos neste ano 2018 o ANO DO LAICATO. Somos convidados a por em prática o documento 105 da CNBB “ CRISTÃOS LEIGAS E LEIGOS NA IGREJA E NA SOCIEDADE - Sal da Terra e Luz do Mundo.

Nesse documento se insiste que não devemos cair naquela tentação do dualismo, o que é isso? É quando fazemos uma oposição entre Fé e Vida. Isto quer dizer que o mundo da Fé seria inferior ao mundo da Vida. 

É botar um contra o outro. Como assim? Por Fé entende-se tudo o que se relaciona ao mundo espiritual, ao culto e ao sagrado. Do outro lado o mundo do trabalho, os compromissos familiares, a educação dos filhos, e a política. 

Nessa visão errônea fé e vida seriam dois espaços que se opõem e nada teriam a ver um com o outro (n.134). De um lado seria o sagrado, o outro o profano. Infelizmente temos separado esses dois lados em sagrado e profano.

Então tudo é sagrado. É mesmo. Por isso não há separação entre Igreja e Mundo. Justo, lembro o que Santa Teresa dizia: “entre as panelas está o Senhor”. 

Por isso os Cristãos não devemos nos isolar naquilo que é considerado sagrado porque tudo é sagrado. Isto quer dizer que ser cristão é ser cidadão. (Cf. CARTILHA DO ANO DO LAICATO-Chapadinha 2018, p.06-07).

          NOTICIÁRIO:


1)- hoje dia 03 de Junho, primeiro domingo tem exposição do Santíssimo na matriz, e cada grupo tome conta dos seus horários.

2)- Primeira Comunhão da Comunidade do Centro hoje na matriz na missa das 10.00h

3)- Parabenizamos o ministério dos Acólitos pelo bom trabalho da ornamentação das ruas e avenidas para a Procissão do Corpus Christi nesta 5ªfeira, 31, e pela atuação conjunta das duas paróquias. Agradecemos o apoio logístico dos carros de som e as casas que apoiaram com enfeites e altares e o apoio ao trabalho dos Acólitos.

4)- Também hoje dia 03 inicia o festejo de Santo Antônio na Comunidade de S.Antônio, Parque Independência, com o levantamento do mastro às 16.00h.

5)- Neste dia 03: encerramento da formação de Animadores da Pastoral da Juventude na cidade do Brejo.

6)-Dia 06: Reunião dos Colegiados, tem assuntos muito importante.

7)- Neste 5ªfeira, dia 07 tem a celebração penitencial à noite na Matriz e confissões de 1ª5ªfeira durante o dia.

8)- Ontem, dia 02 foi o encerramento do mês de Maria e missa da unidade paroquial e grandioso leilão em prol doa 24ª Concentração do Apostolado da Oração a ser realizada no dia 08/07.

9)- Foi nomeada a doutora Ilma para promotora da comarca de Chapadinha. Agradecemos a sua colaboração para vários eventos de nossa paróquia inclusive para o evento do Apostolado da Oração.

10)- Dia 08: reunião de formação dos ministros da Eucaristia


As lições da procissão do corpus christi:

- A alegria de trabalhar em equipe

- A alegria de se sentir Igreja

- A alegria de partilhar



A alegria de trabalhar em equipe

A alegra de se sentir Igreja

A alegria de partilha


Nenhum comentário: