sábado, 30 de junho de 2018

Deus sim, religião não. Eu creio em Deus mas não sigo religião dizem muitos jovens de nossos dias.




“Meus pais queriam me obrigar a ir à missa todos os domingos como faziam quando eu era criança. Eu disse a eles que eu iria sim mas a partir do dia em que eles seguissem os ensinamentos do evangelho”.

“O pastor dizia: para não irmos para o inferno temos que confessar que Jesus é o Senhor. Conheci pessoas que não fizeram essa confissão de fé em Jesus e são pessoas maravilhosas, porém o pastor me mandou afastar-me delas porque são filhos das trevas utilizadas pelo diabo para desviar-me da salvação. A partir daí nunca mais fui na assembleia”. (Jovem universitário de 22 anos)

Muitas pessoas que pensam falam dos abusos das religiões. Você acha certo ou errado? Um dizia: “pelo que sei, tem gosto de falsidade, Jesus não enganava assim as pessoas”. E por isso muitos jovens de hoje dizem assim: “Deus sim, religião não. Eu creio em Deus mas não sigo religião”.

Muitos mostram-se horrorizados pela configuração obsoleta ou irreverente das próprias religiões cristãs. As religiões cristãs provocam-lhes desafeições. Porquê? Porque esses jovens têm uma grande virtude, eles mostram-se críticos em relação à coerência ou à credibilidade das instituições religiosas cristãs.

Por outro lado, eles dizem ter fé na vida, fé no homem e fé no que virá. E levantam a bandeira da luta contra a corrupção, contra a violência, a discriminazação das drogas, pelas causas ambientais e defesa do meio ambiente. E muitos de “igreja” de religião será que também?

Além disso, Jesus para eles, como tem sido apresentado? Assim como descreve o teólogo João Batista Libanio, “Jesus anunciado pelas tradições cristãs tornou-se um ser divino habitante das nuvens sem qualquer encarnação histórica destituído das bandeiras concretas de opões históricas pelos excluídos e pobres,  e longe dos conflitos políticos ou religiosos; Um ser que que somos chamados a amar tornando-nos ovelhas de presépio fiéis aos mandamentos ou dogmas da Igreja que lhes anuncia, sem protagonismo, questionamentos ou exigências de compromissos políticos ou socioambientais. Simplesmente apresentado como uma suposta garantia de salvação futura após a morte”.

Por isso os jovens continuam: “Para mim a religião só atrapalha. Elas dividem as pessoas e criam muros entre elas. São doutrinas puramente humanas que não visam transformar o coração humano para o amor universal, mas domesticá-los como fiéis. Elas escravizam em vez de libertar.” (Jovem de 25 anos considera-se cristã sem religião).

Outra dizia: “Eu curto a vida de São Francisco e S.ta Clara porque tentaram viver no tempo deles como Jesus. Meus pais não sabem que sou mais cristã agora do que quando eu ia à igreja, e me julgam uma ovelha desgarrada” (jovem universitária, 19 anos, cristã sem religião).

Aqui devemos nos perguntar com seriedade: Como estão os ensinamentos nas formações e nos encontros das catequeses adaptados às diversas idades? E com os agentes de pastorais? E dos evangelizadores? Como anda o cuidado com a evangelização específica da Juventude? Estão preparados para a Universidade com fé adulta, e respostas adultas? Como irão confrontar-se com as novas ciências que estão para chegar? E com novos professores?

Graças a Deus que muitos jovens hoje têm a coragem de fazer perguntas que os jovens antigamente não faziam. E têm a coragem de dizer “Deus sim, religião não. Eu creio em Deus, mas sigo sem religião”.


      NOTICIÁRIO:


1)- Hoje, 1º de Julho tem Exposição do Santíssimo, com os horários de cada Pastoral e movimento. Participe.

1-1)- Missão Jovem 22ªedição, dos catequizandos em preparação para a Crisma: será neste domingo na Comunidade de S.Antônio. Encerrando com a celebração da eucaristia às 15.00h junto com a Comunidade de S.Raimundo que fará a entrega da imagem da Padroeira, na campanha das caminhadas do Bote Fé. A Comunidade de S.Antônio entregará para a Comunidade da Santa Ana na  próxima semana dia 09/07, segunda feira.

1-2)- Hoje também é o Dia M, ou seja dia missionário em prol da 24ª Concentração estadual no próximo domingo dia 08/07,  quando aguardamos a presença de 5 mil e 8 mil pessoas de todo Maranhão num louvor ao Sagrado Coração de Jesus, com Palestras e momentos de espiritualidade e louvor no espaço do Rincão Boa Nova.

1-3)- Próximo domingo, dia 08/07 não vai ter celebrações ou missas nas Comunidades e na matriz por conta do evento estadual, e nem outras programações de qualquer tipo. A grande celebração acontecerá às 15.00h, presidida pelo bispo diocesano dom José Valdeci Santos Mendes e os párocos da cidade e outros da diocese e do Maranhão, no Rincão Boa Nova.

1-4)- Próximo domingo dia 08/07 não vai ter as missas e o dízimo na matriz, será transferido para o dia 15/07.

2)- Próximo sábado, 07/07 será a missa da unidade paroquial. Não poderão acontecer também outros eventos ou programações particulares.

3)- Quinta feira, 05/07 é a 1ª5ª feira do mês e tem as confissões na matriz e celebração penitencial à noite.

4)- Reunião da Pastoral do dízimo: dia 03/07, terça feira, sua presença é muito importante.

DA PROGRAMAÇÃO DA 24ª CONCENTRAÇÃO ESTADUAL DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO.

CHEGADA DAS CARAVANAS APARTIR DAS 4h00 DA MANHÃ. 7h00 : Animação e Acolhida*Entrada da Imagem de Nossa Senhora das Dores e Oração do Santo Terço

8h00: Boas Vindas e Acolhida (Pe. Casimiro, Pe. Joel, D. Odete, Sr. Luís Antônio*Coordenador Estadual*,e Dom Valdeci) .  8h30: Entrada da Imagem do Sagrado Coração de Jesus           8h40: Oração Inicial   9h00:Apresentação do Hino da Concentração- Evaldo Carlos
9h20: Palestra “Evangelizar pelo Coração de Jesus” – Jerry Lima  10h20: Animação
10h30: Testemunhos  10h00: Apresentação do MEJ
11h15: Palestra do Ano do Laicato (Sugestão que seja feita por 01 pessoa do Conselho Diocesano dos Leigos –se possível mulher)   12h00: Animação
12h20: Apresentações: Angelline Balet, Jasc e Coral Nossa Senhora das Dores   13h30: Terço da Misericórdia  14h00: Adoração do Santíssimo

15h00: Missa   16h30: Avisos, Agradecimentos, e saída em Caminhada até a Matriz.
A Coordenadora do Apostolado da Oração repassará a Missão para a 25º Concentração Estadual que será na Diocese de Coroatá na Cidade de Arari-MA

Percurso da Caminhada:
Saída pelo portão Central do Rincão na Travessa Eurico Dutra, segue em direção a Igreja de Nossa Senhora Aparecida, entra na Rua Gonçalves Dias até entrar na Rua Ananias Albuquerque até a Pça Coronel Luís Vieira e segue até a Matriz de Nossa Senhora das Dores.
COORDENAÇÃO GERAL DO EVENTO:
Pe. Casimiro João, Pe. Joel Teixeira, D. Odete Guimarães Lima, Ir. Prudência Valada, Sr. Antônio de Sousa (Pirrita),Gerre Adriano, Jorge Luís, Cleonice Almeida, Rosângela Lima e Gnu Meireles.
Coordenadores das Equipes de Serviço:
1- Infraestrutura: Lindomar Torres.
2- Ornamentação: Ana Lúcia e Marlene
3- Acolhida: Estênio e Wellington (Terço dos Homens das 02 Paróquias)
4- Divulgação e Marketing: Antônio Junior e Alex Gouveia
5- Limpeza: Pastoral da Juventude das 02 Paróquias
6- Liturgia ( Oração, Adoração e Missa) Paulo e Maria José, Pastoral Litúrgica e Coordenações Paroquias dos Acólitos-02 Paróquias
7- Equipe de Animação: Durante o Encontro Francisca Costa, Durante a Caminhada Elexsandra.
8- Equipe de Som na Caminhada- Emanuel, Leonel e Raimundo.
9- Equipe do Café: Legião de Maria e Pastoral Familiar
10- Equipe de Alimentação: Ivanilson, Francisca (Terras Duras) e Clean (Areal)
11- Equipe de Segurança: Zezão e Cardeal
12- Equipe de Secretaria: Eliane Araújo, Euriléia e Antonilda.
13- Equipe de Finanças: Zé Carlos, Neylton, Charlian e Fabiano.
14- Apresentação: Gerre Adriano e Jerry Lima


Nenhum comentário: